SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

terça-feira, 11 de abril de 2017

Descorchados 2017 com Patricio Tapia

                               Apreciadoras de Vinhos com Patricio Tapia

As Apreciadoras de Vinhos   estiveram no Descorchados 2017   no Espaço Traffô na Vila Olímpia em São Paulo e vamos repassar para você um pouco desse grandioso evento que reuniu  várias vinícolas de renomes como :
Alba de Los Andes/ Alcohuaz/ Aleanna/ Almaviva/ Aniello/Antonio Mas/ Aresti/ Bisquertt/ Bodega/Bodega RE/Bouchon/Bouza/Bracco Bosca/Caliterra/Carmen/Casa Donoso/Casa Silva/Casa Valduga/Casablanca/Casas del Bosque/Catena Zapata/Cave Geisse/Chakana/Clos de Luz/ Concha y Toro/Confuso/Cono Sur/Cousiño Macul/De Lucca/ Décima/Domno do Brasil/Doña Paula/El Mundo Del Vino/El Principal/El Relator/Emiliana/Errazuriz/Escala Humana/Estrelas do Brasil/Fabre/Família Cassone/Finca Adalgisa/Flechas de Los Andes/Gandolini/Gene/Grandes Viños de San Pedro/Guatambú/La Mascota/La Prometida/Laberinto/Lapostolle/Las Moras/Las Veletas/Leyda/Los Toneles/Luis Felipe Edwards Ltda/Luiz Argenta/Maipo/Matervini/Maximo Bosch/Miolo/Montes/Morande/Navarros Correas/Nieto Cauds/Norton/ODFJELL/Passionate Wines/Pedrucci/Pequeñas Aventuras/Perez Cruz/Peterlongo/ Petrini/Pizzato/ Portrero/ Rutini Wines/San Pedro/ Santa Carolina/Santa Rita/
Siegel/Sophenia/Superuco/Tabali/Tarapacá/Trapiche/Tupun/Undurraga/Vestiquero/Ventolera/Viña de Martino/Viñedo de Los Vientos/Vinilo/Viu Manent/Zuccardi.
Para quem desconhece o que é o termo Descorchados e quem o escreve: Ele é escrito por Patricio Tapia que é o jornalista chileno que esta a frente do Guia Descorchados, a publicação do gênero de maior respeito na América Latina. O Guia Descorchados se consolidou como referência  no mundo dos vinhos.A publicação e´fonte de informação, de qualidade para consumidores, lojistas e importadores.
O Guia Descorchados é um guia de Vinhos da: Argentina, Brasil, Chile e Uruguai.


Vamos a alguns registros especiais das Apreciadoras de Vinhos:

1- Vinícola Montes - Importadora Mistral


Os Anjos são muito mais do que uma imagem nos rótulo.Quando um dos fundadores era menino, ele sempre se machucava, sofreu vários acidentes e sempre se saia bem, então desde então começou a acreditar em anjos e achava que os anjos estavam sempre presentes em sua trajetória e o protegiam e assim surgiu a imagem dos anjos nos vinhos.E no decorrer do tempo viajou muito para achar melhores repostas para vinícola foi onde se identificou com o feng shui que é a busca de harmonia.
A vinícola chilena  tem esses conceitos que atraem muitos turistas, por sua beleza tanto no ambiente quanto nos seus rótulos.




A atenciosa Lilian Cavalli (Brand Ambassador) nos apresentou os seguintes rótulos:

Vinho Outer Limits Branco com uva Sauvignon Blanc







 Montes Folly Syrah: é o melhor Syrah da casa e o primeiro ultra- premium Syrah do País.Obteve 94 pontos pela Wine Spectator na safra 2005.O nome é uma brincadeira com o fato de ostradicionais vinhateiros chilenos terem considerado a plantação de Syrah, uma cepa não testada na região, uma loucura.E uma dupla loucura, já que as vinhas foram plantadas nas mais altas encostas do vinhedo, que é trabalhoso e caro.


Vinho Purple Angel Uvas Carmenere e Petit Verdot. É um dos grandes ícones entre os vinhos chilenos, trata-se de um vinho de minúscula produção, denso e opulento mastigável na opinião de Robert Parker, que classificou a safra 2006 com 93 pontos.Um tinto grandioso.






2- Vinícola Aresti

Fomos muito bem instruídas  por  Alejandro Smith D.  e Felipe  Bravo O. que  nos apresentaram  um pouco da história e lugar dessa vinícola e escolhemos degustar o vinho Código de Família, que é muito especial para a vinícola.





Vinho Código de Família:Com motivo dos 65 anos da Vina Aresti, Ana Maria e Begoña Aresti se propuseram a produzir um vinho para transmitir o legado familiar e por isso participaram ativamente em todo o processo, desde a seleção das uvas até o final. Código de Família é um vinho moderno inspirado no amor pela terra, o campo e o vinho.


3-Vinícola Lapostolle - Importadora Mistral

Kendy Silverio(Regional Director Latin America) que tem muito conhecimento da vinícola e do hotel nos apresentou os seguintes rótulos:




Vinho Lapostolle Le Rosé:Uvas: 47% Syrah, 43%Cabernet Franc, Carmenere.  Le Rosé é um rosado de pequena produção, elaborado à partir da sangria dos melhores lotes Syrah, Cabernet Franc e Carmenere cultivados de maneira orgânica e biodinâmica por Lapostolle.O resultado é um vinho fresco e delicado.

Vinho Cuvée Alexandre Cabernet Sauvignon:Produzido a partir de vinhas com mais de 60 anos de idade, este Cabernet Sauvignon é concentrado e potente, com muita elegância e o inconfundível toque francês dos vinhos das Casa Lapostolle, produtora do melhor vinho do mundo pela Wine Spectator em 2008.


4-Viña Tarapacá  - Épice Importação

O atencioso  Enológo Carlos Giacometi, que é amigo das Apreciadoras de Vinhos sempre traz rótulos de alta qualidade pela Importadora Épice e hoje nos apresentou os seguintes rótulos:
Vinho Tarapacá Gran Reserva Etiqueta Negra Cabernet Sauvignon. A variedade Cabernet Sauvignon confere a esse vinho grande complexidade, estrutura e longevidade.O amadurecimento em carvalho por 16 meses reforça o caráter aromático, afina os taninos e ressalta a elegância.
Vinhos de alta qualidade.



5- Família Cassone

Imagem com Federico Cassone. Com poesias em seus rótulos os vinhos da Família Cassone. Os vinhos da família Obra Prima são elaborados a partir de criteriosa e rigorosa classificação dos melhores frutos dos vinhedos de mais de 100 anos de idade localizados em Lujan de Cuyo, Mendonza.




















6-Casa Valduga
Daniel Místico nos apresentou os espumantes. Em 2005, decidida a elaborar o espumante ícone do Brasil a Casa Valduga homenageou os 130 anos da chegada da família Valduga ao Brasil, e elaborou o Brut 130. Em 2016 são lançadas as versões Blanc de Blanc e Blanc de Noir, espumantes que apresentam a mais elegante expressão de cada varietal. Elaborado exclusivamente com uvas Pinot Noir de safras especiais, através do método champenoise, permanece em autólise de leveduras por 36 meses. Encantador, possui coloração amarelo palha profundo e um delicado perlage. O bouquet mostra-se autêntico e complexo, com notas de amora e framboesa em perfeita harmonia com as nuances de frutas secas e o delicado toque de flores escuras. A intensidade da Pinot Noir resulta em um espumante potente, com excelente cremosidade e frescor. 

7-Emiliana -Importadora La Pastina



Uva: 38% Syrah, 31% Carmenere, 19% Merlot, 10% Cabernet Sauvignon, 1% Mourvedre, 1% Malbec

Teor Alcoólico: 14,5%

Vinícola: Emiliana

Temperatura de Consumo: 16 - 18°C

Amadurecimento: 13 meses em barricas de carvalho, 80% Americana e 20% francês. . 







8-Cono Sur- Importadora La Pastina


Claudia Pfau muito atenciosa nos apresentou o seguinte rótulo:

Ficha Técnica

País de Origem: Chile

Região: Vale do Colchagua

Safra: 2011

Volume: 750ml

Coloração: Tinto

Tipo: Seco

Uva: Pinot Noir

Teor Alcoólico: 14%

Vinícola: Cono Sur

Temperatura de Consumo: 16 - 18°C

Amadurecimento: 14 meses em barrica de carvalho.


9-Cousiño Macul







O atencioso Thomas Donough sempre representando muito bem a vinícola Cousino Macul.Hoje nos apresentou o vinho Finis Terrae, vinho de assemblage das mais finas cepas. A vinícola tem tradição e apresentou vinhos de qualidade.



10-Santa Carolina-Casa Flora importadora




Renato Lutgens atencioso como sempre, nos apresentou os rótulos ao lado, dando ênfase ao vinho Dolmen que agradou muito.A vinicola Santa Carolina  é representada pela Importadora Casa Flora.











11- Bodega Catena Zapata-Importadora Mistral


 Catena desde 1902, quatro gerações cultivando ao pé dos Andes.Vinícola de renome. Marcelo Vilhena (Brand Ambassador) nos apresentou alguns rótulos que adoramos.

















12-Casa Petrini 





A proprietária com o gentil Ariel Angelini nos apresentou o vinho malbec. A vinícola além de apresentar bons vinhos tem restaurante, SPA e hotel.























11- Café Movenpick





Pablo Kuppenheim esta representando a marca desse delicioso café feito na Suíça que já tem mercado no Chile e esta iniciando na Argentina.Como o café fez presença no Descorchados deixamos nosso elogio a marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário