SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Dicas de 4 vinhos de qualidade( Chileno, Italiano, Espanhol e Português)





As Apreciadoras de Vinhos experimentaram alguns vinhos nessas semanas e acabaram não postando, então resolvemos postar todos juntos especificando suas diferenciações, mas podemos garantir que todos acima nos surpreenderam positivamente.
O primeiro vinho é um Chileno de alta qualidade, nós já postamos sobre ele anteriormente, pois em outra ocasião experimentamos o Pinot Noir dele, mas aqui foi a vez do Montes Alpha Carmenere, o que podemos dizer inicialmente é que essa vinícola chilena (MONTES ALPHA) faz vinhos maravilhosos.O segundo vinho, também é de nível, o italiano Briccotondo, um vinho tinto de uma região que faz vinhos maravilhosos na Itália.
O terceiro é um vinho espanhol da renomada vinícola Pinord que  tem anos de tradição, aprovado também pelas Apreciadoras de Vinhos.
O último é um Português de uma renomada vinícola Portuguesa  José Maria da Fonseca, a tradição e alta qualidade não poderia ser diferente, um vinho que facilmente se encontra no mercado, mas de qualidade e de bom sabor.

Então vamos falar de um vinho de cada nacionalidade(Chileno, Italiano, Espanhol, Português).. vamos começar..espero que as dicas ajudem você leitor :

1-Montes Alpha Carmenere - safra 2013- Chile - De cor Rúbi e profunda e viva.O vinho apresenta natureza elegante do Carmenere, com aromas de Pimenta do Reino e notas de frutas vermelhas, chocolate, baunilha e ameixa. na boca o vinho é distintamente suave, com taninos moderados e final longo. As uvas vem da propriedade El Arcangel Marchigue no extremo oeste do Vale de Colchagua, onde há 18 Km do oceano Pacífico.
O clima é relativamente frio.
Solo:Argilosos
Após a fermentação o vinho amadurece em barricas de Carvalho Francês por 12 meses.

2-Vinho Briccotondo Piemonte Barbeda - Italiano- uva :Barbera
Aroma:frutas maduras com taninos finos e final longo.
Amadurecimento:5 meses sendo parte em carvalho Francês e parte em carvalho da Eslovênia
Vinícola :Fontanafredda
Aroma:amora, ameixa, toques de pimenta e canela

3- Vinho Marques de Pluma-Cosecha- vinícola Pinord- Espanha- as uvas :Tempranillo
Elaborado com tinta fina procedente de cepas com mais de 35 anos, sua vintage e seleção é feita manualmente.
Aparência:tinto de um vermelho granado intenso e vivo.
Aroma: leque de aroma de frutas vermelhas com toques minerais e alcaçuz.
Sabor:em boca se apresenta intenso, carnoso e amplo, fazendo-se presente as sensações frutais com passos  de boca sedoso e acidez equilibrada.

4-Periquita- vinho da vinícola José Maria da Fonseca - Portugal-é conhecido como primeiro vinho tinto engarfado em Portugal.
Essa inovação traduz sua originalidade e reflexo da Portugalidade que surge de sua presença na mesa dos portugueses desde  1850.

História:
A história do Periquita remonta ao inicio da própria história da José Maria da Fonseca quando o fundador em 1846 comprou a propriedade Cova da Periquita.Foi nessa propriedade, hoje quase engolida pelo desenvolvimento urbano, que se plantou as primeiras uvas da casta Castelão.
O vinho produzido, provou ser o melhor da região, fazendo com que outros  produtores pedissem a vara daquela casta, tornando-se o vinho mais conhecido em Azeitão, como vinho da Periquita.
Em 1886 recebeu medalha de ouro em uma exposição de vinhos de Berlim.
A marca Periquita foi registrada em 1941,  é a mais antiga marca de vinho de mesa.

Castas:48% Castelão, 37% Trincadeira, 15%Aragônes

Aroma:Suave, frutos vermelhos, floral, eucalipto, alguma madeira

Paladar:Frutado e taninos suaves

Envelhecimento:6 meses em barrica de carvalho francês e americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário