SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

VINHO 4 CASTAS 2016 ESPORÃO



Hoje falaremos sobre um vinho maravilhoso que trouxemos de Portugal, caso quiser relembrar nossa ida a Esporão: https://apreciadorasdevinhos.blogspot.com/2018/06/herdade-do-esporao-por-apreciadoras-de.html


Curiosidade:CASTAS: Touriga Nacional, Syrah, Petit Verdot, Touriga Franca, sendo que as castas Touriga nacional e Touriga Franca ficam 6 meses em depósito de cimento também conhecido como cuba de betão e a Syrah e Petitt Verdot , 6 meses em carvalho francês.


A Primavera apresentou-se com temperaturas mais baixas e com maior humidade do que nos anos anteriores, condições climatéricas ideais para as doenças fúngicas nas videiras que implicaram um cuidado acrescido nas vinhas, para evitar os ataques de míldio. As temperaturas mais frescas nesta altura do ano providenciaram um período de crescimento vegetativo mais longo e apesar do calor que se fez sentir a partir de julho, o inicio da vindima aconteceu cerca de 10 dias mais tarde que o habitual. As temperaturas quentes continuaram ao longo de todo o período da vindima, mas as uvas chegaram com uma qualidade excelente, com níveis de açúcar moderados e com acidez um pouco mais baixas que a media dos anos anteriores.

Vinificação: Fermentação com temperaturas controladas (22 a 25ºC) em lagares com pisa a pé, cubas de betão e cubas de inox.
Estágio: Estagiou durante 6 meses entre cuba de betão e barricas de carvalho francês, seguidos de mais 6 meses em garrafa, antes de ir para o mercado.

Notas dos Enólogos por: David Baverstock e Sandra Alves.

Cor: Aspecto límpido, cor ruby concentrada.

Aroma: A Touriga Nacional transmite algum floral e a Touriga Franca acrescenta as bagas pretas, num conjunto complexo e elegante complementado pelas notas de compota e algumas especiarias que lembram pimenta preta.
Palato: Na boca sente-se a textura da Touriga Franca, a firmeza e estrutura do Syrah, complementado pelo final longo e intenso providenciado pelo Petit Verdot.

No Brasil a importadora é a Qualimpor e a assessoria de imprensa é a Tema Assessoria de Comunicação.
Tim Tim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário