SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Sofitel Guarujá Jequitimar arma lançamento de champagne e noite de vinhos


Fonte:Glamurama


O hotel Sofitel Guarujá Jequitimar prepara para o sábado, 4 de outubro, mais um evento da série “Sofitel Wine Days”, com o lançamento do Champagne Bar com Moët Chandon Ice Impérial.

 O novo rótulo, especialmente elaborado para o verão, pode ser apreciado com pedras de gelo e ainda ganhar toques de folhas de hortelã, raspas de gengibre ou frutas vermelhas. Bem fresh, como pede a estação mais quente do ano.

Para melhorar, todos os sábados do mês, um evento celebra os vinhos franceses das regiões de Bordeaux e Bourgogne. Na programação, workshops e degustações, como a do chef Patrick Ferry, no dia 11 de outubro. Francês, ele comanda o restaurante estrelado Les Épices, que funciona dentro do Hotel Jequitimar e vai preparar um menu especial harmonizado pelo sommelier da casa Patricio Guerra e também por André Luiz Zangerolano, sommelier e embaixador da World Wine, com vinhos como Chateau Lafite Castel Freres Saint-Emilion Grand Cru. Um luxo!

Programação Sofitel Wine Days
Lançamento do Champagne Bar com Moët Ice Impérial
Sábado, 4 de outubro, às 18h
Jantar harmonizado com menu de Patrick Ferry
Sábado, 11 de outubro, às 20h
Coquetel L’Eau Vive Bar – Wine Cocktails Bar
Sábado, 18 de outubro, às 19h
Harmonização L’Eau Vive Bar, de queijos e vinhos franceses
Sábado, 25 de outubro, às 19h


domingo, 28 de setembro de 2014

12º Annual Wines of Chile Awards no Brasil




Na edição 2014 do AWoCA, - 12º Annual Wines of Chile  Awards   no Brasil, especialistas brasileiros serão responsáveis pela escolha dos 15 melhores vinhos chilenos: Carlos Cabral (grupo Pão de Açúcar), Mário Telles (ABS-SP), José Luiz Pagliari (SBAV-SP), Diego Arrebola (eleito melhor sommelier do Brasil), Manoel Beato (grupo Fasano), Gabriela Monteleone (D.O.M.), Daniela Bravin (Bravin), Tiago Locatelli (grupo Varanda), Gabriela Bigarelli (Maní), Jorge Lucki (Valor Econômico), Marcelo Copello (Revista Baco) e Didú Russo (Blog do Didú).

O 12º AWoCA, que acontece em novembro de  2014, será uma edição histórica: pela primeira vez a prova será realizada fora do Chile e o Brasil foi o país escolhido para receber as mais de 600 amostras inscritas no concurso.
“Foi uma decisão estratégica para a Wines of Chile, considerando a importância do setor brasileiro para nossa indústria. Representamos quase metade do mercado de vinhos importados no Brasil, que ocupa a 5ª posição no ranking de nossas exportações. Quando decidimos levar o AWoCA para fora do Chile, o Brasil foi uma escolha natural”, revela Claudio Cilveti, managing director da WOC.
Durante a última semana de novembro, os jurados ficarão imersos degustando às cegas.

Essere Bardolino Cesare - origem Itália, Vêneto





Vinho de cor vermelho granada, frutado com aroma de violeta delicado.Tem um paladar seco, porém aveludado e bem equilibrado, envelhecimento de seis meses em tanque de aço inoxidável e 02 meses e garrafa.

Composição:60% corvina ,  15 % rondinella , 25 % molinara.

Elaboração: a colheita ocorre entre 15 de setembro e 15 de outubro.
A maceração da pele dura 08 dias e em seguida ocorre a fermentação malolática.

Bardolino é um vinho tinto leve, feito na margem oriental do lago Garda, no Vêneto, região nordeste da Itália.
Cesare é um dos mais importantes e tradicionais produtores do Veneto, Cesare foi fundada em 1936 por Gerardo Cesari na cidade de Verona, essa vinícola Italiana possui uma longa história e tradição na produção Amaroni, Valpolicella e Bardolino proveniente da exploração de 100 hectares de vinhedos.
No início dos anos 70, Cesare Amaroni foi um dos primeiros a chegar  a todos  os continentes, graças ao entusiasmo de Franco Cesare, filho do fundador.

Uvas:



Uva Corvina:uva italiana de boa qualidade, principal componente dos Bardolinos e Valpolicellas, não é considerada uma uva nobre e não se apresenta em vinhos varietais, mas permite ótimos vinhos  em combinações com Negrara, Molinara e Rondinella.
Valpolicellas e Bardolinos são vinhos leves, próximos, mas distintos.

Uva Rondinella:Uva vermelha cultivada em Veneto e Lombardia e é parte dos vinhos Valpolicella, Bardolino, Amaroni e Recioto. Não é utilizada sozinha, pois lhe falta caráter.


Uva Molinara:é uma uva tinta cultivada na Lombardi e em Veneza.Os vinhos tintos são ricos em aroma de frutas e acidez, fazendo parte do Valpolicella, Amarone, Bardolino, Recioto Clássico.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

22ª Avaliação Nacional de Vinhos (ANV), no Hotel e Spa do Vinho Caudalie Vinothérapie, Bento Gonçalves

Patrocinador oficial da 22ª Avaliação Nacional de Vinhos (ANV), o Spa do Vinho Hotel e Condomínio Vitivinícola oferece uma programação especial para recepcionar especialistas, enófilos e jornalistas de sete países (Argentina, Brasil, Espanha, França, Inglaterra, Portugal e Uruguai) que estarão em Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 27. Hotel oficial apoiador do evento, o Spa do Vinho dispõe  de diárias com valores especiais para o final de semana da ANV. O pacote de hospedagem inclui ingressos exclusivos para a Avaliação. Trata-se da última oportunidade de ainda adquiri-los, pois as suas inscrições já estão encerradas no site evento. As vendas do pacote seguem até a próxima terça-feira, dia 23, às 13h, e devem ser feitas pelo telefone (54) 2102-7200 ou pelo email reservas@spadovinho.com.br.

O quadro de comentaristas da 22ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2014 está fechado. Entre os 15 nomes de personalidades confirmadas para o evento estão o do ator e diretor Selton Mello e o do empresário e locutor esportivo Carlos Eduardo Galvão Bueno, além de grandes nomes do mundo vitivinícola. O 16º comentarista será sorteado entre o público no dia da Avaliação, que acontecerá no dia 27 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.



domingo, 21 de setembro de 2014

Vinho J.P.CHENET -origem França

http://www.jpchenet.com/

Em 1984 invadido por um sentimento empreendedor artista Joseph Helfrich desenhou uma garrafa com uma forma revolucionária.Essa garrafa batizada com o nome de Josephin se distingue pelos detalhes originais, a inclinação e formato.


Um verdadeiro desafio para a época, nasceu então a primeira marca de vinho francês J.P.Chenet.

Degustamos esse vinho em uma exposição e acabamos levando uma garrafa, o que podemos dizer do gosto é que ele é bem suave e gostoso.

Esta garrafa é de uma edição limitada e talvez não dê tanto para ver a inclinação do vinho, mas quem quer conhecer é só visitar a página  do vinho,o link esta acima do texto.

Um aspecto interessante para quem tiver curiosidade é que no site J.P. CHENET eles especificam inclusive algumas informações basicas que são de interesse geral para quem esta conhecendo o mundo dos vinhos, lá eles esclarecem as seguintes informações:
TEMPERATURA:vinhos brancos licorosos 8 graus; vinhos brancos secos e rosados 8 a 10 graus; vinhos tintos 16 a 18 graus.
QUANTO AO COPO: tem que ser escolhido de acordo com o vinho, ou seja um vinho completo e rico tem que ter abertura grande  para que na fase de oxigenação desvende seu aroma e sabor,  já quanto aos vinhos brancos, a abertura tem que ser menor e estreita.

Agora vamos falar um pouco das uvas desse vinho:Esse vinho tem uva Shiraz, essa uva  originalmente proveniente do Caucaso e conhecida na antiga Pérsia, talvez a uva mais antiga do mundo.

O nome Shiraz vem da cidade de Shiraz(Irã), onde era muito cultivada na antiguidade, depois foi trazida para o sul da Borgonha e França.Fora da França produz bons vinhos varietais, que podem chegar a ótimos, muitas vezes pecam pelo excesso de acidez e presença de taninos potentes, são frequentemente combinados com Cabernet.



terça-feira, 9 de setembro de 2014

Reserva, Reservado, Gran Reserva,Varietal, Assemblage




Reserva:
Na Espanha Reserva é uma das classificações adotada pela legislação, onde o produtor precisa  deixar o vinho por pelo menos 12 meses em barricas de carvalho e por mais no mínimo 02 anos na garrafa antes de ir ao mercado.
Na Itália que é denominado Riserva significa que o vinho pelo menos fica 03 anos, mas há exceções se for :Barollo, um Barbaresco ou Brunello Montaucino, onde  a classificação Riserva  tem um período de no mínimo 05 anos.
Em Portugal a denominação como Reserva não tem  determinações nas leis, mas quando os produtores estampam esses título em seus rótulos as bebidas são diferenciadas.Assim como na França que utilizam as denominações "Couvée" e "Reserve" para demonstrar uma bebida superior.
Nos países sul americanos não existe uma legislação que regulamenta esses termos(Reserva), portanto são bem flexíveis e diferentes da Europa.
O assunto é bem complexo, tanto que um Gran Reserva Argentino pode ter menos tempo em barril de madeira que o Reserva Espanhol.

Vinho Reservado:
São os vinhos de entrada e os mais baratos, podendo ser uma verdadeira armadilha para os leigos que desconhecem a verdadeira classificação.

Vinho Varietal:
Quando o vinho é produzido com uma só variedade de uvas.

Vinho Assemblage:
Significa que tem 2 ou mais uvas na sua elaboração.

Gran Reserva: 
Na Europa para ter essa denominação precisa passar pelo menos 18 meses em carvalho e 36 meses na garrafa(5 anos ) antes de ser distribuído.
 Como na Reserva na América do Sul não há um critério de legislação a ser seguido, mas o Gran Reserva pela própria denominação é caracterizado como um vinho de maior qualidade que o reserva.