Vamos juntos desvendar esses nomes e os sabores e regiões. Tim Tim!
Portuguesas:
Arinto:também conhecida como Pederña em Portugal e Pedreña na Espanha, uma das castas nativas mais antigas de Portugal, com longa tradição na região de Bucelas.
Antão Vaz: cultivada principalmente na região quente e seca do Alentejo.
Alvarinho:é uma das castas brancas mais reputadas da Península Ibérica, famosa por originar vinhos brancos frescos e aromáticos.
Alicante Bouchet: essa tinta faz sucesso na região do Alentejo, em Portugal. Utilizada para dar estrutura e corpo aos rótulos produzidos na região.Essa casta foi criada pelo Francês Henri Bouchet e é a união das castas Petit Bouchet e Grenache.
Aragonês: casta portuguesa, assim definida no Alentejo. Na região do Douro chama-se Tinta - Roriz e na Espanha é conhecida por vários nomes conforme a região: Tempranillo, na Ribera del Duero, Tinto Fino na Rioja, Cencibel em La Mancha, Tinto del Pais na Catalunia.
Avesso: é uma casta portuguesa branca que tem origem na região do Vinho Verde, no nordeste de Portugal, mais especificamente no Minho.
Afrocheiro: encontra seu território natural na região do Dão,estendendo-se para Alentejo, Tejo e Palmela.
Grega:
Uva Agiorgitiko:origem Nemeia, essa uva grega é conhecida também como Mavro Nemeas e da origem a vinhos com castas 100% pela uva e da origem a vinhos rotulados com a demoninação de origem (Nemeia)
França:
Uva Auxerrois é uma uva branca conhecida também como Pinot Auxerrois ou Axerrois Blanc.Estas castas são cultivadas na Alsácia e da bom vinhos varietais com a uva pinot blanc
Espanha:
Uva Airén: seu maior cultivo está na Espanha, e pode originar vinhos brancos bem originais.
Itália:
Uva Aglianico:é a casta de uva mais antiga da Itália, sendo responsável pelos grandiosos vinhos Taurasi.
Suíça e Itália:
Uva Arvire: é uma variedade de casta branca cultivada na região suíça de Valais e na província Valle d' Aosta na Itália.
Por hoje é só, mas continuaremos postando entre as postagens as denominações e região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário