SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

sábado, 13 de junho de 2015

Rolha de Cortiça, Screw cap, Rosca Sintética, Rolhas de Vidro, as diferenças básicas e o que interferem no vinho.

Para quem se inicia no mundo dos vinhos, interessante deixar uma dica de como  diferenciar um vinho  que tem cortiça, rolha sintética e Screw cap.

Bom para quem nunca ouviu falar em Screw cap, não se assuste pois você pode até não conhecer o nome, mas já se deparou com ele, pois nada mais é que os vinhos que são com tampa de rosca.Então agora  o questionamento que surge é qual a diferença  do Screw cap, pois bem, esse tipo de material é usado em vinhos novos de consumo rápido ou média guarda, ele permite armazenar a garrafa em pé, pois não há necessidade do líquido entrar em contato com a rolha. Já experimentamos vinhos maravilhosos que tinham Screw cap.
Já as Rolhas de cortiça é o mais utilizado, sendo inclusive o mais caro, há os defensores que alegam a rolha  natural seria um sinal de respeito a qualidade do vinho e indispensável ao seu armazenamento, inclusive com essas rolhas torna-se necessário deixar a garrafa deitada para o contato do vinho com a rolha.Vinhos de consumo mais longo usam essa rolha.
Quanto a Rolha sintética, devido o alto custo das rolhas de cortiça essa rolha acabou adentrando no mercado, são também indicadas para vinhos de consumo rápido, entre 2 a 5 anos do engarrafamento.Alguns dizem que deixa o vinho com gosto sintético.
E as Rolhas de Vidro?Muito utilizada na região de Provence, poucos vinhos utilizam, mas é um dos lacres mais charmosos e eficientes.Segundo pesquisas, reduz a zero de oxidação e preserva os aromas do vinho, mas é muito caro e tem que ser colocado manualmente.
Gostaram das dicas?Caso quiserem acrescentar algum conhecimento ou opinião sobre o tema  fiquem a vontade!!Boa noite!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário