SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Vinhos Zuccardi com a presença do Enólogo Sebastían Zuccardi por Grand Cru Vinhos.


                                           Apreciadoras de Vinhos com Sebastian Zuccardi 





As Apreciadoras de Vinhos ficaram encantadas com os vinhos  argentinos e apresentação do Enólogo Sebastian Zuccardi que  demonstrou com maestria e paixão pelo que faz  a evolução do vinho Zuccardi Aluvional, 100% Malbec, Robert Parker 94 Pontos. Falamos que foi uma "aula", pois provamos os Malbecs de diferentes  terroirs, e a explicação de clima, solo, as variações de uma época de calor, época fria, todos esses detalhes foram explicados  de forma didática e atenciosa com os presentes no almoço que foi no Restaurante Rubayat na Alameda Santos, São Paulo, um evento de alto nível que só poderia ter uma assessoria de renome com a mktmix e uma  importadora   grandiosa como  a Grand Cru Vinhos. 
O interessante dessa apresentação  é poder passar um pouco para você leitor como é elaborado, testado e produzido seu vinho e nós temos o maior prazer de além de passar algumas dicas técnicas, passar em uma linguagem descontraída os segredos de cada rótulo degustado. Com certeza você vai querer provar esses vinhos  que irão te conquistar com o decorrer da postagem.




A Zuccardi adere a fermentação em  ovo de concreto. Aqui no Brasil não é aderido ainda fermentação em concreto, poucos tem a aderência, apesar de ser algo  escasso aqui no Brasil, já que aqui usa tanques de aço inox ou barrica,  em outros países, o tanque de concreto é prática antiga que  recentemente aderiu um formato " ovo":O principal fator do formato oval, sem cantos ou bordas, é permitir a constante movimentação do vinho dentro do recipiente, sem necessidade do uso de bombas ou eletricidade, sem contato com oxigênio,  remontagem ou outras interferências. A composição do líquido é mais uniforme, especialmente no tocante à temperatura.

O cuidado com a qualidade das uvas e com seu ponto de maturação é muito importante na vinificação em ovos de concreto, particularmente nos tintos, quando pode acabar ocorrendo uma redução acentuada. Em suma, quando bem trabalhado, o resultado é um vinho de aromas mais pronunciados e identificáveis por apresentar uma fruta mais evidente, realçando sua estrutura de boca e, de alguma forma, mais fiel ao lugar de onde vêm as suas uvas. Incrível !!!


A Zuccardi  nos  surpreendeu e com a estrutura e localização, foi incrível conhecer mais sobre a produção, inclusive saber que usam leveduras nativas( natural dos vinhedos).

Aqui no vídeo foi o vinho número 2: fermentação em concreto e em barrica, um vinhos extremamente aromático e incrível, isso demonstra como as variações de fermentação, solo, interferem em um Malbec.

Antes dos registros  e  detalhes dos vinhos, deixamos aqui  uma observação importante, o Sebastian Zuccardi foi considerado pela Decanter  o primeiro no top 10 Enólogos da América do Sul, então acreditem...vem  tem  vinhos de alto nível.


Sobre a Zuccardi :

Sebastian Zuccardi cresceu em uma família de forte espírito visionário e inovador. Desde 1963, seu avô, Alberto Zuccardi, engenheiro, plantou o primeiro acre de videiras em Maipú, Mendoza. A Familia Zuccardi continuou crescendo e se desenvolvendo até se posicionar como uma referência importante para a indústria vinícola argentina.
De seu pai, José Alberto Zuccardi, Sebastian herdou a determinação e o desejo pela busca de excelência ao longo da vida.
Atualmente, Sebastian, terceira geração da família, está trabalhando em frente a uma jovem equipe agrícola e vinícola, responsável pela produção de vinhos com os mais altos padrões de qualidade no Vale do Uco.
Por sua iniciativa, desde 2008 a vinícola possui uma área de Pesquisa e Desenvolvimento, dedicada ao estudo do terroir e às diversas variáveis ​​que afetam a qualidade do vinho. O objetivo, nas palavras de Sebastian, é "não buscar vinhos perfeitos, mas aqueles que expressam o lugar, a região.

 Agora vamos as delicias, o  almoço contou com cardápio do luxuoso  restaurante Baby Beef Rubayat :




Finalizamos a primeira parte em grande estilo e participamos do Masterclass Zuccardi, onde contaremos os detalhes de cada rótulo para você leitor:





Vinho Zuccardi Serie A Torrontés, safra 2017: vinho branco, 100% Torrontés, País Argentina, Região Cafayate, sub região:Salta, aroma de flores brancas, vinho para beber jovem( detalhe: a serie A, remete a "serie Argentina", como forma de expressar as variedades mais representativas provenientes das melhores regiões para cada um dos vinhedos selecionados ao lado da Cordilheira dos Andes);

Vinho Zuccardi Q Malbec, safra 2016: local Valle de Uco, 100% Malbec, envelhecido em baril de carvalho, aroma de frutas negras e especiarias;

Vinho Tinto Zuccardi Poligonos Malbec : 100% Malbec,  Valle de Uco, envelhecimento em barril de carvalho e ovos de concreto, vinho para beber jovem;


Vinho Zuccardi Concreto Malbec:  100% Malbec, originado no vinhedo da Zuccardi chamado Piedra Inifita, muito rochoso e com rico depósito de material calcário. O vinho foi fermentado em tanques de concreto apenas com leveduras nativas (sendo que metade das uvas foram fermentadas com cachos inteiros). Depois de pronto, o vinho estagiou também em tanques de concreto, sem nunca ter visto qualquer carvalho. 

Tim Tim e esperamos que tenham gostado das dicas e informações! Quer saber mais sobre esses vinhos aqui no Brasil: https://www.grandcru.com.br/

Até a próxima postagem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário