SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

sábado, 30 de setembro de 2017

Vinho Salton Flowers para a entrada da primavera - Linha Fresh


Uma mesa bem feita  aguça o tato, o olfato e o paladar, então ontem à noite nos deliciamos com queijo brie, queijo gorgonzola, mel divino da Vinícola Emiliana, geléia Queensberry de Mirtilo, damascos, pistaches e frutas. Para acompanhar... um vinho branco bem leve e do nosso país: Salton Flowers.
Esse vinho que tem um excelente custo benefício é Demi -Sec e tem as seguintes uvas: Moscato e Malvásia; 


Linha Fresh :Explora o que é refrescante, leve. Os produtos deste grupo são as expressões mais descompromissadas do universo Salton. São coloridos, extrovertidos, uma verdadeira mostra da efervescência da marca.


Apresenta uma tênue coloração amarela brilhante. Também expressa uma destacada intensidade aromática, que ressalta as qualidades das variedades que compõe o corte. São encontrados aromas de frutas cítricas, flores brancas, mel, pêssego e banana. Seu sabor é levemente adocicado, com uma acidez bem equilibrada. Acompanhamentos:Saladas, carnes brancas, frutos do mar ou simplesmente como aperitivo!

Combinação perfeita, indicamos !!
Até a próxima postagem !!

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Vinhos do Alentejo 2017


 As Apreciadoras de Vinhos sempre  participam dos melhores eventos de vinhos, então segue o registro de ontem no evento Vinhos do Alentejo pela Essência do Vinho.O evento foi na Rua Oscar Freire, no Unibes Cultural em São Paulo.
O evento contou com Importadoras e vinícolas renomadas, então segue nossa relação:

1-Importadora Barrinhas
A importadora representada pela atenciosa Valéria trouxe os seguintes rótulos:

Monte da Peceguina: esses rótulos são novidade na Importadora. Os desenhos dos dois rótulos são feitos pelas as crianças da família produtora de vinho, essa relação vinho e família nos encantou.
O vinho Rosé  conta com as castas: Touriga Nacional e Aragonez. Produzido e engarrafado na propriedade por Herdade da Malhadinha Nova S.A
O Tinto conta com as castas: Touriga Nacional, Syrah, Aragonez, Alicante Boushet e Cabernet Sauvignon. 



O vinho Porto da Ravessa Reserva 2015 é um vinho com castas Trincadeira, Aragonez, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon.Estagia 6 meses em  barrica de carvalho francês.









_________________________________________________________________________________

2-P.P.S Importadora e Distribuidora Ltda
 O atencioso já conhecido das Apreciadoras de Vinhos  Eduardo  Carriço nos apresentou os seguintes rótulos:
 Vinho Dona Maria  2014:Esta Quinta criada em 1718, onde se produz vinho há mais de 140 anos e cuja sala de vinificação em lagares de mármore da época continua em atividade, foi oferecida por D. João V, em meados do século XVIII, a uma cortesã por quem estava perdido de amores.É essa senhora que dá o nome a este vinho, robusto, mas ao mesmo tempo elegante.Castas: Aragonez, Alicante Bouschet, Syrah e Cabernet Sauvignon.
Dona Maria Amantis Reserva 2013: Amantis em latim significa quem ama.Em honra do amor de D. João V por Dona Maria.Castas :Cabernet Sauvignon, Syrah, Petit Verdot e Touriga Nacional.Obs: Abrir uma hora antes de consumir.









_________________________________________________________________________________

3- Importadora Adega Alentejana

 A Adega Alentejana contou  com o atencioso Carlos Marques e a responsável comercial Vera Villaça, a importadora contou com muitos rótulos no evento, então separamos alguns:Cartuxa, aqui um delicioso Rosé ( castas: Syrah, Touriga Nacional e Alfrocheiro)e o azeite que também é bem gostoso.

Tinto Reserva 2013 Adega Borba:O vinho Adega Borba Reserva foi criado a partir das principais castas da região:Aragonez, Trincadeira, Castelão e Alicante Boushet. Estagiou 12 meses em barricas de carvalho francês e em tonéis de madeira exótica.

E por fim o tradicional vinho Pequeno Pintor 2013, um vinho  com as castas:Castelão, Tinta Miuda, Trincadeira e Aragonez.Estagiou 18 meses em barricas de carvalho francês Allier de segundo uso e 6 meses em garrafa.

 


_________________________________________________________________________________

4- Qualimpor

A atenciosa Ana Paula da Qualimpor nos apresentou o Esporão Reserva 2014. Para quem não sabe a Qualimpor importa e distribui marcas renomadas como o Esporão.
O território da Herdade do Esporão mantém-se inalterado há mais de 700 anos.A viticultura  segue os princípios  da produção integrada.
Curiosidade:
Obra original do rótulo por Pedro A.H.Paixão.








_________________________________________________________________________________
5- World Wine

Herdade do Rocim:Situada próxima da Vidigueira, a vinícola conta com cerca de 120 hectares, 70 deles plantados com vinhas e 10 hectares com oliveiras. Adquirida em 2000 pelo grupo Movicortes, foi reestruturada e modernizada. Este Rocim Tinto conta com as castas: Touriga Nacional, Aragonez e Alicante Bouschet.







_________________________________________________________________________________

6- Companhia das Quintas

O atencioso Rodrigo Leitão nos apresentou:
Herdade da Farizoa Reserva 2013:Castas: Syrah, Touriga Nacional e Aragonez, estagia  18 meses em barrica de carvalho francês.

Herdade da Farizoa Grande Reserva 2012:Esse vinho é o expoente da dedicação da Herdade da Farizoa ao Alentejo. Fruto de um estágio prolongado de 20 meses e da seleção cuidada das 10 melhores barricas das castas (Syrah,  Touriga Nacional, Trincadeira).











_________________________________________________________________________________

7- Casa Flora

 Louios: Em  memória dos monges Loios, criado com as castas regionais alentejanas.

Marquês de Borba:Este vinho é proveniente das castas Arinto, Antão, Vaz e Viognier, vindimadas cedo pela manhã de forma a preservar a frescura da fruta.

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Aniversário de uma das Apreciadoras de Vinhos com o Espumante Rosé Indomita

Um espumante especial foi escolhido para uma data especial:
Indomita Rosé, este espumante adquirimos na própria vinícola quando fomos ao Chile.Localizado no Valle de Casablanca, esta vinícola tem a Barrinhas como importadora no Brasil.

  Uvas colhidas a mão. No processo prensado, a maceração é feita suavemente para obter a cor desejada. Fermentação alcoólica sob condições controladas. A segunda fermentação ocorre em autoclaves (tanques pressurizados herméticos) por 25 dias. Finaliza em 45 dias em contato com as leveduras. Terno rosa pálido, de tom sóbrio e suaves reflexos. Perlage intenso e persistente com finas borbulhas. Um espumante elegante e intenso. Seus aromas evocam frutas vermelhas frescas, como morango e cereja. É complexo no nariz e boca, equilibrado, fresco e boa cremosidade.

Quer relembrar os detalhes da vinícola:
http://apreciadorasdevinhos.blogspot.com.br/2017/06/vina-indomita-importadora-barrinhas.html




E para adoçar a noite alguns doces deliciosos!As Apreciadoras recomendam o espumante Indomita Rosé !!Tim Tim

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Crios Torrontes - Susana Balbo Wines

Nesse final de semana degustamos um vinho que sem dúvidas recomendamos: 
Vinho Crios  Torrontés.


UVAS: 100% Torrontés. 
REGIÕES Cafayate (Salta) Valle de Uco (Mendoza) 
ELEVAÇÃO 1.700 msnm 
MÉTODO DE COLHEITA Manual VINIFICAÇÃO Max. Temp 13º C. Levaduras selecionadas, conservação sobre lías durante três meses em ordem a melhorar a estrutura do vinho.
 13% ACIDEZ 6,4 g/l 
NOTA  Amarelo pálido, verdoso com aromas límpios a gengibre fresco, flores brancas, nectarinas e frutas cítricas. Completa estrutura frutada no paladar com sabores a maça, mel e limões, seguidos por una brilhante acidez. Corpo médio, fresco e elegante final.
COMBINAÇÃO Comida asiática,  CARANGUEJO pescados.  

    imagem:http://www.susanabalbowines.com.ar

UMA PERSONALIDADE EXTERIOR
Nascido em uma família tradicional e desafiando as convenções sociais da época Susana decidiu se profissionalizar na vinificação. Assim, em 1981, ela recebeu seu diploma em Enologia como a melhor formada, tornando-se a primeira enólogo feminina na Argentina.

Em 2012, foi a única empresa argentina reconhecida pela revista Drink Business como uma das mulheres mais influentes do mundo do vinho. Em 2015, a mesma publicação concedeu o reconhecimento de "A Mulher do Ano" (Mulher do ano de 2015 pela The Drink Business).

UM SONHO TORNADO REALIDADE A criação de Susana Balbo Wines marcou um destaque na vida de Susana, especificando um sonho vitalício: ter sua própria adega e criar vinhos com seu próprio rótulo. O rápido crescimento do projeto, o investimento em tecnologia e infra-estrutura e o reconhecimento internacional de seus vinhos, permitiram o posicionamento da adega em muitos mercados, tornando-se um dos mais prestigiados da Argentina. Após mais de 10 anos de crescimento constante nos mercados internacionais, outro sonho se tornou realidade: seus filhos, José e Ana, decidiram continuar com a tradição familiar e se juntarem à equipe


sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Sonoma County Host 208 Programa Vinexpo Explorer- As diversas denominações da região, a história rica e os vinhos de classe mundial focam o segundo evento anual



15 de setembro de 2017 - A Vinexpo, um dos principais parceiros da indústria de vinhos e bebidas espirituosas, anunciou hoje que trará um elite de compradores e meios de comunicação para o Sonoma County para a sua segunda reunião do Vinexpo Explorer. O programa mostra algumas das regiões vinícolas emergentes mais intrigantes do mundo com degustações imersivas, passeios e painéis.
O espírito da comunidade vinícola de Sonoma County, o calibre dos vinhos e a diversidade desta região são melhor compreendidos quando experientes pessoalmente", disse Caroline Shaw, presidente do conselho de administração, Sonoma County Vintners e vice-presidente executivo da Jackson Vinhos familiares. "Congratulamo-nos com a oportunidade de apresentar nossa área a uma audiência internacional tão prestigiada".
A experiência de dois dias, realizada de 23 a 25 de setembro de 2018, proporcionará uma educação aprofundada sobre as qualidades únicas do condado de Sonoma, dos principais varietais, terrões, estilos de vinho e compromisso com práticas sustentáveis. Produtores de vinhos, produtores e comércio da região irão compartilhar idéias, melhores práticas e experiências pessoais com os participantes internacionais, enquanto se conectam diretamente nos vinhedos desta área dinâmica.
Através do Vinexpo Explorer, buscamos chamar atenção e foco para as regiões que têm o potencial de se tornarem as tendências internacionais de consumo", disse Guillaume Deglise, CEO da Vinexpo. "Ao complementar nossas feiras comerciais estabelecidas em Bordéus, Hong Kong e Tóquio, o Vinexpo Explorer oferece uma nova oportunidade de rede e conexão dentro da indústria do vinho e bebidas espirituosas".
O capítulo inaugural do Vinexpo Explorer ocorreu nos dias 11 e 12 de setembro de 2017 na Áustria e é coorganizado em parceria com o Austrian Wine Marketing Board. Disponível apenas por convite, o programa é oferecido aos principais compradores, distribuidores e meios de comunicação internacionais.
Fundada em 1981, a Vinexpo é a feira líder mundial em profissionais do vinho e bebidas espirituosas e um parceiro da indústria em todo o mundo. O Vinexpo Bordeaux é o evento obrigatório na Europa e é realizado em anos ímpares, enquanto a Vinexpo Hong Kong (próxima edição de 29 a 31 de maio de 2018) tem sido a principal exposição da indústria na Ásia desde 1998. Vinexpo New York , que acontecerá pela primeira vez em 5-6 de março de 2018, abrirá portas para o mercado norte-americano de expositores internacionais. A Vinexpo Tóquio, cuja próxima edição terá lugar em outubro de 2018, se concentra no mercado japonês. Em 2017, a empresa lança um novo conceito, o Vinexpo Explorer, com dois dias de reuniões de negócios e descobrindo vinhedos. Para mais informações, visite www.vinexpo.com.
Sobre os vinhateiros do condado de Sonoma
O Sonoma County Vintners (SCV) é a voz líder do vinho do Sonoma County, dedicado a aumentar a conscientização do Sonoma County como uma das principais regiões vinícolas do mundo, conhecida por sua herança de vinificação artesanal, regiões de crescimento distintas e qualidade extraordinária. Fundada em 1944, a SCV representa mais de 200 vinícolas e empresas afiliadas em todo o município. Para saber mais sobre os Vintners do Sonoma County, visite: www.SonomaWine.com.
Press Contact
Anne Cusson
 - acusson@vinexpo.com

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Vinhos do Alentejo regressam ao Brasil para grandes degustações


No próximo dia 19 de setembro , Curitiba receberá a Degustação Anual dos Vinhos do Alentejo. O evento organizado pela CVRA- Comissão Vitivinícola Regional Alentejana com produção da EV-Essência do Vinho é dirigido a formadores de opiniões, profissionais de hotelaria e do mercado de gastronomia, além de wine lovers.

Simultaneamente ocorre a 5a_edição do "Melhore Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil" um concurso que passará por Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Segundo AC Nilsen 2016, a região do Alentejo é líder do mercado português de vinhos- detém 44% em volume e 44,5% em termos de valor. E o Brasil é o segundo principal mercado importador dos vinhos alentejanos no mundo, com cerca de 3,7 milhões de garrafas por ano.

As safras alentejanas mais recentes e aqueles rótulos memoráveis serão apresentados pelas seguintes vinícolas : Adega de Borba, Adega de Redondo, Cartuxa -Fundação Eugénio de Almeida, Companhia das Quintas- Herdade da Farizoa, Cortes de Cima, Dona Maria -Júlio Bastos, Esporão, Herdade da Malhadinha Nova, Herdade do Mouchão, Herdade do Rocim, Herdade São Miguel, J Portugal Ramos Vinhos, Montes da Capela, Monte do Pintor, Soprage -Herdade do Peso e Tapada do Fidalgo.
Sorttie Marketing & Conteúdo – Assessoria de Imprensa
Juliana Ceccatto 
(41) 98883-0194 I contato@sorttie.com.br

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Épice é a Importadora exclusiva dos vinhos do grupo Masi

Apreciadoras de Vinhos com o Enólogo Vincenzo Protti e Luli Dias Diretor Comercial da Épice Importação.

As Apreciadoras de Vinhos estão sempre ligadas nos melhores eventos, para passar para você leitor o melhor do mundo do vinho e hoje estivemos no Restaurante Piselli Sud dentro do shopping Iguatemi São Paulo para o lançamento dos vinhos do grupo Masi que será exclusividade da Importadora Épice.

Deixamos elogios a toda equipe Épice e especialmente  a Wagner Rein de Campos  e Carlos Giacometti ....e agora  vamos aos vinhos:

A Masi Agrícola surgiu em 1772, quando a família Boscaini que até hoje comanda os destinos da empresa, adquiriu um pequeno Vale em Verona, na zona de Valpolicella Clássico, chamado " Vaio dei Masi", a inspiração para o nome da vinícola.Ao longo dos séculos outros vinhedos selecionados aos pés da montanha e encostas.
A prioridade da Masi foi preservar a variedade de uvas nativas: Corvina, Rondinella, Molinara, Garganega, Trebbiano di Soave e Oseleta são  algumas delas.



As recentes  safras degustadas são : Masianco,  Rosa dei Masi, o atraente Bonacosta Valpolicella Clássico, a colheita de aniversário de 50 anos do emblemático Campoflorin- um clássico do vinho italiano - além do prestigioso Costasera Amarone.
O enólogo Vincenzo  Protti  esteve presente  e dispensa apresentações pois tem anos de experiência e  deixou o evento ainda mais fascinante.




 



Vamos registrar para você leitor um pouco de cada vinho:

Masianco Pinot Grigio e Verduzzo Delle Venezie IGT 2016:Um branco perfumado, lembrando pêssego maduro e frutas tropicais mesclados a nuances de mel e baunilha. Na boca  também é muito atrativo com corpo médio e bom equilíbrio.Considerado um branco  "Supervetian", Masianco é um corte das tipicas uvas pinot grigio e verduzzo, que vinificadas separadamente.A Pinot Grigio, responsável pela acidez vibrante, passa parcialmente pela fermentação malolática.Já a Verduzzo é colhida bem madura  e segue para um ligeiro appassimento durante 3 semanas, antes de uma lenta fermentação alcoólica em tanques de inox.Robert Parker :88 pontos em 2016.

Rosa Dei Masi Rosato Delle Venezie  IGT 2016: Vinho rosado  com linda cor salmão, com reflexo cereja. Nos aromas é intenso,  com frutas vermelhas maduras, como morangos selvagens e cerejas. Na boca mostra equilíbrio, acidez vibrante e um final delicioso. "Cremoso e sensual" Um dos 20 melhores  vinhos rosés selecionados pela revista FORBES. Uvas : Refosco.
Bonacosta  Valpolicella Clássico DOC 2016: Uvas corvina 70%, Rondinella 25% e Molinara 5%.As uvas são vinificadas separadamente e passam por estagio de 4 meses em grandes cascos de carvalho da Eslavônia chamados de botte, sendo que 20% da Corvina maturam em barricas novas de carvalho francês. O vinho vinho é rico em aroma de frutas vermelhas e revela uma interessante  nota vegetal.
Na boca é macio, frutado com boa acidez.

Campofiorin Rosso Del Veronese IGT 2014:70% de Corvina, Rondinella 25% e Molinara 5%. Cor Rúbi, é rico em aromas de frutas vermelhas e pretas, como ameixa e cereja mescladas a especiarias doces, como canela.Encorpado e cheio de sabor, tem boa acidez, textura aveludada e longa persistência.Iniciasse a fermentação malolática e, no final, 2/3 do vinho  maturam em grandes cascos de carvalho da Eslovênia e 1/3 em barricas novas de 600 L de carvalho Francês e da Eslovênia. 18 meses em barrica 

Costasera Amarone Della  Valpolicella Clássico DOC 2012: 70% Corvina, Rondinella 25% e Molinara 5%.O vinho estagia em grandes cascos de carvalho da Eslovênia 80% e em pequenas barricas novas  e usadas de carvalho Francês da Eslovência 20% durante 28 a 30 meses.Capaz de se manter em forma por 35 anos ou mais.92 pontos Robert Parker 2012.
  

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Inscrições : 25ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2017.




 O evento mais concorrido do Brasil pelos apreciadores de vinhos se aproxima. É a 25ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2017. Depois de inscritas pelas vinícolas, coletadas e avaliadas às cegas por enólogos, as amostras serão apresentadas para um público de 850 apreciadores, que degustará na taça 16 vinhos classificados entre os 30% representativos da safra. Este grande momento será no dia 23 de setembro. A corrida para garantir a vaga inicia às 8h30min de amanhã pelo site da Associação Brasileira de Enologia (ABE) – entidade promotora – www.enologia.org.br
São mais de 8 horas de evento, entre abertura, degustação e comentários, homenagens, prova de espumantes e almoço. 


 O investimento para associado é de R$ 250. Não associados pagam R$ 310. A partir deste ano, a Fundaparque, administradora do Parque de Eventos onde ocorre a Avalição, passará a cobrar R$ 10 para o estacionamento de carros e R$ 5 de motos. A cobrança será aplicada a todos os veículos que acessarem o parque, oferecendo cobertura de seguro, além de atuar com uma equipe responsável pela orientação e segurança do local.
Fotos: Jeferson Soldi
informações:Conceitocom