Reserva:
Na Espanha Reserva é uma das classificações adotada pela legislação, onde o produtor precisa deixar o vinho por pelo menos 12 meses em barricas de carvalho e por mais no mínimo 02 anos na garrafa antes de ir ao mercado.
Na Itália que é denominado Riserva significa que o vinho pelo menos fica 03 anos, mas há exceções se for :Barollo, um Barbaresco ou Brunello Montaucino, onde a classificação Riserva tem um período de no mínimo 05 anos.
Em Portugal a denominação como Reserva não tem determinações nas leis, mas quando os produtores estampam esses título em seus rótulos as bebidas são diferenciadas.Assim como na França que utilizam as denominações "Couvée" e "Reserve" para demonstrar uma bebida superior.
Nos países sul americanos não existe uma legislação que regulamenta esses termos(Reserva), portanto são bem flexíveis e diferentes da Europa.
O assunto é bem complexo, tanto que um Gran Reserva Argentino pode ter menos tempo em barril de madeira que o Reserva Espanhol.
Vinho Reservado:
São os vinhos de entrada e os mais baratos, podendo ser uma verdadeira armadilha para os leigos que desconhecem a verdadeira classificação.
Vinho Varietal:
Quando o vinho é produzido com uma só variedade de uvas.
Vinho Assemblage:
Significa que tem 2 ou mais uvas na sua elaboração.
Gran Reserva:
Na Europa para ter essa denominação precisa passar pelo menos 18 meses em carvalho e 36 meses na garrafa(5 anos ) antes de ser distribuído.
Como na Reserva na América do Sul não há um critério de legislação a ser seguido, mas o Gran Reserva pela própria denominação é caracterizado como um vinho de maior qualidade que o reserva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário