Continuando nossas postagens por Bordeaux e região, não poderíamos deixar de passar por esse Château Pichon Baron, que é muito famoso no mundo do vinho não só por sua beleza, mas principalmente pela alta qualidade de seus vinhos que tem a denominação ( Grand Cru Classe) na região de Pauillac.(novamente remetemos a classificação de 1855 que é classificação geral dos Grand Cru Classés.
Atualmente o Château pertence ao enorme grupo AXA Millésimes que tem diversos Chateaus e vinícolas de renome pela Europa, comprovando que vinhos são sim um ótimo investimento na atualidade.
Antes de descrevermos o lugar e os vinhos, deixamos nossos elogios as atenciosas Ana Carvalho e Sonia Ozanne que nos recepcionaram lindamente, elas nos mostraram porque o Chateau Pichon Baron é tão especial.
As castas predominantes são as já mencionadas anteriormente na região Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, porém fomos informadas que o Chateau esta em teste com uma casta portuguesa( algo paralelo), já que para ter a denominação de origem, há um critério rigoroso inclusive quanto as castas.
Algo que achamos fascinante no Chateau foi a arquitetura do lugar, pois na foto que tiramos em frente ao Chateau há água, e abaixo dessa água há a sala com as barricas, então essa sala tem no teto aberturas redondas de vidros, assim o ambiente fica fresco e tem uma iluminação parcial deixando o local com uma temperatura única.
O Chateau tem uma sala onde guarda seus vinhos preciosos como o de 1881, dentre outras datas muito especiais...incrível.
Nós degustamos os 3 rótulos acima e foram muito bons todos. Acabamos levando o Les Griffons de Pichon Baron 2016 que é a mais recente adição ao campo. Este vinho tem um caráter puro e
direto.
As uvas que constituem a mistura deste vinho vêm principalmente de parcelas de
cascalho perto do estuário do Gironde, propício para cabernet sauvignon.
Este vinho pode ser guardado na adega por mais de 20 anos, mas
pode ser provado agora.
O Pichon Baron
Griffons de 2016 revela uma cor escura, intensa e quase opaca. O nariz é
destacado pela fruta fresca, bastante preta como amora e cereja, depois pelas
especiarias e pelo arvoredo delicadamente grelhado. O paladar é carnudo,
volumoso e equilibrado. O grão de tanino é suculento, cremoso. O todo
é harmonioso, distinto.
Jean-René Matignon - Diretor Técnico - maio de 2018.
A safra de 2016 é
caracterizada por condições climáticas contrastantes: um inverno frio e
chuvoso, uma primavera úmida e um verão quente e seco. Um lindo verão
indiano favoreceu a boa maturidade das uvas.A colheita do Pichon
Baron Griffons ocorreu de 26 de setembro a 18 de outubro, com Merlots de 26 de
setembro a 10 de outubro, e de Cabernets-Sauvignon de 15 a 18 de outubro.
Esse Château foi um dos nosso escolhidos e sem sombra de dúvidas vale a pena conhecer e levar o vinho de sua preferência.Tim Tim queridos leitores! E até a próxima postagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário