SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

24ª Avaliação Nacional de Vinhos em 24/09/2016 – Safra 2016 reunirá 850 participantes para uma verdadeira experiência sensorial.

fonte :conceitocom.com.br
Entre especialistas, enófilos e jornalistas do Brasil e do exterior a 24  Avaliação Nacional de Vinhos -Safra 2016 reunirá 850 participantes para uma verdadeira experiência sensorial. Às cegas, serão degustadas e comentadas 16 amostras selecionadas entre as 30% mais representativas das 241 inscritas por vinícolas de 5 estados brasileiros. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), ocorrerá a partir das 9 horas deste sábado, 24 de setembro, no Pavilhão e do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.
Serão 15 convidados pela ABE, entre eles o Enólogo do Ano 2015, Christian Bernardi e o ator Thiago Rodrigues, além de grandes nomes do exterior, e um sorteado no dia do evento. Os participantes também poderão validar suas avaliações por meio de um sistema totalmente digital. Desse modo, a mediana do público será conhecida durante as degustações, ampliando a participação dos apreciadores de vinhos.
O presidente da ABE, enólogo Juliano Perin, lembra que desde a coleta até as degustações dos enólogos, a Avaliação passou por processos minuciosos de análise. "O dia 24 mostrará às centenas de apreciadores de vinhos que o empenho da ABE e a exemplar coordenação técnica da Embrapa Uva e Vinho reúne profissionais renomados em busca da valorização e divulgação da viticultura nacional. E os participantes ainda poderão degustar parte das amostras mais representativas, que expressam terroir tão diferentes", destaca.
O caminho até o grande dia da Avaliação é intenso, cerca de 15 profissionais estiveram envolvidos na coleta das amostras, realizada de 18 de julho a 03 de agosto sob a coordenação técnica da Embrapa Uva e Vinho. As equipes foram qté 45 vinícolas localizadas na Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo e recolheram 9 garrafas de cada amostra inscrita na Avaliação, totalizando 2.169 exemplares sem rótulo ou marca que identificasse a empresa participante. Esse sigilo será mantido durante as degustações pelo público, que só conhecerá o nome e a origem dos vinhos ao final do evento.
Outro ponto alto será a entrega do troféu Vitis, que desde 1993 homenageia figuras que dedicam tempo, conhecimento e talento para a promoção do vinho brasileiro. O troféu Vitis é entregue em 2 categorias: Destaque Enológico e Amigo do Vinho.



Fotos : Jeferson Soldi


Informações  para  imprensa:  Augusto Vasconcelos da  www.conceitocom.com.br


COMENTARISTAS
1. Aldemir Dadalt – sommelier e empresário (Brasil)
2. Baudouin Havaux – jornalista (Bélgica)
3. Christian Bernardi – Enólogo do Ano 2015 (Brasil)
4. Cristián Aliaga  – enólogo (Chile)
5. Diego Arrebola – sommelier (Brasil)
6. Guilherme Velloso – jornalista (Brasil)
7. Juan Carlos Rincón – jornalista (Reino Unido)
8. Liana Sabo – jornalista (Brasil)
9. Marcelo Copello – jornalista (Brasil)
10. Pascal Marty – enólogo (França)
11. Petrus Elesbão –  organizador Vinum Brasilis (Brasil)
12. Rebecca Murphy – jornalista (USA)
13. Stavroula Liapi – enóloga (Grécia)
14. Thiago Rodrigues – ator (Brasil)
15. Túlio Dek – músico (Brasil)

PROGRAMAÇÃO
8h – Credenciamento
9h – Abertura
9h30min – Degustação/Comentários
11h – Intervalo
11h30min – Entrega de Troféus VITIS
12h – Degustação/Comentários
13h – Prova de Espumantes
13h30min – Almoço
16h30min – Encerramento

LOCAL E DATA :Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, no próximo sábado, 24 de setembro, a partir das 9h.



Nenhum comentário:

Postar um comentário