Chá da tarde com sotaque francês
Gougère, Bolo de Frutas Secas e Mil Folhas de Chocolate são sugestões da Chef Paula Stephan para deixar esse momento especial
Para quem gosta de inovar na hora de ir para cozinha, a Chef Paula Stephan selecionou três receitas com sotaque francês que, além de impressionar, são fáceis de fazer e vão deixar o lanche da tarde muito mais gostoso.
Para quem quer impressionar, a chef substituiu nosso tradicional pão de queijo pelo Gougère, um pãozinho francês super leve que pode ser saboreado com manteiga, pastinhas e geleias.
Outra sugestão diferente é o Bolo de Frutas Secas, que além de levar as farinhas de amêndoas e integral, harmoniza a doçura das uvas passas e dos figos secos com a crocância das nozes pecan.
Para quem quer uma opção mais sofisticada, Paula indica um Mil Folhas de Chocolate com Calda de Morango que intercala camadas de massa folhada e creme de chocolate com azedinho da calda de morangos frescos.
Confira as sugestões:
GOUGÈRE (PÃO DE QUEIJO FRANCÊS)
Ingredientes:
200 ml de água ou leite
100 g de farinha de trigo
50 g de manteiga
2 a 3 ovos
2 colheres de sopa de queijo meia cura ralado
1 pitada de sal
Preparo:
Aqueça o leite com a manteiga e coloque uma pitada de sal. Assim que aquecer bem, adicione a farinha despejando de uma vez só. Mexa bem até secar, por cerca de 4 minutos. Retire da panela e aguarde esfriar um pouco. Adicione os ovos, 1 a 1 incorporando bem. Acrescente o queijo. Coloque a massa em um saco de confeiteiro. Faça bolinhas com a massa sobre um tapete de silicone colocado em forma e asse por 30 minutos no forno a 170º C com a porta semi aberta. Sirva a seguir.
BOLO DE FRUTAS SECAS
Ingredientes:
150 g de farinha de trigo integral
100 g de farinha de amêndoas
200 g de açúcar mascavo
30 g de uvas passas
30 g de figos secos
30 g de nozes pecan
1 xícara de óleo de girassol ou de coco
1 xícara de leite integral ou vegetal
2 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
10 gotas de essência de panetone (opcional)
Preparo:
Bata os ovos com açúcar. Em seguida, adicione o leite e o óleo. Com um fouet adicione e misture as farinhas. Junte as frutas secas, (antes passe-as na farinha de trigo) e a essência de panetone. Por último agregue o fermento. Unte uma forma com manteiga e enfarinhe. Despeje a massa e asse em forno 180º C por 30 minutos.
MIL FOLHAS DE CHOCOLATE COM CALDA DE MORANGO
Ingredientes:
1 pacote de massa folhada
150 g de chocolate meio amargo
100 g de creme de leite fresco quente
150 g de creme de leite fresco gelado
4 colheres de açúcar demerara ou comum
1 caixa de morangos
Preparo:
Corte a massa folhada em retângulos e coloque em uma assadeira com tapete de silicone. Coloque outro tapete de silicone sobre a massa e outra assadeira por cima para fazer peso para que a massa folhada fique bem fininha. Asse por 25 minutos em forno 180º C. Aqueça 100 g de creme de leite fresco e despeje sobre o chocolate mexendo até o total derretimento do chocolate. Em seguida, adicione aos poucos o creme de leite gelado. Misture e leve à geladeira por, no mínimo, 3 horas. Retire e bata na batedeira em velocidade média até ter uma boa consistência. Cuidado para não bater demais e virar manteiga. Leve em uma panela os morangos com 4 colheres de açúcar demerara. Deixe em fogo baixo por aproximadamente 15 minutos. Se houver necessidade, coloque um pouquinho de água. Montagem: coloque um retângulo de massa folhada. Com ajuda de um saco de confeiteiro e bico cubra com o creme. Coloque outra massa folhada e cubra novamente com a ganache, finalizando com mais uma massa folhada. As mil folhas tem 3 camadas de massa folhada e duas de recheio. Sirva com a calda de morangos.
SOBRE A CHEF PAULA STEPHAN
Graduada pela Le Cordon Bleu, onde aprendeu técnicas francesas da alta gastronomia utilizadas em cozinhas do mundo todo, Paula Stephan ministra aulas e fornece consultoria para elaboração de cardápios, além de treinar equipes e organizar eventos.
Atualmente faz curso de Sommelier Profissional na Associação Brasileira de Sommeliers para atuar no mercado de vinhos e ministra cursos próprios e em parcerias com empresas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário