SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

domingo, 3 de agosto de 2014

Uva Pinot Noir

É uma uva tinta da família das Vitis viniferas,originária da França.E a grande uva da região da Borgonha,sudoeste da França,com a qual são produzidos vinhos bastante admirados.
 A Pinot Noir é considerada a  uva mais difícil de cultivar e difícil adaptação, mas também é considerada a uva que mais produz os vinhos  mais elegantes do mundo.
Esta uva  tem um grande diferencial das outras,  ela dificilmente pode ser misturada com outras uvas(exceto champagnes) já que,  com a sua maior virtude e sua sutileza, fazendo parte  blend ficam ocultas atrás da opulência e potência das outras uvas tintas.
Ao servi-las, ela se expressa melhor em baixas temperaturas. Em termos climáticos, a Pinot Noir necessita, de climas frios e secos, por essa razão tem sido muito difícil sua adaptação às outras regiões fora da maravilhosa Borgonha.
Uma característica importante d



essa uva é que tem uma  mínima concentração de antocianinas( pigmento, cor) nas células de sua pele, portanto seu vinho sempre tem um aspecto visual claro e algumas vezes rosado. Sua fama é de produzir os vinhos mais suaves e sedosos do mundo.
Por ser tinto leve, sua versatilidade combina com carnes  vermelhas de textura macia, aves assadas ou ensopadas, peixes de gosto acentuados,  queijos de massa mole, risotos, vegetais cozidos.
A champagne rose ou branca harmoniza com entradas frias, risoto de camarão, tartar de salmão fresco ou defumado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário