SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

domingo, 2 de novembro de 2014

Vinhos e queijos como combinar

A regra clássica:
Em geral,  queijos de casca dura combinam com vinhos tintos e queijos frescos vão melhor com os brancos e quanto mais cremosos o queijo, mais acidez o vinho deve ter.

A harmonização de queijos e vinhos  é tradicional e por ser um produto isolado,  sua combinação, pode parecer mais fácil, mas não se engane,  principalmente quanto aos queijos fortes, que geralmente matam os vinhos.

Ocorre se você esta servindo um único vinho durante uma reunião, onde há diversos tipos de queijos..calma...não é nenhum pecado, nesse caso escolha um que não seja muito maduro, nem muito suave.

Agora se você for servir um único tipo de queijo dê uma olhada nas dicas para apreciar de forma deliciosa um bom vinho com queijo:

Quanto mais duro for o queijo(parmesão) mais tânico pode ser o vinho.As uvas são suficientemente robustas para não perder a estrutura.






Queijos de massa mole e casca aveludada:os mais conhecidos são o brie, chamois d'or e camembert que vão melhor com vinhos brancos do tipo Chardonnay.Quem preferir a companhia de um tinto pode optar por um vinho Pinot Noir.




Fondue:prefira os brancos ácidos, como suiços, gregos, austríacos ou os feitos com uva sauvignon blanc da Nova Zelândia.













Queijos frescos e sem casca: vinhos brancos, leves como riesling ou chardonnay acompanham bem mozzarella ou mascarpone. Vinhos rosés são opções.











Queijos Azuis: feitos a partir da maturação de fungos, gorgonzola, roquefort, stilton, maytag, combinam com vinhos mais doces, para quebrar o sabor rico, forte e salgado.Escolha um recomendado para acompanhar sobremesas, tinto, um branco de sauternes ou um vinho do Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário