SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

terça-feira, 6 de agosto de 2019

Fattoria dei Barbi com Raffaella Guidi por Importadora Interfood

A importadora Interfood tem renome por ter um portfólio de respeito quando o assunto são bebidas,  fundada em 1985 possui dois amplos depósitos, situados estrategicamente nos estados de São Paulo e Espírito Santo. Sua estrutura logística é uma das mais confiáveis e qualificadas para atender todas as regiões do país. Seus produtos, consagrados mundialmente, originam-se dos principais centros produtores como: Chile, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, África do Sul, Portugal, Espanha, França, Itália, Holanda, Inglaterra, Rússia e México.

Nós que sempre registramos os melhores eventos de vinhos não poderíamos ficar de fora desse evento onde a Importadora Interfood com a Ilustre presença do presidente da Importadora e  com a presença da representante da vinícola apresentaram  conceituados rótulos da Fattoria dei Barbi, uma das mais antigas produtoras de vinhos da Itália, que detém  vinhos com prêmios  por toda Europa.O local escolhido para apresentar os rótulos da Importadora  foi o Restaurante  Due Cuochi no Itaim Bibi em São Paulo.

Foto acima  com  João Cury presidente da Importadora Interfood e Raffaella Guidi
                                                          Raffaella Guidi
A vinícola Barbi, com seus 300 barris de madeira e as milhares de garrafas de Brunello em requinte, está aberta ao público há mais de 50 anos. Neste período, mais de um milhão e meio de amantes do vinho visitaram seus salões, admirando entre outras coisas a coleção de garrafas que vai de 1870 até os dias atuais, testemunho de uma continuidade que a torna única na Itália.



Os Brunellos de Fattoria dei Barbi receberam prêmios em toda a Europa desde o final do século XIX, e ainda hoje vencem em todo o mundo.A Fattoria dei Barbi sempre foi uma guardiã da tradição, mas também atenta à inovação e pioneira em todos os campos da enologia: foi a primeira empresa Montalcino a exportar vinhos engarrafados para a França (1817), a primeira a vender por correspondência Brunello (1832), o primeiro a exportar para a América (1962), Inglaterra (1969) e Japão (1975), vinificou o primeiro "Super Tuscan" (Brusco dei Barbi, 1969) e criou o primeiro grappa single-vine ( Grappa di Brunello, 1974). Nos anos 60 a empresa foi uma das pioneiras da adubação orgânica, na década de 90 criou o primeiro "nariz artificial" para análise de vinhos e em 2000 foi um dos primeiros a utilizar CO2 para fermentar a frio os vinhos vermelho.


Atualmente, a produção é de cerca de 800.000 garrafas, das quais mais de 200.000 de Brunello. Os 66 hectares de vinhas têm uma densidade média de cerca de 5.000 plantas e produzem em média menos de 1,5 kg de uvas por videira; de cada planta, portanto, apenas um pouco mais do que uma garrafa de vinho é obtida. 



Vamos aos vinhos degustados:

BRUSCO DEI BARBI IGT TOSCANA ROSSO


Dos longos estudos realizados nos anos 60 e 70 por Giovanni Colombini sobre a fermentação das uvas Montalcino, nasce este vinho tinto, muito versátil e nunca excessivo, ideal para nos acompanhar todos os dias e partilhar com os amigos as alegrias do convívio. Produzido principalmente com Sangiovese, destaca, com grande simplicidade e franqueza, as notas frutadas típicas desta casta.

O rótulo volta a ser o original, projetado por Giovanni Colombini, com o qual nasceu em 1969.

uvas:Sangiovese 90-95% - outras uvas vermelhas para a porcentagem restante.

Vinificação e Envelhecimento
O refinamento ocorre em tanques de aço.
Análise sensorial - Cor: vermelho rubi intensa e viva.
Bouquet: o nariz oferece aromas limpos de framboesa e morangos silvestres, embelezados com leves notas florais.
Gosto: tem uma boca esbelta, fresca, frutada e muito agradável.
Um vinho versátil, combina com carnes brancas, carnes frias, molhos picantes, queijos pouco maduros e pizza tradicional.

MORELLINO DI SCANSANO DOCG

Morellino é um vinho que nasceu em Maremma, uma área no extremo sul da Toscana, produzido com Sangiovese, localmente chamado Morellino, e 15% das uvas pretas permitidas na região da Toscana. É um vinho bem estruturado e equilibrado, com taninos suaves e viva acidez. Apesar de ter raízes antigas, tem um gosto moderno e cativante.

uvas: Sangiovese Morellino 85% - uvas de frutas pretas 15%.

Vinhedos da Fazenda "Aquilaia dei Barbi" | propriedade da Fattoria dei Barbi no Município de Scansano e registrado para a produção de Morellino di Scansano. Solo: argila, calcário, esqueleto. Altitude: 250 m acima do nível do mar. Média de idade: 14 anos 

Vinificação e Envelhecimento:As uvas  são colocadas no tanque onde a fermentação alcoólica normal dura cerca de 12/13 dias a uma temperatura controlada de 27-28 ° C. O envelhecimento dura cerca de 6 meses, em parte em tanques de aço e em parte em barris de carvalho.

Análise sensorial:Cor: vermelho rubi de intensidade média com nuances púrpura.
Bouquet: pequenas frutas vermelhas misturadas com cereja madura, notas de murta e matagal mediterrânea.
Sabor: sabor morno com taninos redondos, espinha dorsal, fresca e vibrante, com notas de tabaco verde no final de boca. Vinho "fresco", comercializável a partir da primavera seguinte à colheita.

Ideal para pratos de carne saborosa, assados, "scottiglia" de javali típico da cozinha Maremma, salame e queijos particularmente salgados. Excelente combinação para sopas de peixe e em geral qualquer tipo de peixe cozido com especiarias ou molho de tomate.

ROSSO DI MONTALCINO DOC



Rosso di Montalcino tem as mesmas características do Brunello, mas numa versão mais jovem e descompromissada. Vem do mesmo tipo de uvas Sangiovese, das vinhas mais jovens, que dão vinhos perfumados e elegantes, menos tânicos e encorpados do que o Brunello.
Rosso di Montalcino é o vinho ideal para ocasiões menos exigentes e para aqueles que querem desfrutar, todos os dias, do prazer de um bom copo.

uvas:100% Sangiovese.

Vinhedos da Fattoria dei Barbi localizado no município de Montalcino. Solo: galestro, argilitos. Altitude: de 400 a 450 m de altitude. Média de idade: 12 anos Exposição: Leste - Sudeste Sistema de treinamento: Cortina semplice. Strains por hectare: 5.000. Rendimento por hectare em quintais: 90.

Vinificação e Envelhecimento: As uvas  são colocadas no tanque onde a fermentação alcoólica normal dura cerca de 12/13 dias a uma temperatura controlada de 26-28 ° C. O refinamento dura cerca de 6 meses, em parte em tanques de aço e em parte em barris de carvalho.

Análise sensorial
Cor: vermelho rubi brilhante.
Bouquet: intenso, cereja e pequenos frutos vermelhos, ligeiras nuances de flores e especiarias.
Sabor: boca deitada, pontuada por taninos doces e um bom grão de ácido. Agradável e pronto para beber.Perfeito com carnes brancas e vermelhas assadas ou grelhadas, queijos e panelas.

Por fim os vinhos  :

BRUNELLO DI MONTALCINO DOCG | 2014

O Brunello é o "coração" da Fattoria dei Barbi, produzido  pela vinícola desde 1892 e decorado muitas vezes.
uvas

100% Sangiovese.

Vinhedos da Fattoria dei Barbi localizado no município de Montalcino e registrado para a produção de Brunello di Montalcino. Terreno: alberes galestro. Altitude: de 300 a 500 m acima do nível do mar. Idade média: 15 a 20 anos. Exposição: Sul. Sistema de treinamento: Cortina semplice. Strains por hectare: 5.000. Rendimento por hectare em quintais: 65.

Vinificação e Envelhecimento

O Brunello Annata é criado em barris de pequena e média capacidade por pelo menos 2 anos com posterior passagem em barris com maior capacidade. Envelhecimento: na garrafa por um período mínimo de 4 meses.

Análise sensorial
Cor: vermelho rubi com notas de granada clara.
Bouquet: intenso e decisivo, com predominância de cerejas maduras harmonizadas com notas especiadas e cítricas, ervas aromáticas e leves notas de terra.
Sabor: macio e equilibrado com taninos delicados e bem integrados com sensações ácidas que aumentam a persistência retro-olfativa.

Pratos com sabor rico, como carnes vermelhas assadas ou caça, assados ​​grelhados ou mistos. Queijos duros saborosos e bem condimentados.

BRUNELLO DI MONTALCINO RISERVA DOCG | 2013

As características típicas do Brunello são a grande intensidade do corpo e da cor, aromas complexos e avançados, longa capacidade de envelhecimento. Na Reserva, essas qualidades têm a oportunidade de se expressar no seu melhor. Este vinho é o resultado de uma seleção cuidadosa que começa a partir da colheita, continua na adega com o envelhecimento em barril mais longo do que o Brunello vintage e termina com um envelhecimento mais longo em garrafa, antes de ser colocado à venda.


100% Sangiovese.

Vinhedos da Fattoria dei Barbi localizado no município de Montalcino e registrado para a produção de Brunello di Montalcino. Terreno: galestro. Altitude: 400 m acima do nível do mar. Média de idade: 20 anos Exposição: Sudeste Sistema de treinamento: Cortina simples. Strains por hectare: 5.000. Rendimento por hectare em quintais: 60.

Vinificação e Envelhecimento

As uvas pigmeu-de-caule sofreram uma redução súbita de temperaturas de até 16 ° C, em um ambiente protegido por CO2. Este processo de resfriamento da pele da uva permite uma maior extração do teor de antocianinas e polifenóis. A fermentação alcoólica normal durou cerca de 16/17 dias a uma temperatura controlada de 27 ° -28 ° C. Após o trasfega, seguiu-se a fermentação maloláctica e, em seguida, o vinho foi colocado em madeira média-pequena (2,25 hl - 15 hl), seguindo-se a passagem em barricas com maior capacidade.
O Brunello Riserva é cultivado em madeira há pelo menos três anos e envelhecido em garrafa por no mínimo 6 meses.

Análise sensorial :Cor: vermelho rubi intenso.
Aroma: aromas intensos de ameixa madura, groselha preta acompanhada de notas de frutas secas, baunilha, maça e pimenta branca.
Sabor: muito elegante e clássico no palato. O tanino macio integra-se perfeitamente com a acidez e o sabor, conferindo persistência e equilíbrio ao vinho.

Vinho para ocasiões especiais, combina bem com assados ​​mistos, carnes assadas, caça e queijos maduros duros e saborosos.

Capacidade de envelhecimento :20 a 80 anos.

Nossa impressão sobre os vinhos: Maravilhosos!!!!!Deixamos aqui elogios a equipe da Interfood sempre tão atenciosa conosco e a assessoria de imprensa impecável.
Tim Tim e até a próxima postagem!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário