Novos sabores e novas sensações Viagens, melhores eventos, vinhos, espumantes, cavas, champagnes, proseccos..
SEJA BEM VINDO
terça-feira, 28 de fevereiro de 2017
Obrigada queridos leitores pelo top 1 dos mais lidos na Enoblogs
Queridos leitores, hoje ficamos no top 1 dos mais lidos com a postagem Thai Guarujá. Obrigada a vocês que fazem parte sempre de cada conquista!Tim Tim!
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017
Thai Guarujá - Dica das Apreciadoras de Vinhos
Novos sabores e novas sensações sempre!As melhores dicas de verão para você curtir seu vinho e espumante serão sempre postadas aqui.
Quer conhecer um lugar lindo de frente para o mar que é um restaurante e no final da noite vira uma balada diferenciada, pois bem temos a dica certa para você.
A Thai Guarujá que fica no litoral sul de São Paulo é um restaurante de comida tailandesa com um cardápio diversificado, tem drinks com vinhos e espumantes e tem todo o charme de ter música ambiente e uma vista linda.
Uma das Apreciadoras de Vinhos sempre vai na balada que começa à partir da meia noite, mas hoje em especial fomos nós 2 para curtir o restaurante e vai nossa dica:
Degustamos o Homus Thai:
Pasta de grão de bico com red curry servido com thai ckackers de suitee chili de green curry.Esta entrada é feita com molho Nam Pla, que é um molho feito a partir de peixe.
De drinks degustamos:
a)Ma Muang Saowarot: Prosseco, nectar de manga, suco de maracujá, capim limão e pimenta vermelha;
b)Chao Phraya:gin, cointreau, suco de limão, suco de laranja batido com gelo.
Adoramos e a noite linda complementou com uma vista incrível e um delicioso som ambiente.
O cardápio é bem variado, inclusive há drinks bem interessantes como o Hong Her que vai vodka, vinho branco, suco de abacaxi e soda batida.
Por fim caso quiser ficar para a balada é só esperar chegar meia noite e Djs tops com um público diferenciado irão deixar a noite ainda mais agradável.
Então ..fica nossa dica para conhecerem!!
sábado, 25 de fevereiro de 2017
Curiosidades sobre algumas uvas - Parte 1 - uvas que começam com letra "a"
UVAS COM A LETRA "A":É impossível conhecer todas as uvas do mundo, mas vamos começar postagens especiais explicando um pouco sobre elas e assim aos poucos vamos reconhecendo as que já experimentamos habitualmente e conhecendo as novas castas que não experimentamos habitualmente.
Vamos juntos desvendar esses nomes e os sabores e regiões. Tim Tim!
Portuguesas:
Arinto:também conhecida como Pederña em Portugal e Pedreña na Espanha, uma das castas nativas mais antigas de Portugal, com longa tradição na região de Bucelas.
Antão Vaz: cultivada principalmente na região quente e seca do Alentejo.
Alvarinho:é uma das castas brancas mais reputadas da Península Ibérica, famosa por originar vinhos brancos frescos e aromáticos.
Espanha:
Uva Airén: seu maior cultivo está na Espanha, e pode originar vinhos brancos bem originais.
Itália:
Uva Aglianico:é a casta de uva mais antiga da Itália, sendo responsável pelos grandiosos vinhos Taurasi.
Suíça e Itália:
Uva Arvire: é uma variedade de casta branca cultivada na região suíça de Valais e na província Valle d' Aosta na Itália.
Por hoje é só, mas continuaremos postando entre as postagens as denominações e região.
Vamos juntos desvendar esses nomes e os sabores e regiões. Tim Tim!
Portuguesas:
Arinto:também conhecida como Pederña em Portugal e Pedreña na Espanha, uma das castas nativas mais antigas de Portugal, com longa tradição na região de Bucelas.
Antão Vaz: cultivada principalmente na região quente e seca do Alentejo.
Alvarinho:é uma das castas brancas mais reputadas da Península Ibérica, famosa por originar vinhos brancos frescos e aromáticos.
Alicante Bouchet: essa tinta faz sucesso na região do Alentejo, em Portugal. Utilizada para dar estrutura e corpo aos rótulos produzidos na região.Essa casta foi criada pelo Francês Henri Bouchet e é a união das castas Petit Bouchet e Grenache.
Aragonês: casta portuguesa, assim definida no Alentejo. Na região do Douro chama-se Tinta - Roriz e na Espanha é conhecida por vários nomes conforme a região: Tempranillo, na Ribera del Duero, Tinto Fino na Rioja, Cencibel em La Mancha, Tinto del Pais na Catalunia.
Avesso: é uma casta portuguesa branca que tem origem na região do Vinho Verde, no nordeste de Portugal, mais especificamente no Minho.
Afrocheiro: encontra seu território natural na região do Dão,estendendo-se para Alentejo, Tejo e Palmela.
Grega:
Uva Agiorgitiko:origem Nemeia, essa uva grega é conhecida também como Mavro Nemeas e da origem a vinhos com castas 100% pela uva e da origem a vinhos rotulados com a demoninação de origem (Nemeia)
França:
Uva Auxerrois é uma uva branca conhecida também como Pinot Auxerrois ou Axerrois Blanc.Estas castas são cultivadas na Alsácia e da bom vinhos varietais com a uva pinot blanc
Espanha:
Uva Airén: seu maior cultivo está na Espanha, e pode originar vinhos brancos bem originais.
Itália:
Uva Aglianico:é a casta de uva mais antiga da Itália, sendo responsável pelos grandiosos vinhos Taurasi.
Suíça e Itália:
Uva Arvire: é uma variedade de casta branca cultivada na região suíça de Valais e na província Valle d' Aosta na Itália.
Por hoje é só, mas continuaremos postando entre as postagens as denominações e região.
Lady Gaga lançara um rótulo próprio: vinho Grigio Girls
imagem: Amo vinhos
Lady Gaga vai unir a fama ao gosto pessoal por vinho para investir na produção de um rótulo próprio (Grigio Girls), batizado assim numa referência a uma das faixas do seu álbum mais recente "Joanne".
http://revistaadega.uol.com.br/media/lady_gaga.jpg
Como um vinho é aberto em vários momentos, cada um tem seu momento. Somos fãs da Lady Gaga, então como ela gosta de vinho e tem um carinho em especial por essa amiga, acreditamos que fará com que o vinho seja bem especial...agora é só aguardar o lançamento.
Fontes: Metropoles; Revista Adega.
Drink Apreciadoras de Vinhos : Dicas de Carnaval
Ingredientes: espumante brut, morangos, gelo, groselha. Moer gelo e colocar no fundo da taça, após acrescentar groselha.
Colocar morangos amassados e espumante.As camadas ficarão evidentes deixando o drink bem bonito visualmente e saboroso. Depois é só brindar..tim tim.
Para acompanhar que tal um ceviche e aperitivos...a receita do ceviche esta na postagem anterior, aqui variamos na fruta, pois ao invés de colocar dentro de melão colocamos dentro do maracujá o ceviche:http://apreciadorasdevinhos.blogspot.com.br/2017/02/ceviche-de-salmao-e-frutas-dentro-do.html
E como sempre gostamos de variar do óbvio, outra dica de carnaval é fazer uma sobremesa deliciosa: fazer uma calda com morangos( ferver meio copo de água, açúcar e morangos). Pegar uma taça e passar limão na borda, após colocar a taça na calda e o restante da calda dentro da taça e por fim colocar o picolé...aqui colocamos de chocolate alpino, sempre opte por um picolé de chocolate, para combinar o sabor.
Boa noite e ótimo carnaval!Tim Tim!!!
domingo, 19 de fevereiro de 2017
Ceviche de Salmão e frutas dentro do Melão com Espumante Valduga
Nesse final de semana um delicioso espumante Casa Valduga com deliciosos pratos:
Primeiro vamos as receitas:
Ceviche de Salmão com frutas dentro do melão:Cortar ao meio o melão e tirar a polpa. Com o melão vazio acrescentar salmão cru picado em cubos, 1 maracujá, 1 kiwi, metade de uma manga, 2 avocado, uvas sem caroços picadas e melão picado. Acrescentar meio limão siciliano e meia laranja exprimida. Deixar marinar na geladeira e servir.
Berinjela à Pizzaiola:
Cortas em fatias a berinjela e passar na farinha de trigo, após fritar. Em uma frigideira dore um alho e coloque uma lata de tomate pelado, acrescentando orégano fresco e reserve.
Prepare um pirex colocando as berinjelas, acrescente o molho e por cima coloque fatias de mussarela e parmesão ralado e coloque para gratinar no forno.
Espumante 12 meses arte tradicional Elegance
Elaborado pelo método Champenoise e maturado em caves subterrâneas, possui perlage fino e duradouro.
- Espumante Demi-Sec
- 60% Chardonnay e 40% Pinot Noir
- 12 meses de Autólise em Cave
- Vale dos Vinhedos
- 4º a 6ºC
- Peixes, frutos do mar, molhos leves e queijos cremosos.
A ARTE deste espumante está na composição harmônica de 60% da variedade Chardonnay e 40% de Pinot Noir. Apresenta perlage fina e persistente, incomparável aroma de frutas frescas e tropicais com delicado toque de pão tostado, unidos a uma leve suavidade gustativa.
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017
Drink no Abacaxi com Espumante acompanhando homus com bacalhau desfiado
Hoje degustamos um drink diferente, já que gostamos de variar, a ideia foi fazer um drink refrescante dentro de um abacaxi.
Segue a dica:
Corte a parte superior do abacaxi e o miolo e reserve. Coloque no liquidificador 3 morangos, 1 tangerina e o miolo do abacaxi, após acrescente espumante Brut.
Coloque a mistura dentro do abacaxi e decore com morango, hortelã, canudo...vai ficar um charme e bem refrescante.
Para acompanhar compramos homus temperado pronto do Restaurante Saj, mas já fizemos uma postagem explicando como fazer homus( grão de bico cozido, azeite e tahine).
Refogamos alho, cebola e azeite o bacalhau Ribeiralves dessalgado desfiado e acrescentamos o homus.
Após é só servir com torradas e para ficar gostoso e visualmente bonito, em outro recipiente também coloque alguns morangos e espete queijo.
Tim Tim e esperamos que tenham gostado da dica!
domingo, 5 de fevereiro de 2017
4ª EDIÇÃO DA ‘CARAVANA DOS VINHOS DO TEJO’ PROPÕE VARIADA AGENDA DE MASTER CLASSES
A Grande Prova de Vinhos do Tejo 2017 que é a reunião e apresentação dos rótulos dos principais produtores da região ao público brasileiro - está agendada para 29 de março em São Paulo. O evento está em sua quarta edição.
A novidade deste ano é que as Master Classes - aulas aprofundadas sobre os vinhos do Tejo - serão ministradas no Centro de Formação e Sentido do Vinho, a "Wine Senses" Rua Rocha, 167, Conjuntos 102 e 103 - Bela Vista-São Paulo- SP e não mais durante o evento.
As Master Classes serão conduzidas por José Carlos Santanita, à frente da Wine Senses e Diego Arrebola, considerado o melhor sommelier brasileiro.
A mudança visa facilitar a logística da Caravana:"É uma oportunidade para as pessoas conhecerem mais sobre estes vinhos portugueses tão especiais e que tanto vem crescendo no Brasil, de maneira calma, focada, aprofundada e ao longo de todo o ano de 2017", afirma José Carlos Santanita.
Calendário Master Classes Vinhos do Tejo na Wine Senses 2017:
ü 2 Março : ‘Grandes Castas Brancas do Tejo’
ü 4 Maio: ‘Grandes Castas Tintas do Tejo’
ü 8 Junho: ‘Como Gerir sua Adega Melhorando seu Negócio’
ü 6 Julho : ‘Castas Internacionais e os Vinhos do Tejo’
ü 3 Agosto: ‘ Fernão Pires - A Rainha das Uvas Brancas do Tejo’
ü 7 Setembro: ‘Gastronomia Brasileira e Vinhos do Tejo’
ü 8 Outubro: ‘Grandes Vinhos do Tejo’
ü 30 Novembro : ‘Serviço, Protocolo e Venda de Vinhos’
ü 7 Dezembro: ‘Iniciação ao Mundo da Gastronomia com vinhos do Tejo’
Inscrição Master Classes: http://www.caravanadosvinhosdotejo.com.br/atividades
Taxa de Inscrição para cada Master Class: R$50. Local Master Class: Wine Senses - Rua Rocha, 167 Conjuntos 102 e 103 – Bela Vista – São Paulo – SP. Horário: Duas opções de horário: das 15h30 às 18h30 e das 19h30 às 22h.
Mais sobre os vinhos do Tejo:
ü A região dos vinhos do Tejo é composta por um total de 17 mil hectares, que produzem, anualmente cerca 550 mil hectolitros. Desde 2013 a Polônia e o Brasil fazem parte dos melhores mercados externos da região.
ü Ainda muitíssimo pouco explorada, a região do Tejo – que corresponde a 10% do território total de Portugal - corresponde à única comunidade vitivinícola baseada em torno do maior rio português, o Tejo, que percorre o País desde seu interior até Lisboa - e que oferece ótimas condições climáticas (clima sub-mediterrâneo) para o cultivo das uvas, tanto nacionais como estrangeiras.
ü O Tejo separa três regiões distintas na produção de uvas, ou seja, três terroirs. São eles: Bairro, Campo e Charneca.
ü A região é conhecida pelo blends de castas nacionais portuguesas como Touriga Nacional, Trincadeira, Fernão Pires, Arinto, e variedades internacionais como Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc e Chardonnay, que produzem excelentes brancos, tintos e rosados.
ü Saiba mais sobre o Tejo: http://www.cvrtejo.pt/
Obrigada queridos leitores!!
Ficamos no top 1 dos mais lidos hoje com o drink Kir Royal :http://apreciadorasdevinhos.blogspot.com.br/2017/02/kir-royal-com-espumante-brut.html
Cada conquista é destinada a vocês leitores!!Tim Tim!!
Cada conquista é destinada a vocês leitores!!Tim Tim!!
sábado, 4 de fevereiro de 2017
Kir Royal com espumante Brut
A dica de verão hoje é Kir Royal : uma medida de licor de cassis e acrescentar espumante.
Essa receita é uma variação do Kir, que é um drink aperitivo criado no ano de 1904 em Dijon na França. Seu nome se deve a um político francês Felix Kir que foi prefeito de Dijon por 23 anos consecutivos.
Kir criou a bebida originalmente chamada de Blanc -Cassis que servia para valorizar 2 produtos locais que sustentavam a pequena economia da região, o vinho branco local feito da uva aligote, e o creme de cassis feito da fruta. Este drink era servido em jantares com delegações estrangeiras.
O drink se tornou conhecido e passou a ser chamado de Kir pelas pessoas que pediam por bares e pelo mundo.
Com o tempo o vinho foi substituído por champagne e o creme por licor de cassis adicionando uma cereja, se tornando uma bebida leve e ganhando estatus de sofisticado.
Após foi renomeado de Kir Royal.
Essa receita é uma variação do Kir, que é um drink aperitivo criado no ano de 1904 em Dijon na França. Seu nome se deve a um político francês Felix Kir que foi prefeito de Dijon por 23 anos consecutivos.
Kir criou a bebida originalmente chamada de Blanc -Cassis que servia para valorizar 2 produtos locais que sustentavam a pequena economia da região, o vinho branco local feito da uva aligote, e o creme de cassis feito da fruta. Este drink era servido em jantares com delegações estrangeiras.
O drink se tornou conhecido e passou a ser chamado de Kir pelas pessoas que pediam por bares e pelo mundo.
Com o tempo o vinho foi substituído por champagne e o creme por licor de cassis adicionando uma cereja, se tornando uma bebida leve e ganhando estatus de sofisticado.
Após foi renomeado de Kir Royal.
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017
Wine Summer Riviera, São Paulo
@puklavec_friends_brazil
As Apreciadoras de Vinhos sempre divulgam os melhores eventos de vinhos e a dica de verão é Wine Summer nesse próximo final de semana na Riviera.
Vinho Aldeia Leal de Roberto Leal
Esse vinho chama a atenção não apenas pela descrição, mas pelos lindos dizeres que Roberto Leal menciona no rótulo : " O vinho une. É o bem que corre nas veias da terra. Quem sente o vinho ainda na videira sabe fazer amigos. Quem sabe brindar sabe ser feliz. Por isso ele foi à mesa do senhor .
Quantas vezes na minha aldeia à beira da lareira, na companhia de meus pais e irmãos, sonhávamos acordados com as mais lindas histórias de meu pai. ..
Vamos brindar à vida!"
Vinho de cor Rubi com aroma frutado que evidencia frutos vermelhos. No sabor é leve, suave e com final agradável.
Vinhedo do Cantor português Roberto Leal, na cidade portuguesa de Trás -os-Montes.
O vinho foi selecionado cuidadosamente pelo cantor em parceria com o renomado Carlos Cabral.
O logotipo do rótulo remete a aldeia chamada Vale Porca, uma casa rústica em pedra, ao lado esquerdo a ponte romana tão presente em todo território português. Ao lado direito a capela de Santo Ambrósio um lugar especial e sagrado para a família Leal.
Vinho aprovado pelas Apreciadoras de Vinhos. Aldeia Leal, o sabor que te leva a Portugal.
Assinar:
Postagens (Atom)