SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Tenuta Rocca com o proprietário Gianni Ciravegna por Épice Importação.



Ontem participamos  da apresentação dos vinhos Tenuta Rocca com o  simpático proprietário Gianni Ciravegna  pela Épice Importação no Zena Café, nos Jardins em São Paulo.
Esta encantadora propriedade situada na comuna de Monforte d'Alba, no coração da montanhosa área de Langhe, no Piemonte, elabora vinhos deliciosos, priorizando a expressão do terroir.
Antes de iniciarmos deixamos aqui nossos elogios aos competentes e atenciosos Carlos Giacometti que é enólogo na Épice Importação e ao Wagner Rein de Campos, ambos merecem os elogios das Apreciadoras de Vinhos.

Sobre Tenuta Rocca: No coração  de Langhe, em Ornati área de Monforte d'Alba ( Itália), com 15 hectares de plantação de uvas. Desde 1986 é dirigida  pelos irmãos Bruno e Gianni, que constantemente vem modernizando a vinícola  e desde 2010 Gianni e seu filho Andrea formado em enologia, tem assumido a gestão da propriedade.  Pai e filho ainda contam com a ajuda de 2 especialistas:o agronômo Gian Piero Romana e o enólogo Piero Ballario. 
Notamos que é uma vinícola familiar, tanto que na foto de apresentação esta  Gianni com seu filho e sua filha, isso demonstra muito sobre  o carinho que se tem pela elaboração, e nós amamos os vinhos.

Vinhos degustados :

Barbera D'Alba DOC TTO 2016- vinho que nos agradou muito, tanto que o  levamos, da região de Piemonte-Itália; Uva :Barbera; sem passagem por carvalho; muito puro, com aromas florais e frutas vermelhas. Taninos suaves e discretos com um intenso final.Uva de vinhedos própios. Elas são selecionadas antes da fermentação alcoólica, que acontece em cubas com temperatura controlada; a fermentação malolática é feita em tanques de inox.

Dolcetto D'Alba Vigna Sori Rocca DOC TTO 2015- também da região de Piemonte, Itália; uva Dolcetto; o Sori Rocca é um  vinho com qualidade acima da média; não possui passagem em carvalho, sendo a pura expressão do Dolcetto, aroma de fruta, cassis, na boca equilibrado, final com nuances de amêndoas .Prêmios:Wine Spectator 89 pontos 2015.

Nebbiolo D'Alba Vigna Sori Ornati DOC TTO 2016 -região Piemonte, Itália; uva Nebbiolo; estágio em barrica de 12 meses; notas florais, de frutas pretas e especiarias; elaborado  a partir do vinhedo Sori Ornati e matura em carvalho esloveno por pelo menos 01 ano. 

Langhe Rosso Ornati DOC TTO 2012-Região Piemonte , Itália; uvas Barbera, Nebbiolo e Cabernet Sauvignon, estágio por 18 meses em barrica de carvalho francês; na boca é encorpado; aoma de frutas negras.Prêmios:Decanter 2012-Bronze; Wine Spectator 2012- 91 pontos; I Vini di Veronelli- 2 estrelas -2007; Internacional Wine Challenge -Prata 2007; Internacional Wine Challenge- Ouro 2011.

Barolo Bussia DOCG 2011-Região Piemonte, Itália; uvas Nebbiolo, estágio de 24 meses em barrica; vinho muito elegante, com notas que lembram violeta, cereja, ameixa, especiarias. Na boca é generoso, com taninos bem domados e um final intenso. Prêmios:James Suckling 92 pontos -2011; Wine Spectator 90 pontos -2011;



Tim Tim e fica a dica! Até a próxima postagem !

Nenhum comentário:

Postar um comentário