SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Vinho do Porto:Diferenças e estilos de Vinho do Porto.

Vocês sabem como surgiu, as diferenças e como degustar um vinho do Porto?Então, as Apreciadoras de Vinhos estão nessa postagem informando tudo sobre o assunto "Vinho do Porto".Na imagem abaixo há o Vinho do Porto Ferreira- Tawny, que será objeto de exemplo, onde iremos citar curiosidades e história, mas adentraremos mais a fundo na história e estilos de vinhos do Porto:


Algumas das marcas mais conhecidas são :Taylor's, Ferreira, Quinta do Castro, Andresen, Borges, Croft, Dow's, Fonseca, Graham's, Ramos Pinto, Real Companhia Velha, Sandeman e Warr's.


Como é elaborado o vinho do Porto:

Para quem não sabe , ao vinho do Porto é adicionado aguardente durante a fermentação, a primeira fermentação é semelhante a do vinho, após o que muda é quando cerca de metade do açúcar esta já transformado em álcool.Nesta altura , por cada 4 litros de mosto adiciona 1 litro de aguardente vínica.A qualidade é muito  importante, a medida que o vinho envelhece, a aguardente e o vinho combinam-se numa sinergia mágica que irá contribuir para a complexidade subtil do Vinho do Porto Maduro.
Só os vinhos produzidos na Região do Douro podem ser chamados Vinho do Porto.

História do Vinho do Porto Ferreira:

Criada em 1975 por uma família de vinicultores proprietários no Douro, a Ferreira conheceu um especial protagonismo a partir da liderança de Dona Antónia A. Ferreira(1811-1896).Figura  lendária na história do Vinho do Porto.,Dona Antónia acreditava que " cada um em na sua terra deve fazer tudo que seja para bem da humanidade"(Julho 1855).
Produzido a partir de castas selecionadas da Região Demarcada do Douro, o Ferreira Tawny envelhece em madeira nas centenárias Caves da Ferreira.Este vinho apresenta um aroma fresco e delicado, sendo particularmente apreciado acompanhado com frutos secos, doces à base de fruta e melão.
Opinião das Apreciadoras de Vinhos sobre o vinho do Porto Ferreira Tawny:O vinho é bem suave, não muito doce, coloração clara, sendo marcante e ideal para acompanhar um queijo ou um doce, ressaltando que vinho do Porto tem um teor alcoólico alto, então um cálice já é o suficiente.

Você sabe quais os estilos de Vinho do Porto que existem?

-Tawny:é o caso deste Porto que saboreamos, com uma coloração clara, o Porto Tawny jovem(aqueles com menos de 3 anos), costumam ser feitos a partir de blends, sendo mais simples que os envelhecidos, mais leve. Os mais velhos, aqueles que chegam a 10, 20, 30 anos ou mais, tem notas de castanhas, açúcar queimado e baunilha são embaladas em uma textura mais sedosa e macia.São mais morenos-tawny em inglês.

-Ruby: o mais simples dentre os Portos Tintos, elaborados normalmente através de mistura de safras diferentes, apresenta sabores frutados e chocolate.Podem ser envelhecidos por 2 ou 3 anos.

- Reserva:o que  faz um Porto ser reserva é o fato de ser safrado, quando o produtor, então envelhece o vinho no estilo Tawny de 7 anos para cima.São os mais raros.

-Vintage: elaborados nos melhores anos e nas melhores vinícolas.São envelhecidos por 2 anos em barril e depois na própria garrafa, onde ficam pelo menos por uma década.Não costumam ser filtrados.São os que mais duram.

-Branco:Pode acreditar, eles existem.Eles são representados por uvas menos conhecidas, incluindo algumas indígenas:Códega, Gouveio, Malvasia Fina, Rabigato e Viosinho.São vinhos mais simples, a  maioria deles é envelhecida em tanques, engarrafada e vendida em seguida.

Quando degustar um vinho do Porto?

Esta bebida, classificada como vinho fortificado é  um dos ícones do mundo enogastronômico e tradicionalmente ou se serve  com aperitivo antes da refeição ou junto a sobremesa, com tortas e doces.

Durabilidade em geral:

O vinho do Porto deve ser consumido, no máximo em 3 ou 4 semanas, após esse período o vinho do porto começa oxidar e perder suas qualidades.

Precisa decantar o vinho do Porto:

O vinho do Porto  nas categorias normais( Tawny,Ruby e White) não precisam de decantação, já os vintages e os com idade acima de 10 anos tem que ser decantado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário