Em 250 hectares de vinhedos próprios em Rioja Alta, a família Muga cultiva apenas cepas autóctones – as tintas Tempranillo, Garnacha, Mazuelo (Carignan) e Graciano, e as brancas Viura e Malvasia. O microclima de influência mediterrânico, atlântico e continental e o solo predominantemente argilo-calcário favorecem a lenta e plena maturação das uvas, originando vinhos de caráter único.
Muga conquistou grande reputação com seus tintos em estilo tradicional, especialmente o Prado Enea Gran Reserva, maturado por 48 meses em carvalho. Trata-se de um vinho de guarda, uma das referências máximas de Rioja Gran Reserva, capaz de envelhecer por décadas. O crítico Eric Asimov, do The New York Times, descreveu-o como “uma alma gentil num mundo de fruta explosiva”. Muga também elabora tintos concentrados, de perfil mais moderno.
Ênfase ao Elegante e complexo, o Prado Enea Gran Reserva combina majestosamente potência e classe. O corte de Tempranillo (80%), complementado por Garnacha, Mazuelo e Graciano, passa 12 meses em casco de carvalho de 16 mil litros e 36 meses em barricas de carvalho. Antes de ser lançado, ainda matura na garrafa por mais 36 meses. Ou seja, este tinto chega às prateleiras após, no mínimo, sete anos da data da colheita. No nariz, lembra frutas vermelhas e de bosque, ervas, especiarias e baunilha. Na boca é untuoso, intenso e profundo, com um toque mineral persistente e taninos delicados.
Quer saber mais sobre valores e características dos rótulos, acesse: epice.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário