SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

domingo, 7 de maio de 2017

Vinho Casas del Toqui com salmão ao molho de gorgonzola e risoto de avelã com queijo gruyère

O vinho do final de semana foi o chileno  Reserva Pinot Noir Casas Del Toqui que tem aroma de frutos vermelhos e baunilha e no paladar é bem suave.
Tivemos a oportunidade de conhecer o vinho na última confraria Offer Importados da Bodegas Brasil.
Esse vinho esta aprovado pelas Apreciadoras de Vinhos, então vamos explicar um pouco mais sobre esse delicioso vinho:
Em 1994 Château Larose Trintaudon, um importante produtor de vinho francês de Bordeaux, se une a tradicionais produtores vitivinicolas da zona Totihue em Chile e fundam a Vinã Casas del Toqui.
Nos últimos tempos seu legado foi adquirido por uma família chilena com grande paixão vitivinícola que deram sua própria etiqueta.

Para acompanhar fizemos uma deliciosa receita de salmão ao molho de gorgonzola e risoto de avelã com queijo gruyére.

video

Receita: Ingredientes: 500g de salmão, vinho branco seco, sal do Himalaia, limão, pimenta do reino, 1 caixa de creme de leite, 250g de gorgonzola, manteiga, 3 batatas grandes, alcaparras.

Elaboração:Cortar o salmão em postas e deixar marinando em 1 copo de vinho branco seco, meio limão, sal do Himalaia e pimenta por 1 hora.
Untar com manteiga  um pirex, colocar as batatas em rodelas finas sem casca e colocar o salmão com o caldo que marinou e deixar por 35 min no forno com papel alumínio por cima.
Em uma panela derreter manteiga,  gorgonzola,  e colocar 1 caixa de creme de leite até ficar cremoso.
Após colocar por cima do peixe e acrescentar alcaparras e salsinhas à gosto.

Quanto ao Risoto de Avelã com Queijo Gruyére:
Fazer o mesmo procedimento que se faz um risoto, ou seja, colocar o arroz arbóreo para dourar, acrescentar meia xícara de vinho, após cobrir com caldo de legumes.
Quando o arroz começar a amolecer acrescentar  1 xícara cheia  queijo de gruyere  ralado, tomates cereja e avelãs picadas. Se preferir pode ralar parmesão no final e colocar sobre o risoto.