SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

domingo, 16 de agosto de 2015

Como despertar seu olfato e identificar um vinho

Para quem inicia no mundo dos vinhos a primeira regra é começar a identificar o vinho, então isso envolve a cor, o olfato e o paladar, mas como identificar todos aqueles aromas que há no vinho, cada vinho pode ter sua peculiaridade, aroma de café, aroma de chocolate, de frutas cítricas, amadeirado...e por assim vai..

Hoje  as apreciadoras de vinhos querem  dividir com vocês essa sensação que é sentir pelo olfato todos os itens mencionados em um vinho.
Confessamos que não é uma tarefa fácil e requer prática e um nariz esperto.Conversamos com alguns especialistas e eles nos informaram que a primeira dica é experimentar...ir em uma feira, na sua casa e começar a cheirar as frutas, legumes, porque você reconhecendo a fragrância já dará o primeiro passo.

Para começar a sentir é importante também agitar suavemente a taça


Florais: rosas, violetas, jasmins, acácias, etc.
Frutados: cassis, cerejas, ameixas, pêssegos, limões, laranjas, etc.

Especiarias: pimenta, cravo, canela, alcaçuz, noz-moscada, etc.

Animais: caça, carne, pêlo molhado, couro, etc.

Vegetais: palha, capim, feno, cana de açúcar, cogumelos, chá, fumo, etc.

Minerais: vulcânico, petróleo, pedra de isqueiro, etc.

Balsâmicos: resinoso, pinho, eucalipto, baunilha, etc.

Normalmente quando você compra um vinho, no rótulo atrás estará especificando o odor.Ex:

Instigante coloração vermelho-violeta, possui aromas de frutas frescas como framboesa e cereja, notas de baunilha e caramelo. De paladar suave, com taninos leves e macios. Agradável e equilibrado em boca.
Pois bem, os odores podem ser infinitos, então a dica é começar a sentir, não apenas beber!!Caso quiserem dividir outras dicas com a gente será um prazer!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário