SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Reserva, Reservado, Gran Reserva,Varietal, Assemblage




Reserva:
Na Espanha Reserva é uma das classificações adotada pela legislação, onde o produtor precisa  deixar o vinho por pelo menos 12 meses em barricas de carvalho e por mais no mínimo 02 anos na garrafa antes de ir ao mercado.
Na Itália que é denominado Riserva significa que o vinho pelo menos fica 03 anos, mas há exceções se for :Barollo, um Barbaresco ou Brunello Montaucino, onde  a classificação Riserva  tem um período de no mínimo 05 anos.
Em Portugal a denominação como Reserva não tem  determinações nas leis, mas quando os produtores estampam esses título em seus rótulos as bebidas são diferenciadas.Assim como na França que utilizam as denominações "Couvée" e "Reserve" para demonstrar uma bebida superior.
Nos países sul americanos não existe uma legislação que regulamenta esses termos(Reserva), portanto são bem flexíveis e diferentes da Europa.
O assunto é bem complexo, tanto que um Gran Reserva Argentino pode ter menos tempo em barril de madeira que o Reserva Espanhol.

Vinho Reservado:
São os vinhos de entrada e os mais baratos, podendo ser uma verdadeira armadilha para os leigos que desconhecem a verdadeira classificação.

Vinho Varietal:
Quando o vinho é produzido com uma só variedade de uvas.

Vinho Assemblage:
Significa que tem 2 ou mais uvas na sua elaboração.

Gran Reserva: 
Na Europa para ter essa denominação precisa passar pelo menos 18 meses em carvalho e 36 meses na garrafa(5 anos ) antes de ser distribuído.
 Como na Reserva na América do Sul não há um critério de legislação a ser seguido, mas o Gran Reserva pela própria denominação é caracterizado como um vinho de maior qualidade que o reserva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário