SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

sábado, 30 de junho de 2018

José Maria da Fonseca por Apreciadoras de Vinhos



A nossa terceira visita foi a uma vinícola que fica em Azeitão, essa vinícola tem renome e é bem conhecida no Brasil, sendo a Interfood a importadora no Brasil.
A José Maria da Fonseca  exerce atividade agrícola desde 1834 e na atualidade é o mais antigo produtor  de vinho de mesa e de Moscatel de Setúbal em Portugal.


Aqui uma foto que demonstra como era a princípio colocado o vinho nas garrafas, tudo no começo era bem manual e quem visitar a  Casa Museu em Azeitão pode ver um pouco dessa história pessoalmente. 


A casa Museu foi construída no século XIX, sendo restaurada em 1923 pelo arquiteto suíço Ernesto Korrodi, tendo sido a residência da família Soares Franco até 1974.

A Casa Museu inicia-se com  a história da empresa e visitas as adegas onde estagiam o vinho Periquita e os antigos  Moscatéis de Setúbal.
Acabamos conhecendo sobre o moscatel roxo,  uva é escassa e  bem cara .A Atenciosa Inês  nos apresentou os detalhes do lugar.




Aqui nessa foto  é a sala fechada da família, onde há os melhores vinhos,  somente abre para políticos, personalidades importantes e para própria família.
Vinhos degustados:



1- PERIQUITA 2016
VINHO ROSÉ
V.R. PENÍNSULA DE SETÚBAL

Periquita é conhecido por ser o primeiro vinho tinto engarrafado de Portugal. Estamos há muito tempo e, com foco no típico momento português, um Rosé foi uma evolução natural. Este vinho, feito a partir de Castelão, Aragonês e Trincadeira, é um complemento perfeito para saladas, massas e mariscos ou simplesmente como um bom aperitivo. 

A história da Periquita está entrelaçada com a história da própria José Maria da Fonseca, a partir da década de 1820, quando o fundador da empresa, José Maria da Fonseca, chegou a Lisboa e comprou várias propriedades locais. Uma dessas aquisições, provavelmente em 1846, foi a Cova da Periquita. Foi nessa propriedade que José Maria da Fonseca plantou uvas vermelhas da casta Castelão, que trouxe da região do Ribatejo. Embora não tenhamos certeza de quando a primeira safra foi produzida, estamos certos de que em 1850 o vermelho Periquita já estava sendo produzido.

José Maria da Fonseca registou a marca Periquita em 1941. A Periquita é agora a marca mais antiga de vinhos de mesa portugueses que adquiriu ampla popularidade ao longo dos anos em Portugal e uma notoriedade considerável em mercados de exportação como a Suécia, Brasil, Reino Unido, EUA, Canadá. , Dinamarca e Noruega. O Periquita Rosé foi produzido pela primeira vez a partir da safra de 2007. Este novo membro da família oferece o mesmo valor que os consumidores Periquita foram usados ​​ao longo dos anos.


2-PERIQUITA RESERVA 2016
VINHO TINTO
V.R. PENÍNSULA DE SETÚBAL
O Periquita Reserva representa uma mistura entre a verdadeira e original tradição do Periquita e uma visão para o futuro.

O vinho produzido na Cova da Periquita revelou-se imediatamente o melhor da região, fazendo com que outros proprietários pedissem a José da Maria da Fonseca o corte desta variedade para plantar nas suas próprias propriedades. Desta forma, o vinho bacame conhecido em Azeitão como vinho Periquita, e passou a ser comercializado por José Maria da Fonseca como Periquita

José Maria da Fonseca registou a marca Periquita em 1941. A Periquita é agora a marca mais antiga de vinhos de mesa portugueses, tendo adquirido larga popularidade em Portugal ao longo dos anos e considerável notoriedade de marca nos mercados de exportação como a Suécia, Brasil, Reino Unido, EUA. Canadá, Dinamarca e Noruega.

O Periquita Reserva representa a verdadeira tradição do Periquita, bem como uma visão para o futuro. As castas autóctones Castelão, Touriga Nacional e Touriga Francesa conferem ao Periquita Reserva um carácter, um aroma doce e complexidade.


3-ALAMBRE 20 ANOS ♦
D.O.C. MOSCATEL DE SETÚBAL
O Moscatel de Setúbal é um vinho de sobremesa produzido em Portugal na Península de Setúbal, uma região a sul de Lisboa que foi reconhecida como uma D.O.C. em 1907. Há alguns anos, José Maria da Fonseca decidiu marcar seu Moscatel como Alambre. Alambre foi o nome da herdade onde José Maria da Fonseca plantou pela primeira vez vinha da casta Moscatel, e também se refere à cor âmbar do vinho. A Alambre é uma marca de prestígio tanto em Portugal como no exterior.

A Península de Setúbal tem condições únicas para produzir vinhos fortificados da uva Moscatel. O clima é influenciado pelos rios Tejo e Sado e pela Serra da Arrábida. Tem características mediterrânicas com dias quentes e secos e noites úmidas no final do verão. Os invernos são frios, mas não muito chuvosos. Este vinho é uma mistura de 19 safras, onde o vinho mais jovem tem pelo menos 20 anos e, o mais antigo tem quase 80 anos, resultando em um vinho fresco, complexo e rico, o orgulho de José Maria da Fonseca.


Tim Tim e até a próxima postagem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário