SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Formação sobre vinhos Portugueses com Alexandre Lalas

Foto: Palestra com Alexandre Lalas

As Apreciadoras de Vinhos ontem participaram de um curso voltado para trade, jornalistas e formadores de opiniões (Formação sobre Vinhos Portugueses com Alexandre Lalas). A ViniPortugal está no  Brasil para realizar um conjunto de ações de formação sobre vinhos portugueses, então participamos ontem do nível III com o crítico de vinhos e jornalista Alexandre Lalas em São Paulo no Hotel Intercontinental.
Nós adoramos as especificações do palestrante e vamos resumir um pouco do nosso conhecimento adquirido, pois boa informação merece ser repassada, ainda mais as dicas incríveis dos vinhos e regiões de Portugal, mas antes vamos deixar nosso elogio a Essência do Vinho que é uma empresa líder na produção e divulgação de eventos de vinho e de gastronomia em Portugal, tendo uma forte presença no Brasil, estando presente no Brasil, Alemanha, Angola, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, França, Holanda, Japão, Reino Unido, França, Suíça, entre outros.

Para quem não sabe Portugal tem mais de 250 castas(uvas) nativas e a Itália tem 1000 todas catalogadas.
Portugal tem uma diversidade incrível, então vamos começar quanto ao solo:
O granito esta presente na região dos Vinhos Verdes, Dão, Douro e Alentejo; já o Xisto no Douro e Alentejo; quanto a argila e calcário (Bairrada, Tejo, Península de Setúbal e Lisboa); Arenoso( Bairrada, Tejo, Península de Setúbal e Lisboa).

O número 1 no mapa onde esta em verde claro, é a Região dos Vinhos Verdes: Essa região tem vinhos leves, acidez elevada, minerais, aromas de maça, flores.
Na região há a uva vinhão, que faz um vinho complexo e difícil de beber, mas que combina perfeitamente com a iguaria da região que é a lampreia.
As principais castas são: alvarinho, trajadura, arinto, loureiro, vinhão. Na região há castas tintas e brancas.
Degustamos o vinho Portal do Fidalgo:castas Alvarinho,frutado, mineral e fresco.

No mapa na cor lilás, número 7, encontra a região de Bairrada onde há as principais castas:Touriga Nacional,  Bical, Fernão Pires(Maria Gomes), Baga, castelão.
Degustamos o Vinho Luis Pato: uvas 100% Maria Gomes, branco seco, região Bairrada/ Produtor :Luiz Pato - importadora Mistral.


Lisboa prevalece as castas arinto, bastardo, trincadeira.
 
Vinho muito bom!

Península de Setubal: Tem a casta  moscatel de setúbal( que tem aroma de noz, passas e mel), a moscatel roxo( que tem pouca produção e é cara). Há também castas como Fernão Pires, Castelão, Bastardo, Arinto.

Ilha da Madeira: Ficamos encantadas com as informações sobre a Ilha da Madeira.Castas: Sercial, Verdelho, Boal e Malvásia. A durabilidade desses vinhos são extremas.
Curiosidade:Há +/- 02 anos houve uma prova em Londres, onde foram levados vinhos de 300 anos da Ilha  da Madeira e foi um sucesso. Londres fez abrir o mercado.
A forma como se produz o vinho na região é incrível.

Douro:Possui mais de 50 castas: tintos( touriga nacional, tinta cão, tinta barroca, tinta roriz, touriga francesa) castas brancas: donzelinho branco, esgana-cão, malvásia.
A região é maravilhosa pelo seu famoso Rio Douro, e conta com temperaturas extremas, sendo que o verão pode alcançar até 50 graus e no inverno menos 10 graus

Degustamos o vinho Castello D'Alba. Interessante que a rolha do 2012 vem "Boa é a vida, mas melhor é o vinho":Fernando Pessoa. Aqui não observamos a rolha do 2013,  mas um bom vinho é cada detalhe a ser visualizado, sentido e saboreado. Muito bom!Macio e sedoso na boca.


O vinho Quinta Vale D. Maria é maravilhoso no aroma e no sabor!!A propriedade fica a foz do Rio Torto. Tem 93 pontos na Wine Enthusiast.

Dão:Principais castas ( encruzado, touriga nacional, alfrocheiro, tinta roriz e Jean.) Aromas complexos e delicados.

Tejo:castas ( tintas: castelão, trincadeira, aragonês, touriga nacional,) brancas: Fernão Pires, Arinto.
Já falamos um pouco da região do Tejo nas postagens anteriores sobre o evento Vinhos do Tejo no Consulado Geral de Portugal em SP. Há vinhos ótimos!

Alentejo:Diversidade de solo granito/ castas principais : aragonês, trincadeira, alicante boushet, antão vaz, roupeiro.

Vinhos do Porto:falamos sobre eles no evento Porto & Douro no Hotel Intercontinental. Adoramos a dica do palestrante de guardar vinhos do Porto na geladeira.A temperatura para degustar um vinho do Porto interfere muito no sabor e na conservação.

Não escrevemos sobre todas regiões, pois há muitas diversidades em uvas, vinhos e lugares, mas com todo carinho dedicamos a postagem a Portugal que tem sido assiduamente mencionado em nossas postagens!Esperamos que tenham gostado da postagem e segue abaixo o mapa para você leitor se localizar:


        Mapa retirado da internet, apenas para nossa  complementação das regiões de Portugal.



Quer saber sobre os melhores eventos de vinhos, dicas e informações...acompanhem nossa página. Tim Tim!




Nenhum comentário:

Postar um comentário