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quinta-feira, 13 de maio de 2021

Sonoma Market por Apreciadoras de Vinhos


Hoje participamos via zoom da coletiva de imprensa da Sonoma, e vem novidades para a região de São Paulo e em breve para outras cidades. 
Segue nosso registro  onde participou : Alykhan Karim, CEO e fundador  do Sonoma Market,  João Palhinha,  da Importadora Qualimpor  e Bruno Faccin da vinícola Faccin Vinhos , 2 sellers da plataforma Sonoma. 
Foto: Apreciadoras de Vinhos 

No Instagram @renatavilag deixaremos  nosso feedback geral,  aqui  abaixo segue o release com todos os detalhes importantes concedido pela assessoria de imprensa! Vale a pena ler !

Sonoma Market cresce 205% na pandemia por meio do modelo Marketplace

Importadora e e-commerce de vinhos premium amplia atuação e hoje conecta produtores, importadores e distribuidores diretamente com o consumidor final


A Sonoma Market atuava apenas como importadora e e-commerce de vinhos premium, porém, no ano passado, decidiu ampliar sua atuação. A empresa entrou para o marketplace, se tornando a primeira da América Latina focada no segmento de bebidas e alimentos, capaz de oferecer maior gama de vinhos, destilados e produtos gastronômicos de alta qualidade. Essa mudança resultou em boa parte do crescimento da empresa, que aumentou 205% de sua receita em relação ao ano anterior. 


O objetivo é conectar produtores, importadores e distribuidores diretamente com o consumidor final. “Hoje há plataformas de marketplace para todas as atividades que fazemos: Uber e 99 para buscar transporte, Airbnb para buscar onde se hospedar, Ifood e Rappi para pedir delivery de restaurantes, Shopify para montar um e-commerce. Então me perguntava: por que não há nenhuma para a compra de bebidas e alimentos de alta qualidade?”, diz o CEO, Alykhan Karim. 


A partir de uma pesquisa feita pelo time da Sonoma Market, o Brasil pode ser o país ideal para este modelo de atuação. Segundo consultorias do setor de vinhos, 20% do consumo de vinho fino no Brasil é através de compras online, contra 3% nos Estados Unidos. 


“Entendemos e já validamos que o consumidor de vinhos também preza pelos alimentos de alta qualidade. Porém, hoje há poucas lojas especializadas. Alguns players conhecidos do mercado atendem apenas alguns bairros de São Paulo, através de lojas de varejo tradicionais. Diferente dos EUA, não há uma Whole Foods para a Amazon comprar (referência à varejista de alimentos premium adquirido pelo gigante marketplace norte- americano, pelo valor de US$ $13.6 bilhões em 2017). A possibilidade de construir a primeira plataforma digital, que conecta milhares de produtores artesanais e importadoras especializadas a consumidores na busca de produtos de alta qualidade é um desafio incrível e empolgante”, segundo Karim.


Outro fator importante foi o significativo investimento da empresa em sua área de tecnologia e em seu time abaixo do Chief Technical Officer (CTO) e do co-fundador, Bruno Godoy. Com isso, a Sonoma Market enxerga uma venda pela plataforma que aproximará os R$100 milhões em 2022. Com 40 funcionários atuais, a empresa também conta com Chief Financial Officer (CFO) e co-fundador, Gianni Sgai, o Diretor de Operações, Fabio Lolio (ex-Diretor de Operações da Etna e da Oppa) e com o Gerente Comercial, Gustavo Jazra (ex Grand Cru e e St. Marché). 


Com uma sólida base de clientes, produtores e fornecedores, a Sonoma Market vem confirmando que o Brasil é um dos mercados mais promissores para o segmento de vinhos. “As vendas dos nossos sellers, como grupo, estão crescendo 92% por mês desde agosto de 2020. Temos a certeza que nossa plataforma de marketplace oferecerá cada vez mais um valor inigualável, pois nela oferecemos aos consumidores, acesso a produtos excepcionais que não estão disponíveis nas grandes redes ou plataformas, além de marcas já consagradas, muitas vezes oferecidos aos valores mais atraentes do mercado.”, salienta o CEO.


Desde o lançamento da plataforma, em julho de 2020, não houve nenhuma desistência entre os sellers. Hoje eles representam cerca de 58% dos produtos ofertados na vitrine da plataforma e o restante é composto por produtos de importação própria ou compra pontual. O CEO prevê chegar em dezembro de 2021 com 80% dos produtos ativos vindo dos sellers.


A Sonoma Market apresenta, em média, mil produtos ativos na vitrine do seu site (com previsão de chegar a quatro mil até o final deste ano), tendo destaque para os vinhos, mas também com acessórios para bebidas, massas, azeites, embutidos e destilados de diversos tipos. Em breve, terá queijos, chocolates e comidas frescas. No ano passado, a empresa entregou cerca de 500.000 vinhos e outros produtos, onde o ticket médio de cada venda está em torno de R$60.


Um dos principais passos previstos para 2021 será a ampliação para outras cidades estratégicas a modalidade de entrega em 60 e 90 minutos (Entrega 60 e Entrega 90), hoje oferecido em horários determinados nos sete dias da semana, para a Grande São Paulo. A empresa também pretende lançar dois novos aplicativos, para consumidores e para sellers, até meados do ano.


Serviço:

Site: sonoma.com.br

Contato para sellers: comercial@sonoma.com.br


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