SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

domingo, 18 de novembro de 2018

Bodega Santa Julia. Dicas de Verão Apreciadoras de Vinhos.






Nesse feriado devido ao calor optamos por um vinho Rose e um espumante ( todos bem geladinhos).
O escolhidos foram o  vinho Syrah Rosé 2017 edição limitada com o desenho  divertido no rótulo da designer Carolina Saguan, vinho elaborado pelo Enólogo  Ruben Ruffo; Região Argentina, Mendoza; visual cor salmão; aroma de frutas vermelhas como morangos, cerejas. Esse vinho harmonizou com nossos aperitivos na piscina ( castanhas, queijo com tomates cereja, nozes).

No  outro  dia o escolhido foi o Espumante Santa Julia Brut com castas (Pinot Noir, Chardonnay e Viognier) que  arrebatou com o  aperitivo  com o temaki. 

Ambos são corigas para o verão, com aperitivos, culinária japonesa, frutos do mar.Aqui no Brasil você pode encontrar no Pão de Açúcar.

Agora vamos saber um pouco sobre a história da " Bodegas Santa Julia" :

Julia é a única filha de José Zuccardi.
Os vinhedos de Santa Julia foram criados pela segunda geração da família Zuccardi, em homenagem à única filha de Jose Alberto Zuccardi, Júlia, nome esse dado aos vinhos produzidos após seu nascimento.
 Criado em sua homenagem, o Santa Júlia representa o compromisso em atingir os mais altos níveis de qualidade, através de praticas sustentáveis.

  • 1950- O Engenheiro Alberto  Zuccardi começa a experimentar novos sistemas de irrigação em Mendoza;
  • 1963 - implementa o vinhedo da região do Maipú;
  • 1982 Julia Nasce;
  • 1990- primeira exportações da marca Santa Julia. Ruben Ruffo se junta ao enólogo de Santa Julia e é responsável  pelo desenvolvimento e crescimento;
  • 1995- na vinha de  Santa Rosas começa a plantar castas não tão tradicionais como: Caladoc, Ancellotta, Graciano, etc;
  • 2004- certificado orgânico;
Em breve postaremos algumas  receitas de verão: strognoff com cogumelos, temaki(s) e dicas de aperitivos... aguardem e acompanhem!
Tim Tim!!

domingo, 11 de novembro de 2018

La Pastina lança o vinho Espanhol Tocado


Pensa em um vinho especial, pois bem assim é "Tocado", já no rótulo tem uma descrição marcante que demonstra um pouco do que é esse vinho "Algumas pessoas ou coisas possuem uma força natural que geram uma atração tão forte que somos incapazes de nos conter. Tocado é assim:é sobre dominar e ser dominado, atrair intensamente por seu sabor e traduzir o espírito espanhol".

A La Pastina incorpora em seu portifólio de vinhos o Tocado, um tinto espanhol produzido pela Bodega Borsao, em Campo de Borja, D.O ( Denominação de origem), considerado o império da uva Garnacha, na província de Zaragoza.
Uma das líderes mundiais desta casta, algumas características de seu terroir como o vento e o solo, enriquecem os vinhedos favorecendo o cultivo desta variedade e tornando esta região uma referência mundial.

Produzido com uvas Garnacha( 85%), Cabernet Sauvignon( 10%) e Tempranillo ( 5%), o vinho Tocado é frutado, equilibrado, com coloração rubi e aroma de frutas maduras e notas florais.

Seu rótulo traz um visual alegre, rico em cores e elementos gráficos tradicionais da cultura espanhola, fazendo uma releitura de um dos principais personagens da cultura espanhola: o touro.

Taninos suaves e macio, um vinho fácil e delicioso de apreciar.Pode ser encontrado em delicatessens, empórios e varejos especializados em todo o Brasil pelo valor médio de R$54,00.

Aqui degustamos com bruschettas de berinjela com nozes e ficou perfeito!Amamos.

Importadora: La Pastina
Assessoria de Imprensa: Tema Assessoria de Comunicação.

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Vinhos Zuccardi com a presença do Enólogo Sebastían Zuccardi por Grand Cru Vinhos.


                                           Apreciadoras de Vinhos com Sebastian Zuccardi 





As Apreciadoras de Vinhos ficaram encantadas com os vinhos  argentinos e apresentação do Enólogo Sebastian Zuccardi que  demonstrou com maestria e paixão pelo que faz  a evolução do vinho Zuccardi Aluvional, 100% Malbec, Robert Parker 94 Pontos. Falamos que foi uma "aula", pois provamos os Malbecs de diferentes  terroirs, e a explicação de clima, solo, as variações de uma época de calor, época fria, todos esses detalhes foram explicados  de forma didática e atenciosa com os presentes no almoço que foi no Restaurante Rubayat na Alameda Santos, São Paulo, um evento de alto nível que só poderia ter uma assessoria de renome com a mktmix e uma  importadora   grandiosa como  a Grand Cru Vinhos. 
O interessante dessa apresentação  é poder passar um pouco para você leitor como é elaborado, testado e produzido seu vinho e nós temos o maior prazer de além de passar algumas dicas técnicas, passar em uma linguagem descontraída os segredos de cada rótulo degustado. Com certeza você vai querer provar esses vinhos  que irão te conquistar com o decorrer da postagem.




A Zuccardi adere a fermentação em  ovo de concreto. Aqui no Brasil não é aderido ainda fermentação em concreto, poucos tem a aderência, apesar de ser algo  escasso aqui no Brasil, já que aqui usa tanques de aço inox ou barrica,  em outros países, o tanque de concreto é prática antiga que  recentemente aderiu um formato " ovo":O principal fator do formato oval, sem cantos ou bordas, é permitir a constante movimentação do vinho dentro do recipiente, sem necessidade do uso de bombas ou eletricidade, sem contato com oxigênio,  remontagem ou outras interferências. A composição do líquido é mais uniforme, especialmente no tocante à temperatura.

O cuidado com a qualidade das uvas e com seu ponto de maturação é muito importante na vinificação em ovos de concreto, particularmente nos tintos, quando pode acabar ocorrendo uma redução acentuada. Em suma, quando bem trabalhado, o resultado é um vinho de aromas mais pronunciados e identificáveis por apresentar uma fruta mais evidente, realçando sua estrutura de boca e, de alguma forma, mais fiel ao lugar de onde vêm as suas uvas. Incrível !!!


A Zuccardi  nos  surpreendeu e com a estrutura e localização, foi incrível conhecer mais sobre a produção, inclusive saber que usam leveduras nativas( natural dos vinhedos).

Aqui no vídeo foi o vinho número 2: fermentação em concreto e em barrica, um vinhos extremamente aromático e incrível, isso demonstra como as variações de fermentação, solo, interferem em um Malbec.

Antes dos registros  e  detalhes dos vinhos, deixamos aqui  uma observação importante, o Sebastian Zuccardi foi considerado pela Decanter  o primeiro no top 10 Enólogos da América do Sul, então acreditem...vem  tem  vinhos de alto nível.


Sobre a Zuccardi :

Sebastian Zuccardi cresceu em uma família de forte espírito visionário e inovador. Desde 1963, seu avô, Alberto Zuccardi, engenheiro, plantou o primeiro acre de videiras em Maipú, Mendoza. A Familia Zuccardi continuou crescendo e se desenvolvendo até se posicionar como uma referência importante para a indústria vinícola argentina.
De seu pai, José Alberto Zuccardi, Sebastian herdou a determinação e o desejo pela busca de excelência ao longo da vida.
Atualmente, Sebastian, terceira geração da família, está trabalhando em frente a uma jovem equipe agrícola e vinícola, responsável pela produção de vinhos com os mais altos padrões de qualidade no Vale do Uco.
Por sua iniciativa, desde 2008 a vinícola possui uma área de Pesquisa e Desenvolvimento, dedicada ao estudo do terroir e às diversas variáveis ​​que afetam a qualidade do vinho. O objetivo, nas palavras de Sebastian, é "não buscar vinhos perfeitos, mas aqueles que expressam o lugar, a região.

 Agora vamos as delicias, o  almoço contou com cardápio do luxuoso  restaurante Baby Beef Rubayat :




Finalizamos a primeira parte em grande estilo e participamos do Masterclass Zuccardi, onde contaremos os detalhes de cada rótulo para você leitor:





Vinho Zuccardi Serie A Torrontés, safra 2017: vinho branco, 100% Torrontés, País Argentina, Região Cafayate, sub região:Salta, aroma de flores brancas, vinho para beber jovem( detalhe: a serie A, remete a "serie Argentina", como forma de expressar as variedades mais representativas provenientes das melhores regiões para cada um dos vinhedos selecionados ao lado da Cordilheira dos Andes);

Vinho Zuccardi Q Malbec, safra 2016: local Valle de Uco, 100% Malbec, envelhecido em baril de carvalho, aroma de frutas negras e especiarias;

Vinho Tinto Zuccardi Poligonos Malbec : 100% Malbec,  Valle de Uco, envelhecimento em barril de carvalho e ovos de concreto, vinho para beber jovem;


Vinho Zuccardi Concreto Malbec:  100% Malbec, originado no vinhedo da Zuccardi chamado Piedra Inifita, muito rochoso e com rico depósito de material calcário. O vinho foi fermentado em tanques de concreto apenas com leveduras nativas (sendo que metade das uvas foram fermentadas com cachos inteiros). Depois de pronto, o vinho estagiou também em tanques de concreto, sem nunca ter visto qualquer carvalho. 

Tim Tim e esperamos que tenham gostado das dicas e informações! Quer saber mais sobre esses vinhos aqui no Brasil: https://www.grandcru.com.br/

Até a próxima postagem!!

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Think Pink com Cantu Importadora por Apreciadoras de Vinhos

                                  

As Apreciadoras de Vinhos participam dos melhores eventos de vinhos  e a vocês leitores  sempre há as melhores dicas, lançamentos e curiosidades e ontem participamos do evento que uniu vinho com uma causa Beneficente.

A exposição com vídeos e fotos promovida pela Tufi Duek e pela Unaccam.


 O evento contou com a assessoria de imprensa  da  renomada CH2A Comunicação, e  ocorreu no Museu do Vinho em São Paulo, que inclusive apoiou a causa, essa iniciativa contou com  duas das mais premiadas vinícolas do Cone Sul, a chilena Viña Ventisquero e a argentina Susana Balbo, que se uniram à grife Tufi Duek e à ONG Unaccam (União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama) para o evento Think Pink, que reforça o apoio à campanha mundial Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama.

Apreciadoras de Vinhos com Amandine Castillon  coordenadora de produtos da Cantu ( que nos informou que a proposta da Importadora Cantu foi apoiar no mês de outubro essa iniciativa e todos abraçaram a causa )

Resumindo foi um evento para fechar o outubro rosa com chave de ouro, pois a CANTU IMPORTADORA  organizou ontem um evento com drinks, vinhos e algo muito especial, no evento  podiam comprar kits   com valores entre R$ 50,00 (uma garrafa de vinho ou um body Tufi Duek) e R$ 300 (vinho, body e gifts surpresa)100% do valor arrecadado no evento foi destinado à Unaccam, que o converterá em mamografias gratuitas. 

Tivemos a oportunidade de conhecer esse projeto da Unaccam com a atenciosa Clarisia Viscardi M Ramos, e ficamos encantadas. Vale a pena conhecer a história desse projeto tão importante para as mulheres do Brasil :http://www.unaccam.com.br/
                                   Apreciadoras de Vinhos com Clarisia Viscardi M Ramos

Além  desse projeto  toda renda do mês de outubro:  restaurantes, lojas e supermercados de todo o Brasil já estão comercializando a edição limitada do Ventisquero Reserva Carménère Outubro Rosa (R$ 64,24) e o Susana Balbo Crios Malbec Rosé (R$ 57,09), vinho permanente no portfólio da Cantu Importadora. Durante todo o mês, parte das vendas dos rótulos também foi destinada à Unaccam.
E como nós amamos vinhos e drinks......não poderíamos deixar de repassar . Qual você vai testar ? Adoramos e são super fáceis de fazer.Em especial amei o Summer Tinto e o Pink Morango, mas testem e descubram qual gostou mais. Para visualizar melhor, basta clicar em cima da imagem abaixo:











os sons ficaram por conta do Jazzmasters



O evento contou com o Apoio: Cantu Importadora, Museu do Vinho de São Paulo, Tufi Duek e Paulistaviva;
Parcerias do evento: Bofratino brigadeiros, Suzana Balbo Wines, Ventisquero, Kopenhagem, Make you, benefit San Francisco, Soulbox, Manioca pra levar, jazzmasters, Brennheisen Jewelry, Zohar acessórios, água mineral Prata, Butzke e FFC Munra.

Elogios ao evento com uma causa tão importante!Esperamos que tenham gostado! Tim Tim!!E depois nos contem quais drinks fizeram.