SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

domingo, 1 de julho de 2018

Agro - Batoréu por Apreciadoras de Vinhos


                           Foto nas parreiras de uvas com José Batoréu Silvestre e João Silvestre


Hoje postaremos sobre uma vinícola muito especial para as Apreciadoras de Vinhos, a Agro- Barotéu  http://www.batoreu.com/  . 

                                          com José Batoréu Silvestre e João Silvestre

Tivemos a oportunidade de conhecer o atencioso José Batoreu Silvestre  pela primeira vez em fevereiro de 2016 no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, caso quiserem relembrar : http://apreciadorasdevinhos.blogspot.com/2016/02/caravana-dos-vinhos-do-tejo-no.html  , na ocasião já gostamos muito dos vinhos e a cada ano da Carava dos Vinhos do Tejo  a vinícola Batoréu vinha com novidades, tanto que  uma paixão inesquecível foi experimentar o Vinho Grande Reserva Terra Silvestre, uma verdadeira obra de arte.

Aqui uma foto com o querido Romero Cabral, no nosso primeiro contato com o vinho Terra Silvestre Grande Reserva na Carava dos Vinhos do Tejo.

Diante desse contato no Brasil com a Caravana dos Vinhos do Tejo, mencionando também  José Santanita diretor geral da Wine Senses que também é um dos  responsáveis por esse evento anual, fomos para Portugal  em ( Aveiras de Cima) e fizemos questão de conhecer onde são elaborados os vinho Batoréu e descobrir um pouco da história dessa vinícola que está há muitos anos elaborando vinhos de qualidade.

Um pouco da história da família:

Em 1860, Ignacio Batoreu e José N. Canteiro são estabelecidos como produtores de vinho em Aveiras de Cima, cultivando suas próprias uvas em vinhedos localizados no Sítio dos Poços, o mesmo local onde hoje está localizada a principal propriedade da família. No início dos anos 1900, o património vitivinícola da família Batoreu continuou com o filho de Ignácio, António Batoreu, que construiu uma nova adega e começou a vender regularmente o seu vinho para distribuição no mercado de Lisboa. Em 1921, António Batoreu perdeu o pai Ignacio e a sua mulher Nazaré em apenas 4 meses. O filho único de António, José Batoreu, tinha apenas 15 anos e começou a trabalhar no negócio do vinho ajudando o pai. Alguns anos mais tarde fundaram a empresa BATOREU & FILHO, que foi mantida até à morte de António em 1957. Depois disso, José Batoreu continuou a gerir o negócio do vinho com sucesso. Em 1935, José Batoreu casou-se com Camila Canteiro, filha de José C. Canteiro.

Rótulos no decorrer dos anos

 Durante décadas (décadas de 1920 a 1960), José C. Canteiro foi um dos maiores empreendedores vinícolas da região. Ele desenvolveu seu negócio e se tornou o maior proprietário de terras da vila, plantando alguns dos principais vinhedos da região. Em 1970, uma parte significativa da herança de José C. Canteiro passou para José Batoreu e sua esposa Camila e em 1981, após a morte de José Batoreu, para suas duas filhas, Maria José e Maria Camila. Desde então, o marido de Maria José, Armando Silvestre, foi o principal mentor do negócio de vinhos da família. Em 1988, foi fundada a empresa familiar AGRO-BATOREU, com o objetivo principal de produção e comercialização de vinhos engarrafados de qualidade. Duas grandes marcas foram registradas: BATOREUS (1989) e TERRA SILVESTRE (1992). Em 2007, Armando Silvestre morreu repentinamente e seus dois filhos João e José Batoreu Silvestre decidiram dar continuidade ao legado familiar de vitivinicultura. José Batoreu Silvestre tornou-se gerente geral da empresa.


No local pudemos ver os diversos prêmios da vinícola, a forma como são armazenados os vinhos e como são engarrafados .
E as parreiras de uvas no verão de junho:

A qualidade dos vinhos tem castas tradicionais portuguesas como: Arinto e Fernão Pires(vinhos brancos), Trincadeira, Aragonez e Touriga Franca(vinhos tintos) e recentemente foram introduzidas as seguintes castas internacionais : Cabernet Sauvignon, Alicante Bouschet e Syrah.

Vamos aos vinhos:

Em contato direto com o produtor você nota a dedicação, a história e vê como eles elaboram os vinhos, dentre vários detalhes que observamos, um rótulo em especial do vinho Casa Batoréu com uvas Arinto, esse rótulo é a imagem da casa Batoréu e que incrível vivenciarmos isso.


Esse vinho em especial promete chegar  no final do ano ao Brasil. 

Terra Silvestre Arinto:
Produzido a partir das uvas Arinto (100%) Cuba de aço inoxidável com um período curto de contato com a pele, com temperatura controlada entre 15 e 17ºC. Estabilização a frio.  Cor amarela, elegante com boa acidez e muito bem equilibrada na boca. Com um acabamento muito bom. Refeições leves, carnes brancas ou pratos de peixe, massas e frutos do mar. Sirva a 10-12ªC.




Foto do Vinho Grande Reserva Terra Silvestre e atrás a homenagem ao Sr. Armando Silvestre.




Vinho Terra Silvestre Red Blend:
Uvas:Touriga Franca 50%, Syrah 30%, Alicante Bouschet 20%.
safra 2015. Cor violeta carregada.Aroma intenso, fruta vermelha.Macio e muito persistente.Ótimo para acompanhar carnes e queijos.

Vinho Terra Silvestre Private Select:
Uvas: Alicante Bouschet 60%, Syrah 40%. Safra 2015.
Aroma intenso de frutas vermelhas. Vinho persistente também ótimo para acompanhar vinhos e queijos.


Vinho Terra Silvestre Grande Reserva
( vinho inesquecível)
Uvas: Alicante Bouschet 60%, Syrah 40%. Safra 2014. Esse vinho é um produto exclusivo, elaborado com a seleção de melhores uvas.Desta colheita foram produzidas apenas 1.200 garrafas. Produzidos com uvas criadas nas vinhas de Aveiras.
Estágio de 18 meses em barricas novas de carvalho francês.Cor violeta carregada, aroma e sabor muito intenso com notas de madeira bem pronunciada e macia.ótimo para acompanhar pratos de carnes e queijos.

(Terra Silvestre  Reserva tinto  2015 com Uvas 50% Touriga Franca, 25% Syrah, 15% Alicante Bouschet e 10 % Cabernet Sauvignon) .

No Brasil os vinhos Terra Silvestre tinto Terra Silvestre  ( castas  50% trincadeira, 30% castelão, 20% Syrah) já estão a venda no Grupo Pão de Açúcar e  o Reserva Terra Silvestre no Clube de Vinhos Pão de Açucar, já o branco Casa Batoréu promete chegar em breve no Brasil.

O Grande Reserva Terra Silvestre ainda não tem no Brasil, mas esta a venda em sites renomados como o ( www.thierrylurton.com)

Um lugar especial para guardar no coração, com uma recepção incrível, sendo uma honra para as Apreciadoras de Vinhos trazer um pouco dessa linda história e beber vinhos feitos com tanta dedicação.
Tim Tim e muita prosperidade a Agro-Batoréu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário