Na foto, da direita para a esquerda: Marcio Milan
(ABRAS), Percival Maricato (ABRASEL), Adilson Carvalhal Júnior (diretor da
importadora Casa Flora e presidente do conselho da ABBA), Marcio Marson
(MMarson Wine Consulting e idealizador da Pró-Vinho) e Oscar Ló (IBRAVIN) no
lançamento da Pró-Vinho, em São Paulo, dia 29 de janeiro. Crédito: Guilherme
Bessa.
Com o objetivo de aumentar o consumo e a cultura do vinho no Brasil,
as entidades ABBA (Associação
Brasileira dos Exportadores e Importadores de Bebidas), ABRAS (Associação
Brasileira de Supermercados), IBRAVIN (Instituto
Brasileiro do Vinho) e ABRASEL (Associação
Brasileira de Bares e Restaurantes) se uniram a profissionais de
diferentes áreas do mundo do vinho para criarem a Pró-Vinho, uma iniciativa interprofissional que
vai desenvolver estratégias capazes de atrair novos consumidores e aumentar
a frequência com que apreciadores esporádicos consomem a bebida.
A atuação
da Pró-Vinho se dará de forma direta e democrática. Em reuniões mensais as
entidades e especialistas envolvidos vão formatar ações e criar materiais destinados
a comunicar sobre o vinho e fomentar seu consumo.
É simples: qualquer
estabelecimento ou profissional terá acesso às campanhas e peças criadas pela
Pró-Vinho. Basta se cadastrar na plataforma (www.provinho.org.br), acessar os
materiais, baixar aqueles que mais interessam e colocá-los em prática. A
plataforma também vai disponibilizar informações de mercado, notícias
atualizadas e dados do setor para apoiar a cadeia como um todo. O conceito e as
peças da primeira campanha estão em fase de finalização e em breve serão
divulgados e disponibilizados no site.
No lançamento da Pró-Vinho, Adilson Carvalhal Júnior,
presidente do conselho da ABBA, afirmou ser prematuro prever quanto o consumo
pode crescer com o trabalho da Pró-Vinho, mas com a união dos elos da cadeia do
vinho, “temos mais capacidade e potencial para fazer com que este mercado de
fato comece a crescer".
Marcio Milan,
superintendente da ABRAS, chamou a atenção para a importância dos supermercados como
um dos principais canais para divulgar o vinho. Diariamente, 27 milhões de pessoas entram nesses
estabelecimentos, o que coloca as gôndolas como um espaço
importante para a comercialização de vinhos.
Em seu discurso, Oscar Ló,
presidente do IBRAVIN, destacou que, no passado, a
indústria nacional já viu o vinho importado como concorrente direto, mas que os
tempos mudaram. “Estamos todos juntos, buscando o objetivo único, que é o
aumento de consumo”, afirmou Ló.
Percival Maricato,
fundador da ABRASEL, definiu a Pró-Vinho como “um passo importante para a
solução dos grandes problemas do vinho”. “Precisamos aproximar as pessoas do vinho.
Nosso objetivo é ampliar a familiaridade com a bebida e o consumo entre os
brasileiros, que bebem
menos de dois litros de vinho por ano”, resume Marcio Marson,
idealizador da iniciativa.
Quem forma a pró- vinho
Aliados à ABBA,
à ABRAS,
ao IBRAVIN e
à ABRASEL estão
alguns dos principais importadores,
vinícolas, especialistas, consultores e jornalistas do
setor, compondo o time que mensalmente se reunirá para desenvolver estratégias
e campanhas para o segmento.
As pessoas que integram o corpo diretivo da Pró-Vinho
são: Adão
Morellatto, sócio da International Consulting; Adilson Carvalhal Júnior,
diretor da importadora Casa Flora e presidente do conselho da ABBA; Álvaro Cézar Galvão,
autor do site Divino Guia; Ari
Gorenstein, co-CEO da Evino; Carlos Cabral,
consultor de vinhos do Grupo Pão de Açúcar; Carlos Paviani,
diretor de relações institucionais do IBRAVIN; Davi Trevisan,
representante comercial da ABRAS; Didu
Russo, autor do Blog do Didu; Diego Bertolini,
gerente de promoção do mercado interno e externo do IBRAVIN; Domingos Meirelles,
diretor geral da Exponor Brasil; Felipe
Galtaroça, sócio da Ideal Consulting; Guilherme Velloso,
diretor da Associação Brasileira de Sommeliers – São Paulo (ABS/SP) e
colaborador da revista ADEGA; João
Batista, consultor empresarial; Jorge Lucki, colunista
de vinho da Rádio CBN e do jornal Valor Econômico; José Osvaldo Albano do Amarante,
diretor-técnico da Mistral Importadora;Lamberto
Percussi, sócio da Vinheria Percussi, membro da ABRASEL e da
ANR; Luciana Salton,
diretora executiva da vinícola Salton; Marcio Milan, superintendente da
ABRAS; Marcio
Marson, diretor da MMarson Wine Consulting; Orlando Pinto Rodrigues Júnior,
sócio-fundador da importadora Premium e membro do conselho da ABBA; Percival Maricato,
fundador e diretor jurídico da ABRASEL;Ricardo
Castilho, diretor editorial da revista Prazeres da Mesa; Rene Ormazabal Moura,
membro da Associação dos Produtores da Campanha; Rodrigo Lanari,
fundador da WInext; Sergio
Queiroz, sócio-diretor da Baco Multimidia; Solange Souza, autora
do site Mesa Completa; e Suzana
Barelli, editora de vinhos da revista Menu.
Também atuando na Pró-Vinho está a CH2A Comunicação,
eleita pelos sócios-fundadores para comandar a assessoria de imprensa e
divulgação da iniciativa. Com quase 20 anos de atuação, éreferência no mercado de comunicação
de bebidas e conta com alguns dos principais nomes do
segmento vitivinícola em seu portfólio.
Pró-Vinho
| www.provinho.org.br
#provinho
Mais informações para a imprensa: CH2A
Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário