SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Curiosidades sobre algumas uvas - Parte 1 - uvas que começam com letra "a"

UVAS COM A LETRA "A":É impossível conhecer todas as uvas do mundo, mas vamos começar postagens especiais explicando um pouco sobre elas e assim aos poucos vamos reconhecendo as que já experimentamos habitualmente e conhecendo as novas castas que não experimentamos habitualmente.
Vamos juntos desvendar esses nomes e os sabores e regiões. Tim Tim!



Portuguesas:

Arinto:também conhecida como Pederña em Portugal e Pedreña na Espanha, uma das castas nativas mais antigas de Portugal, com longa tradição na região de Bucelas.

Antão Vaz: cultivada principalmente na região quente e seca do Alentejo.

Alvarinho:é uma das castas brancas mais reputadas da Península Ibérica, famosa por originar vinhos brancos frescos e aromáticos.

Alicante Bouchet: essa tinta faz sucesso na região do Alentejo, em Portugal. Utilizada para dar estrutura e corpo aos rótulos produzidos na região.Essa casta foi criada pelo Francês Henri Bouchet e é a união das castas Petit Bouchet e Grenache.

Aragonês: casta portuguesa, assim definida no Alentejo. Na região do Douro chama-se Tinta - Roriz e na Espanha é conhecida por vários nomes conforme a região: Tempranillo, na Ribera del Duero, Tinto Fino na Rioja, Cencibel em La Mancha, Tinto del Pais na Catalunia.

Avesso: é uma casta portuguesa branca que tem origem na região do Vinho Verde, no nordeste de Portugal, mais especificamente no Minho.

Afrocheiro: encontra seu território natural na região do Dão,estendendo-se para Alentejo, Tejo e Palmela.

 Grega:

Uva Agiorgitiko:origem Nemeia, essa uva grega é conhecida também como Mavro Nemeas e da origem a vinhos com castas 100% pela uva e da origem a vinhos rotulados com a demoninação de origem (Nemeia)

 França:

Uva Auxerrois é uma uva branca conhecida também como Pinot Auxerrois ou Axerrois Blanc.Estas castas são cultivadas na Alsácia e da bom vinhos varietais com a uva pinot blanc

Espanha:

Uva Airén: seu maior cultivo está na Espanha, e pode originar vinhos brancos bem originais.

Itália:
Uva Aglianico:é a casta de uva mais antiga da Itália, sendo responsável pelos grandiosos vinhos Taurasi.

Suíça e Itália:

Uva Arvire: é uma variedade de casta branca cultivada na região suíça de Valais e na província  Valle d' Aosta na Itália.

Por hoje é só, mas continuaremos postando entre as postagens as denominações e região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário