SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Guidalberto


Uma das Apreciadoras de Vinhos ganhou o vinho tinto Guidalberto  que é um supertoscano com pedigree, já que é assinado pela Tenuta San Guido, a mesma vinícola que produz o mítico Sassicaia. O corte inusitado de Cabernet Sauvignon e Merlot, elaborado por um dos mais talentosos enólogos italianos, Sebastiano Rosa, impressiona pela delicadeza e equilíbrio. Nos aromas, destacam-se frutas vermelhas, como cereja e morango, combinadas com nuances tostadas e minerais. Na boca é macio e saboroso, com um final longo e cheio de frescor.
Guidalberto foi criado para homenagear o tataravô de Mario Incisa Della Rocchetta. Este patriarca da família viveu no século XIX e foi pioneiro da agricultura moderna. Guidalberto traduz essa idéia vanguardista da vinícola. Um vinho para ser apreciado na sua jovialidade

 Nos anos vinte, estudante em Pisa, Mario Incisa Della Rocchetta sonhava em criar um vinho de raça. O ideal era representado por grandes vinhos de Bordeaux. Depois de diversos experimentos com vários tipos de uva a decisão foi tomada escolhendo a Cabernet Sauvignon pela semelhança que tinha entre a região de Bolgheri na Toscana e a região de Graves em Bordeaux. O nome Sassicaia vem mesmo da constituição do terreno pedregoso ou “sassoso”, daí Sassicaia ou lugar pedregoso.


O primeiro vinhedo de Mario Incisa é hoje considerado o berço do Cabernet italiano. Um vinho composto prevalentemente desta uva francesa representando na época uma grande mudança na cultura toscana e piemontesa do Sangiovese e da Nebbiolo, tanto que as primeiras opiniões não eram positivas: os complexos vinhos obtidos da Cabernet Sauvignon necessitavam de um tempo para estruturar-se. De 1948 a 1960 o Sassicaia foi bebido somente na Tenuta, mas a cada ano poucas caixas eram postas para envelhecer nas adegas de Castiglioncello. O Marquês se deu conta que com o tempo seu vinho melhorava, pois aquilo que antes eram considerados defeitos com o tempo foram se tornando virtudes. Em 1965 Mario plantou outros dois vinhedos de Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc.

A safra de 1968 foi a primeira a ser comercializada no mercado com uma receptividade de um Bordeaux premier cru. Nos anos seguintes a cantina foi transferida para um local com temperatura controlada para a fermentação em tanques de aço inox e para o envelhecimento começaram a ser usadas barricas de carvalho francês. A safra de 1985 que alcançou pontuações altíssimas é um divisor de águas para o Sassicaia, pois deu visibilidade e reconhecimento internacional sendo considerada a partir daí por unanimidade um dos grandes vinhos italianos. A terra de Bolgheri continua a proporcionar ao mundo o Sassicaia, um vinho que tem alma nobre e a memória das pedras. 

Guidalberto é o segundo vinho da Tenuta San Guido, abaixo do míto Sassicaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário