SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Paris - Bordeaux - Roteiro de Vinhos por Apreciadoras de Vinhos






Viajar é sempre bom e quando é para visitar regiões vinícolas é maravilhoso, mas para uma viagem dar certo é preciso organização, planejamento e boas escolhas.
Nós das Apreciadoras de Vinhos iremos começar com publicações de lugares de vinhos para visitar com dicas desde avião, trem, o que fazer, onde não ir, o cuidado que se deve ter e  muito mais, então  esperamos que as dicas o ajudem a ter uma viagem inesquecível.

Começamos pela companhia, para quem não sabe a Azul Linhas Áreas que sai do Viracopos, Campinas esta crescendo cada vez mais e com isso a possibilidade de achar bons preços em voos diretos para Portugal, Paris  é ótima.
O vôo da Azul vai direito para ORLY, Paris e não para o Charles de Gaullet, mas não se preocupem com a distância, pois no aeroporto de Orly há preços fixos de 30 euros ( Táxi) que o levam para o centro de Paris.


AEROPORTO ORLY, PARIS
Começamos assim nossa primeira dica de viagem....muito cuidado! Quando você sair  do aeroporto  Orly, Paris  tem um local especifico para pegar uma fila e pegar  taxi, quando fomos na ocasião era um Domingo e não tinha fila, então um grupo de rapazes em frente ao aeroporto  se apresentaram como taxistas, mas quando entramos no carro que não tinha a placa em cima de taxi queriam 100 euros para ir a Paris...CUIDADO. Por sorte, havíamos uma noção de valor e saímos do carro e posteriormente procuramos um carro com a placa táxi. Estejam atentos as informações e filas especificas sempre para pegar um TAXI  na saída do aeroporto.

ESTAÇÃO 
Para ir para Bordeaux é necessário  pedir que o motorista, taxista ou UBER te leve a Gare Montparnasse. 
O fluxo da estação é muito grande e há várias entradas, então pergunte onde fica a SNCF  e lá você pode comprar tranquilamente  no próprio local a passagem em dinheiro ou cartão, tínhamos esse receio  quanto a ser lotado e não ter lugar, mas achamos tranquilo. Por estarmos com malas optamos pela 1 classe, sendo muito tranquilo. Compramos o bilhete e passamos por um tipo de catraca eletrônica, após  entramos  no vagão de acordo com a informação do bilhete e fomos tranquilamente. 
Se tiver receio quanto a deixar  mala no bagageiro ....não se preocupe, pois conseguimos colocar a mala embaixo da poltrona ( uma mala média) e na frente a pequena, mas não tem problema, pois 1 classe é bem segura e só tivemos essa cautela na ida, mas na volta já deixamos no bagageiro.

BORDEAUX

HOSPEDAGEM 

A cidade tem muito transporte público, mas para quem nunca usou é bom ver o mapa dos locais. Você pode optar por UBER ou TAXI . 










Ficamos hospedadas no hotel SEEKO'O https://seekoo-hotel.com/
 






O Hotel é bem moderno, limpo e grande. A elegante fachada em branco gelo do Seeko’o Hotel está se afirmando na zona portuária de Bordeaux. Seeko'o significa “iceberg” ou “geleira” em (idioma indígena esquimó) e, desde o início, esse foi um conceito incomum e aventureiro.A criação do hotel de designer no centro de Bordeaux, na margem esquerda do Rio Garona, sempre causaria dificuldades, pois esse é um marco estratégico da cidade, bem conhecido por respeitar a sua herança e espírito de “cidade de pedra”. Entretanto, esse era exatamente o desafio: criar um projeto que, ao mesmo tempo, rompesse com a tradição e fosse harmônico com o seu ambiente.
Para criar o efeito desejado de “iceberg”, o arquiteto Jean-Christophe Masnada, do Atelier d’architecture King Kong, teve a ideia de desenvolver uma fachada feita com a superfície sólida .
O hotel é 4 estrelas e atendeu muito nossas expectativas. No quarto tem uma cafeteira com nespresso e chá, a decoração é bem bonita, tem elevador( o que é um diferencial já que muitos hotéis em Bordeaux não tem) e o ar condicionado funcionava perfeitamente.
Todos os atendentes são muito prestativos, café vale muito a pena e a localização é boa, pois fica perto do transporte público,  mercados como o carrefour e pertíssimo da  Cité du Vin é um museu, bem como um local de exposições, shows, projeções de filmes e seminários acadêmicos sobre o tema do vinho localizado em Bordeaux.










 TRANSFER EM BORDEAUX:
Para você que quer visitar as regiões dos Chateaus, não vale a pena ir de trem, pois as regiões são distantes e alugar um carro  não é recomendável se você for beber vinho. A dica é :
há muitos lugares, mas escolhemos alguns em especial e contamos com o  Plínio Oliveira https://www.plinioliveira.com/  ele é competente, pontual , faz um preço justo e é brasileiro, então nada melhor que um profissional com essas qualidades para você desfrutar a região.
Seguem alguns lugares que fomos com o Plínio:








Para quem não conhece os termos  e qual Chateau ir, há uma lista dos Grands Crus Clásses feita em 1855 e é parâmetro até hoje para os Premiers Crus, Seconds Crus, Troisièmes Crus, Quatrièmes Crus e Cinquièmes Crus em Médoc .


É bom lembrar que Bordeaux é imensa. São 13 mil viticultores e 9 mil Châteaux engarrafadores de vinho. Esse universo comporta não apenas os grandes ícones, que fazem a fama da região.

Os vinhos da região já sofreram diversas classificações. A primeira e mais famosa é a de 1855, quando os melhores caldos das sub-regiões do Médoc, Graves e Sauternes receberam o título de Grand Cru Classés (em cinco níveis, de 1º a 5º). 
No topo dessa pirâmide estão os famosos Premier Cru Classés, os Châteaux Margaux, Latour, Mouton-Rothschild, Lafite Rothschild, Haut- Brion e d´Yquem.
Infelizmente, todos os Cru Classés são caros. Uma boa opção para provar Bordeaux de qualidade também  é escolher dentre os Cru Bourgeois. Essa classificação elegeu pela primeira vez, em 1932, os melhores vinhos do Médoc (dentre os que ficaram de fora do certame de 1855), agrupando-os em três níveis: Cru Bourgeois Exceptionnel (CBE), Cru Bourgeois Supérieur (CBS) e Cru Bourgeois (CB). Os Cru Bourgeois sofrem periodicamente uma reclassificação - a mais recente aconteceu em 2003 e gerou muita polêmica, levando o assunto aos tribunais.





Bordeaux é uma cidade encantadora, com belas paisagens, bons vinhos ...adoramos! Esperamos que tenham gostado das dicas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário