SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

domingo, 27 de julho de 2014

Vinícola Miolo - origem Bento Gonçalves, Brasil









vinho:Quinta do Seival Castas Portuguesas Safra 2011



Tivemos a oportunidade de conhecer esta vinícola em Bento Gonçalves e o que posso dizer é que ela é encantadora, pois há uma enóloga que acompanha na visitação e explica tudo  sobre os vinhos e espumantes, desde a plantação até o armazenamento, após há a degustação , onde novamente é explicado os detalhes da uva e a forma de apreciar um vinho sem alterar sua temperatura e sabor.
O local além de muito bonito fica em frente ao Hotel & SPA do Vinho e possui uma estrutura com muita beleza, pois tem um lindo lago atrás, com um altar para a Nossa Senhora da Uva e  lindas parreiras de uvas .
No local também tem uma loja e  não resistimos em comprar algumas coisas, dentre elas esta este vinho acima que ainda não foi saboreado, mas em breve iremos experimentar e descrever na página o sabor.Algo que também compramos e é muito importante para quem quer conservar  os vinhos em geral é o (Salva Vinho), que realmente conserva muito mais o sabor dos vinhos, pois ele é tipo uma rolha com  um aparelho que faz pressão, isso  conserva mais tempo o vinho após aberto, enfim  é  barato e vale a pena, compramos o da Miolo e é ótimo!!!

História da vinícola Miolo:
A família Miolo começa em 1897 quando imigrantes italianos vinham em busca de novas oportunidades.Entre eles estavam Giuseppe Miolo jovem que já tinha nas veias a paixão pelas uvas e vinhos, vindo da localidade de Piombino Desi, no Veneto.
Ao chegar ao Brasil foi para Bento Gonçalves.Trocou todas as sua economias por um pedaço de terra no Vale dos Vinhedos, chamado lote 43, nome  do  mais nobre dos vinhos da Miolo nos tempos atuais.
Em 2006 a Miolo virou  Miolo Wine Group,  que reúne uma linha de mais de 100 produtos elaborados a a partir de parcerias nacionais e internacionais.O grupo possui

 ***seis projetos em cinco regiões vitivinícolas brasileiras: Vinícola Miolo (Vale dos Vinhedos, RS), Seival Estate (Campanha, RS), Vinícola Almadén (Campanha, RS), RAR (Campos de Cima da Serra, RS) e Vinícola Ouro Verde (Vale do São Francisco, BA). Além disso, conta também com seis acordos de joint ventures internacionais: Costa Pacífico (Chile), Osborne (Espanha), Los Nevados (Argentina), além das vinícolas Podere San Cristoforo e Giovanni Rosso (Itália).***



Vinhos Santa Rita - origem Chile

http://www.santarita.com/international/home/

História dos Vinhos Santa Rita - origem Chile:

Fundada em 1980 por Domingos Fernades Concha, que  introduziu uvas francesas no solo do rio Maípo e contratou enólogos da mesma nacionalidade, fazendo vinhos com técnicas e resultado superiores.
Nos meados dos anos 70, o vinho surgiu na propriedade da família Garcia Huidobro encabeçado por Vicente Garcia Huidobro que era genro de Don Domigos Fernandes.
Em 1980 o grupo Claro e a empresa Owens Lllinois adquiriram a propriedade da Vila Santa Rita e 1988 o grupo Claro tomou o controle total da empresa.
Atualmente o vinho Santa Rita é comercializado em mais de 75 países.



                                                       VINHO 120 CCC

História do Vinho  Santa Rita 120:

Conta a lenda que em 1814, 120 patriotas que  que lutaram pela independência do Chile forma abrigados na fazenda  Hacienda de Paine, após uma luta com soldados espanhóis.
A dona da fazenda Dona Paula Jaracuemada defendeu estes homens, em homenagem a este fato histórico a Vina Santa Rita denominou uma de suas mais conhecidas linhas como o nome de 120.

Hoje vamos comentar sobre as uvas do 120 CCC que é um vinho diferente , pois há a combinação de três uvas em um só vinho:
Uvas: Carmenere, Carbenet Franc e Carbenet Sauvignon

Carmenere:  possui cor rubi com reflexo violácio, aroma de frutas vermelhas, com notas vegetais que vão se suavizando na medida que amadurecem na própria planta.Você sente na boca tanino mácio e aveludado.

Carbenet Franc: característica se compara ao carbenet sauvignon, tem a casca mais fina, menos acidez, menos tanino, maior intensidade de aromas.
O vinho desta uva não tem cor muito profunda, exibe um corpo leve e médio.

Carbenet Sauvignon: aroma e sabores marcantes, direto e fáceis de conhecer, seu aroma geralmente é de cassis, hortelã, cedro, groselha, baunilha  se passar por carvalho.

Tem várias opções de vinhos Santa Rita, mas esse vinho em especial achamos diferente e recomendamos, pois o gosto é diferente, pela mistura das três uvas.

Esse vinho acompanha bem com :massas, queijos suaves e carnes não muito condimentadas

Turismo: Hotel Casa Real
Um passeio que pretendemos fazer, pois na pesquisa descobrimos que há um hotel na vinícola que vale a pena ser conhecido http://www.santarita.com/espanol/hotel-casa-real/




                                       foto fonte:http://www.santarita.com/espanol/hotel-casa-real/


domingo, 20 de julho de 2014

Cava Freixenet- origem Espanha


Origem :Espanha - 


Hoje iremos falar sobre  Freixenet, pois em um evento a gente se deliciou com a  Freixenet Cordón Negro (Cava Leve e apreciado por seu grande frescor, elaborado com coupage das três variedades tradicionais do Penedés) e  Freixenet Carta Nevada( cava de coloração amarelo palha com reflexos dourados, forma uma bela coroa com borbulhas abundantes e fina).

Adoro contar sobre a história de cada vinho ou espumante que postamos, pois cada um tem uma história única.

História da Cava Freixenet:
Há mais de 150 anos, na localidade de Catalã de Sant Sadurní D' Anoia, a família Sala começou a produzir e exportar vinhos de qualidade.

No começo do século XX, Dolores Sala se casa com Pedro Ferrer Bosch, união que nasceria uma prestigiosa empresa vinicultura. Após o filho mais jovem  dos donos da vínicola " La Freixeneda" começa a exportar uma variedade de vinho espumante que mais tarde receberia o nome de "cava".

Observações:
Nós gostamos mais da Cordón Negro por  não ser nem  muito doce, nem muito seca, mais precisamente no ponto certo.

Para adentrar mais um pouco nesse produto, começamos explicando um pouco sobre as uvas.

A Cava Cordón Negro:( Macabeo 35% + Parellada 40%+Xarello 25% = CAVA) / Cava  Nevada Demi-sec (33% Parellada +33% Macabeo+33% Xarello)

Uva Xarello:

 Uva de origem espanhola, produz vinhos muito aromáticos.Junto com as castas Macabeo e Parellada, produz as cavas espanholas.É  considerada a principal variedade em Alella ( onde é conhecida como Pansá), Costers del Segre, Penedés e Tarragona DOs, bem como nas áreas de produção da cava.

Uva Macabeo 

 Uva vinífera mais popular do norte da Espanha, também conhecida como Macabeu ou Viúra.
Os nomes Macabeu e Maccabéo são mais comuns em Languedoc- Roussillon, no sul da França, Macabeo aparece em grande parte  de sua terra natal, na Espanha.Viúra é comum em Rioja, onde é, de longe, a uva de vinho branco mais plantada.
Na maioria das vezes engarrafado jovem, o vinho produzido com essa uva é seco, e tem uma boa capacidade de envelhecimento, como comprovam os melhores exemplares da cepa.E essa é uma uva, naturalmente, de alto rendimento.Sem o devido cuidado, os frutos  ficam muito grandes, com baixa proporção entre casca e polpa, e os cachos, de tão apertados, podem facilmente apodrecer.Mas, com a planejada redução do produtor, essa uva concentra aromas  e sabores de maneira muito interessante.
Um Macabeo é um vinho de caráter floral, e boa acidez.

Uva Parellada:

Os vinhos produzidos com uvas Parellada são de baixo teor alcoólico(9-10o_C) e encorpado,  fresco e delicado, aroma a frutos, ligeiramente ácido e baixa longevidade, por isso são um acompanhamento perfeito para moluscos e crustáceos carne macia, como moluscos.


A Cava é geralmente feito por uma trilogia de uvas nobres: Parellada que fornece um poderoso aroma frutado, mas leve e delicado, Macabeo que oferece frescura e Xarello que, se tiverem sido recolhidas de uma forma atempada e foi vinificado corretamente, acrescenta vigor e acidez
As garrafas ficam deitadas em cavas, no escuro e silencioso(dai o nome Cava) e uma temperatura  de 15 o_C.


Cordón Rosado Brut- Apenas a título de curiosidade vamos comentar sobre a rose, que é composta(70% Trepat e 30% de Garnacha)
Uva Trepat: variedade de uva  tinta originária da Cataluna, dá um pouco de cor ao vinho vermelho.Os vinhos (de preferência rosa) são leves, fáceis de beber, com pouco corpo e framboesa cor com tons de violeta.Na boca são frutados.Usado para produzir cavas Rosa, moderado teor alcoólico.

Um diferencial da Cava freixenet é que para sua elaboração eles seguem o metódo tradicional ou "Champenoise", que consiste em que a segunda fermentação, a formação de borbulhas e o envelhecimento seja realizado na própria garrafa.

A Cordón Negro acompanha  pratos de frutos do mar, risotos e carnes brancas
A Cordón Rosado Brut acompanha aperitivos e massas
A Nevada Demi -Sec  combina com peixes e carnes brancas

Recomendamos com certeza!!





sábado, 19 de julho de 2014

Pampas del Sur - origem Argentina -PEIXE ASSADO NA FOLHA DE BANANEIRA COM FAROFA DE COUVE - VINHO UVAS CHARDONNAY


PEIXE ASSADO NA FOLHA DE BANANEIRA COM FAROFA DE COUVE
VINHO UVAS CHARDONNAY -PAMPAS DEL SUR

1)História do vinho PAMPAS  DEL SUR:

 Um jovem enólogo voltava de viagem a sua terra natal na Argentina e durante a viagem se apaixonou por uma bonita jovem filha de um estanciero del Sur Buenos Aires. Ao desembarcar juraram se encontrar novamente. 
Em 1929 e 1930 foram encontradas cartas em uma bodega em Mendonza contando a história de Pilar e Tomás.
Apesar do amor o pai da moça considerou o rapaz indigno de sua filha e o expulsou  de suas terras, assim o jovem enólogo passou a marcar seus vinhos com uma estampilha de Las Pampas Del Sur , o mesmo título que selava suas cartas de amor.

2)Uva Chardonnay:

Uva de origem francesa, Borgonha também chamada de Aubaine, Beaunos, Melon Blane ou Pinot Chardonnay.Esta uva se adapta a diversos tipos de solos, com exceção de locais muito quentes e muito frios.
Podemos dizer que os aromas e sabores são muitos dependendo da região e do produtor.Em linhas gerais os aromas mais encontrados são frutas cítricas, frutas tropicais, florais, amanteigados e amadeirados.
Na boca a chardonnay também pode ser apresentada das mais variadas formas, espumantes, seco ou doce.

Esse  vinho é ideal para acompanhar  pratos leves como peixes e aves grelhadas.

3)Receita:


quinta-feira, 17 de julho de 2014

Moët & Chandon edição limitada em homenagem a Ayrton Senna

Fomos a Casa Cor SP 2014 e nos deparamos com um lindo espaço referente ao Ayrton Senna, no local havia uma garrafa edição limitada da Moet & Chandon, então como nosso blog aborda vinhos, espumantes, viagens, novas sensações, novos sabores nada mais interessante do que abordar e dividir esse momento com vocês, afinal a Casa Cor SP 2014 acaba nesse final de semana e a edição da  Moet em homenagem ao piloto Ayrton Senna  é limitada.
Em homenagem aos 20 anos da morte de Ayrton Senna , a Moet & Chandon recria as icônicas garrafas Jeroboam do champagne Moet & Chandon Impérial, bebida que o campeão levou a podium em todas as suas 41 vitórias na Fórmula 1.
Após cada vitória Ayrton Senna assinava e escrevia no rótulo de cada garrfa o local e o ano do Grand Prix celebrado.Agora, a mainos reproduziu cada uma das 41 garrafas em edição especial de colecionador.
Cada uma das 41 garrafas estará à venda pelo valor de R$10 mil  e ficará exposta dentro de um podium criado para a ocasião, em 41 pontos selecionados nas capitais brasileiras, entre lojas especializadas e hotéis do Brasil, segundo informações dos sites que pesquisei.



terça-feira, 15 de julho de 2014

Hotel & Spa do Vinho Caudalie Autograph Collection


http://www.spadovinho.com.br/
O que podemos dizer desse hotel é que ele é o local ideal para quem aprecia um bom vinho e espumante, pois ele fica em Bento Gonçalves(a terra dos vinhos) com uma vista de tirar o fôlego para hectares de parreiras de uvas e uma decoração lindíssima, esse hotel fica em frente a vinícola miolo e muito próximo das vinícolas Lídio Carraro e Vinícola Cave de pedra, dá para ir a pé nessas vinícolas, pois o hotel é realmente perto.
Quando fomos havia o Festival Emoções no Vale : http://emocoesnovale.blogspot.com.br/, onde havia diversas vinícolas expondo seus vinhos no espaço do hotel, dentre elas tinha a Don Laurindo, Pizzato, Miolo, Lídio Carraro, dentre outras que foram muitas.


 Gostamos muito da qualidade do hotel, principalmente porque ele utiliza produtos da marca caudalíe em seu SPA, essa marca é Francesa e usa como componente principal  a uva, além disso aqui na América Latina é o único local autorizado a utilizar a marca.

Somos suspeitas, pois as fotos dizem um pouco desse lugar que faz parte da linha Autograph Collection e é realmente encantador seja para os solteiros, para a família ou para os casais.

Recomendamos com certeza absoluta e uma dica para quem quiser se aventurar nesse lindo lugar, desfrute a vista, as uvas, os vinhos, o SPA e o restaurante, pois você vai se surpreender e querer voltar.