SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

sábado, 30 de junho de 2018

Herdade do Esporão por Apreciadoras de Vinhos
























Na continuação de postagens especiais das Apreciadoras de Vinhos em nossa ida a Portugal, a segunda visita foi a Herdade do Esporão.
Situada no coração do Alentejo, e integrada na DOC Reguengos de Monsaraz, a Herdade era um local que estávamos com muita vontade de conhecer, já que somos consumidoras dos vinhos e azeites e participamos de eventos onde a Importadora Qualimpor apresenta os lançamentos, tanto que tivemos a oportunidade de conhecer  o João Palhinha da Qualimpor e  o atencioso Diogo Melo e Castro diretor Comercial Global do Esporão que no último evento apresentou vinhos incríveis.


Para quem não sabe a renomada Tema Assessoria de Imprensa é a responsável pela divulgação da Qualimpor e Esporão, por isso no final da postagem iremos postar sobre um evento que ocorre hoje na Herdade do Esporão: o Dia Grande.


Voltando a nossa visita essa semana, recomendamos você vivenciar essa experiência, pois a Herdade ao contrário dos habituais tanques de aço inox e barricas de carvalho, também utiliza  depósito de cimento e talhas para seus vinhos. 



Talhas: vinhos que traduzem as características de vinhas e castas criteriosamente selecionadas, vinificadas em ânforas antigas de barro(talhas), técnica ancestral trazida para o Alentejo pelos romanos. Vinhos naturais que traduzem um perfil direto, autêntico e vibrante, sem adição de leveduras.Incrível!





























O local é bem decorado e o  verão o torna muito bonito,  a atenciosa Carina nos apresentou o local e os seguintes rótulos:




 1-VINHO DEFESA BRANCO: Castas :Antão Vaz, Arinto e Roupeiro;
 VINHA DA DEFESA
BRANCO 2014 -
Filosofia: Com um estilo contemporâneo e perfil elegante e intenso, mostra o caracter de talhões selecionados e bem definidos.
Ano de Colheita: Um Inverno húmido seguido de um Verão ameno, com grandes amplitudes térmicas, possibilitou bom desempenho na maturação, permitindo ter vinhos mais equilibrados e intensos.
Castas: Antão Vaz, Arinto, Roupeiro.
Vinificação: Desengace, choque térmico, prensagem, decantação do mosto, inoculação com leveduras seleccionadas, fermentação com temperaturas controladas em cubas de inox, centrifugação, estabilização, filtração.
Engarrafamento: Janeiro 2015
Informação técnica:
Notas dos Enólogos por: David Baverstock e Sandra Alves.
Cor: Aspecto límpido, cristalino.
Aroma: Aroma citrino e intenso, com sugestões de lima e alperces.
Curiosidade: As Defesas  eram grandes propriedades coutadas, defendidas das pastagens de gado vindo de outras paragens, e estão diretamente  ligadas à formação de Portugal, no período de  da reconquista cristã do sul.


2- ESPORÃO-RESERVA TINTO 2015
DOC Alentejo
Conceito: O primeiro vinho feito pelo Esporão em 1985. Obtido a partir de uvas da Herdade do Esporão, mostra a consistência e o caracter rico e típico dos melhores vinhos do Alentejo.
Castas: Aragonez, Trincadeira, Cabernet Sauvignon, Alicante Bouschet.
Vinificação: Colheita em separado de cada casta, desengace, esmagamento, fermentação alcoólica em cubas e pequenos lagares de inox com temperaturas controladas, prensagem, seguindo-se a fermentação maloláctica em cuba de inox.
Estágio: Estagiou durante 12 meses em barricas de carvalho americano (60%) e francês (40%) Após o engarrafamento seguiram-se mais 8 meses de estágio em garrafa.
Notas dos Enólogos por: David Baverstock e Sandra Alves.
Aroma A compota de ameixa preta, as notas frescas quase mentoladas e os apontamentos de especiarias que lembram o cravinho, compõem o bouquet complexo e profundo.
Palato: Na boca é equilibrado, com taninos aveludados e cheios de personalidade, em harmonia com a fruta que é a protagonista num final intenso e elegante.

3-QUINTA DOS MURÇAS RESERVA:
Castas: Tinta Roriz,  Tinta Amarela, Tinta Barroca, Touriga Nacional, Touriga Franca, Sousão,etc.;
Estágio: 12 meses em barrica de carvalho francês e americano, usado por  12 meses;
Aroma: frutos pretos maduros, balsâmico, como a esteva.


Sobre o Dia Grande hoje (dia 30/06):

O Esporão abre as portas de sua Herdade no Alentejo para a 4ª edição do “Dia Grande”, um fim de semana especial e rico em experiências. Muitas degustações, visitas às caves, workshops e concertos, tudo para que os convidados possam conhecer a essência do Esporão. O completo programa inclui visita às adegas e ao lagar, prova de vinhos e azeites, além de degustação da cerveja artesanal Sovina, incorporada recentemente ao seu portfólio. Além disso, terá também passeio de bicicleta,piquenique, cinema e teatro para as crianças, prova de vinhos de talha, vertical de Monte Velho e prova de raros Esporão Garrafeira, seu rótulo mais icônico. Entre os workshops, destaque ao de serigrafia com Diogo Decalle e à aula de práticas agrícolas acompanhada de prova do vinho Esporão Colheita.
Para o almoço, nove conhecidos chefs criaram um menu em conjunto: Bruno Caseiro, António Galapito, Hugo Brito, Leopoldo Garcia, Rodrigo Castelo, Rui Martins, Vasco Coelho Santos, José Júlio Vintém e Joaquim Saraiva. Os pratos, feitos com produtos orgânicos, prometem garantir ao convidado uma interessante experiência gastronômica.


Durante o “Dia Grande”, a música também estará presente: nos jardins da Herdade, performances e atuações musicais ficarão a cargo do bailarino Romeu Runa e do grupo de jazz Desbundixie. Além disso, haverá duas grandes exposições no Centro de Enoturismo Esporão: ‘A Arte dos Rótulos Esporão’ e ‘10 anos da Quinta dos Murças.

Após o jantar, a banda Cais do Sodré Funk Connection garantirá a animação noite dentro. Ao final, as tendas convidarão os participantes a uma noite muito inusitada: dormir e acordar bem no meio do vinhedo. Para mais informações, acesse:http://diagrande.pt/

Foto concedida por Tema Assessoria de Imprensa


Tim Tim e esperamos que tenham gostado das dicas !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário