SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

sábado, 29 de junho de 2019

Uruguay Wine Tour 2019 por Apreciadoras de Vinhos


As Apreciadoras de Vinhos participaram do evento Uruguay Wine Tour 2019 no hotel Renaissance em São Paulo, esse evento tem o objetivo de propagar os vinhos do Uruguai no Brasil mostrando os lançamentos e novas safras para a imprensa, importadoras e profissionais do setor.

A organização do evento foi feita pela CH2A Comunicação que é uma assessoria de imprensa renomada no mercado de vinhos e contou com presenças ilustres no nome do vinho e Cr.Julio Filippini do Governo de Canelones, Uruguay.

Algumas das vinícolas participantes foram: Antigua Bodega, Ariano, Artesana, Bouza, Bracco Bosca, Casa Grande, Cerro Chapeu, De Lucca, El Capricho, Est. Juanicó, Família Deicas, Família Traversa, Garzón, Giménez Méndez, Marichal, Narbona, Pisano, Pizzorno, Spinoglio, Toscanini, Varela Zarranz, Vinã Éden, Viña Progreso e Viñedo de los Vientos.

Todas as vinícolas presentes são renomadas no mercado, nós passamos em algumas e fizemos alguns registros especiais de alguns rótulos que recomendamos vocês conhecerem:

Pisano Wines - Importadora Mistral
O atencioso Nikolás Kozik nos apresentou o rótulo novo, um espumante tinto elaborado com 100%Tannat.Confesso que nunca havíamos experimentado um espumante tinto, somente lambruscos tintos,  então foi uma surpresa. O vinho é bem mais encorpado que um lambrusco e simplesmente delicioso.É lançamento.



Bodega Ariano Hermanos S.A -Importadora Galeria dos Vinhos


O atencioso Leandro Chicarelli nos apresentou esse rótulo que nos encantou pela alta qualidade.Esse Tannat tem o rótulo assinado pelo  pintor uruguaio Carlos Paéz Vilaró que era proprietário da famosa galeria de arte e hotel Casapueblo perto de Punta del Leste.
Esse vinho estagiou 24 meses em barrica.
Sobre o rótulo: Os gatos sempre foram a companhia do pintor em seus ateliês" Equilibrando sem derrubar as espátulas e pincéis, dormindo sobre meus quadros ou atrecendo-se a deslizar entre as cerâmicas sem quebrá-las, um gato continuará sempre sendo minha mascote insubstituível". Carlos Páez Vilaró. Pelo seus amor aos seus mascotes ele fez uma homenagem com muito carinho no rótulo.


Viña Valera Zarranz 

O atencioso Enólogo da vinícola Santiago Degásperi 

Destaque ao vinho Guidaí Detí, que significa 3 luas. Castas 55%Tannat, 25%Cabernet Sauvignon, 20%Cabernet Franc.


Montes Toscanini -Importadora Casa Flora

O atencioso Renato Lutgens nos apresentou diversos rótulos muito bons,e deixamos o destaque para o  Gran Tannat Premium 100% Tannat que é surpreendente, com taninos estruturados, macio na boca, no olfato frutas vermelhas e chocolate.



Toscanini - Importadora Del Maipo:
O proprietário e o representante da importadora Laercio Tanese muito agradáveis nos apresentaram um vinho  que damos destaque seja pela história do rótulo seja pela qualidade do vinho.





Adagio Espressivo 2015: Um rótulo que homenageia o bisavô do proprietário que tocava violino, amamos histórias onde o rótulo tem uma simbologia e uma homenagem da vinícola. Esse vinho tem 15 meses em barrica e as seguintes castas (Cabernet Sauvigno, Merlot e Tannat). Um vinho muito especial, adoramos.


Antigua Bodega -Importadora  Folks Group:



Esses dois rótulos nos encantaram, Bella Donna Tannat 2017. O conceito de Bella Donna é moderno, fresco, vinhos jovens, sem madeira, de cores atrativas onde predomina a fruta. Destinado a conquistar o paladar daqueles que sempre  procuram descobrir coisas novas. O vinho Osiris Reserva : Apenas um vinho feito de uvas selecionadas cultivadas em um terroir privilegiado e apenas as melhores safras honraria o deus egípcio que ensinou ao seu povo a arte de cultivar a videira.Criado em barricas de carvalho americano durante 12 meses, onde alcançou um equilíbrio perfeito entre a madeira da fruta O nariz apresenta aromas complexos de mirtilos, framboesas, amoras e violetas em harmonia com as notas especiadas e tostadas do seu envelhecimento em carvalho.


Pizzorno -Importadora Grand Cru Vinhos
Essa vinícola já conhecemos há anos e tem qualidade garantida. Destaque ao Tannat Maceração Carbônica 2018  (A maceração carbónica é uma antiga técnica de vinificação sem o esmagamento e desengace das uvas. A adega adaptou a técnica à variedade Tannat, sendo a única que a comercializa.É necessário um cuidado especial para alcançar o seu desenvolvimento, que começa na vinha com cachos selecionados e transportado para a adega em caixas de 10 kg, preservando em todos os momentos a integridade dos grãos de uvas, um elemento fundamental na produção deste vinho.A colheita é colocada sem desengace dentro do tanque, alcançando assim uma primeira fermentação realizada por enzimas.Essa técnica  dá a possibilidade de degustar um vinho do ano 30 dias após o término da fermentação, melhorando significativamente suas características organolépticas, proporcionando maior maciez na boca graças à diminuição da acidez e, além disso, aumentando a extração de aromas).





 Artesana -Importadora Wine lovers

Destaque ao Tannat Rosado 2017.Fermentação em barrica de carvalho fracês, 100% Tannat. Desenho dos rótulos (Analía Lazaneo e  Valentina Gatti). Um Rosé delicioso!






Esperamos que tenham gostado das nossas relações de vinhos, realmente o Uruguai é um lugar que tem vinhos muito bons . Fortemente influenciado pelo Rio da Prata e Oceânico Atlântico, o Uruguai tem as suas principais regiões produtoras de vinhos na costa sul Maldonado, Canelones e Colônia. Situado entre os paralelos 30 e 35, a exemplo de Chile, Argentina, Austrália e África do Sul, o país possui, nas palavras de Juan Bouza, “a possibilidade de elaborar vinhos que possuem a energia do Novo Mundo e o refinamento do Velho Mundo”. É a terra do Tannat, sim, mas há muito mais por descobrir.

Amamos a casta Tannat!Tim Tim queridos leitores e até a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário