SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Programe-se para fazer esta deliciosa Torta de Pistache, Tahine, Tâmaras e Chocolate



Positive Brands

Programe-se para fazer esta deliciosa Torta de Pistache, Tahine, Tâmaras e Chocolate

A receita é foi especialmente criada pela Patricia Helú Abbud

Tal da Castanha apresenta essa receitinha mais do que especial: Torta de Pistache, Tahine, Tâmaras e Chocolate de comer rezando. A receita foi especialmente criada pela Patricia Helú Abbud e a dica para dar certo é se organizar para preparar, já que receita leva pelo menos um dia para firmar o ponto. 

Na receita, ela sugere a bebida Original da A Tal da Castanha que possui lista de ingredientes reduzida, sendo feito apenas com amêndoas de castanha de caju e água, ou Caju+Coco feito com castanhas de caju, coco e água.  A mistura de coco e castanhas se transforma em uma bebida com um sabor delicioso, perfeito para ser usado em receitas. A combinação é naturalmente rica em ômega 9, vitaminas, minerais e uma fonte de proteínas de alta qualidade e fibras. Vamos à receita?

Ingredientes:

Para o massa: 

  • 1 xícara de pistache se casca ou outro nuts como amendoas, castanhas, avelã;
  • ½ xícara de nozes pecan ou outro nuts - você pode usar o mesmo nuts de cima ou misturar dois;
  • 1 e ½ xícaras de tâmaras medjool - idealmente a tamara é uma fruta seca mais netra, sugiro usar pelo menos metade dela. Pode usar damasco, uva passa branca, banana passa;
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco sem sabor;
  • ½ colher de café de sal.
Para recheio 1: 1 xícara de tahine ou pasta de amêndoas,  castanha ou amendoim;
1/2 xícara de manteiga de cacau ralada ou óleo de coco;
1 pitada de sal;
1 colher de sopa de misso ( opcional)


Para o recheio 2:
  • 1 colher de chá de flor de sal;
  • 1 xícara de nibs de cacau (ou pedacinhos de chocolate picados).

Para o recheio 3:

  • ¾ de xícara de chocolate 70% cacau ralado;
  • ¾ de xícara de leite de castanhas ou coco @ataldacastanha;
  • ¼ a ½ xicara de açúcar de coco;
  • 1 colher de café de sal rosa;
  • 1/4 de xícara de manteiga de cacau ou óleo de coco sem sabor;
  • 1 pitada de canela (opcional).

 

Modo de fazer:

Para a massa: pré-aqueça o forno a 180°C. Pique a tâmara rusticamente, coloque em um processador de alimentos e bata todos os ingredientes deixando alguns pedaços de pistache.Forre a forma com papel dover ou manteiga e coloque as pontas do papel por dentro, deixando que as elas saiam por baixo da forma, sem encostar no recheio; distribua a massa na base e suba ela nas laterais da assadeira também. Leve para assar por aproximadamente 10 minutos, tire e deixe esfriar.

Para o recheio 1: derreta rapidamente a manteiga de cacau ou óleo de coco, incorpore com o tahine e recheie a torta. Em seguida, tampe e leve ao freezer por 30 minutos

Para o recheio 2: na metade do tempo do freezer, salpique a flor de sal e nibs de cacau uniformemente e volte para gelar.

Para o recheio 3: amorne o leite, em banho maria, adicione o chocolate ralado e os demais ingredientes, quando derreterem por total, bata no liquidificador para ficar uniforme (se desejar).  Adicione um pouco mais de açúcar de coco se quiser mais doce! Prove sempre suas receitas antes de finalizar. 

Deixe esfriar e coloque sobre a camada de tahine, tampe e volte imediatamente para o freezer, deixe por 30 minutos. Em seguida, tire do freezer e deixe na geladeira por pelo menos 12 horas antes de servir. Coloque sobre a camada de tahine (já gelada) e volte para geladeira.Deixe gelar por pelo menos 4 horas antes de servir. Ufa, acabamos. Bom apetite!

Sobre A Tal da Castanha: 

A Tal da Castanha é uma marca genuinamente brasileira que utiliza em sua composição apenas ingredientes de origem natural e vegetal. A marca combina excelência e inovação para trazer ao mercado brasileiro uma linha inédita de produtos que inclui bebidas vegetais, pastas e snacks. A filosofia da marca é pautada em pureza e simplicidade, quanto menos ingredientes, melhor. Líder no segmento, os produtos A Tal da Castanha são distribuídos nos melhores mercados do país. A Tal da Castanha é uma referência entre as marcas clean label do Brasil e faz parte da seleta lista de empresas B, um grupo global de organizações comprometidas com a geração de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

Assessoria de imprensa: Visar Planejamento 







Foto - Divulgação



Visarplan


domingo, 25 de outubro de 2020

Dia mundial do Macarrão por Casa Flora Importadora

 



Comemorado mundialmente no dia 25 de outubro, próximo domingo, o Macarrão é uma paixão mundial. Eternizado pelos italianos, foi na China que surgiu, uma das comidas mais antigas e apreciadas pela humanidade.



A Casa Flora Importadora selecionou produtos deliciosos para que você celebre essa data e nós te desafiamos a preparar uma saborosa massa, com ‘aquele’ molho especial e brindar o dia Mundial do Macarrão!

Chegará em sua casa uma caixa cheia de sabores:

- Um Tagliatelle Paganini, massa de fitas longas, ideal para molhos tradicionais.

- Uma Polpa de Tomates frescos selecionados com textura homogênea, elaborada com cuidado artesanal e tecnologia de ponta para garantir aos mais exigentes paladares os aromas e sabores frescos típicos da fruta.

- Um Azeite Paganini Al Tartufo Nero, o extravirgem recebe o aroma natural de trufas negras.

E para acompanhar o e o vinho italianíssimo Corbelli Chianti DOCG, do produtor Castelanni, esse vinho da Toscana leva 85% da uva sangiovese. Ele tem aromas intensos, com notas florais (violeta) é seco e macio, com notas ácidas e frutadas (cerejas).

#diamundialdomacarrao

#euamopaganini

#casafloraimportadora


quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Os hotéis do Alentejo com as melhores experiências ao ar livre

Turismo do Alentejo

Os hotéis do Alentejo com as melhores experiências ao ar livre

Região portuguesa esbanja tranquilidade e contato com a natureza

Fotos em alta resolução

Os brasileiros estão, pouco a pouco, voltando a planejar suas viagens, e os destinos que oferecem mais tranquilidade e contato com a natureza têm sido muito buscados. Neste sentido, o Alentejo, maior região de Portugal, é uma excelente escolha. Situado ao sul de Lisboa, possui um território vasto e repleto de belezas naturais que vão desde campos verdejantes até praias de areia dourada e águas tranquilas.

As opções de hospedagem na região aproveitam os belíssimos cenários alentejanos e oferecem experiências inesquecíveis ao ar livre. Confira alguns deles!

Herdade da Matinha
Situada a duas horas de Lisboa, em Cercal do Alentejo, a Herdade da Matinha aposta no turismo criativo e de experiências. Entre as ofertas da propriedade estão passeios a cavalo, piqueniques no campo, caminhadas e passeios de bicicleta, além de atividades na horta biológica e a possibilidade de plantar árvores. O hotel está em uma propriedade rural de 110 hectares que conta com quartos que têm muito conforto e comodidade. www.herdadedamatinha.com

Zmar Eco Experience
Este hotel, por sua vez, fica próximo ao litoral alentejano e de praias incríveis, como Zambujeira do Mar e Vila Nova de Milfontes. Toda sua estrutura foi criada pensando em sustentabilidade ambiental e contato com a natureza, com possibilidade para as crianças aproveitarem também. Com isso, entre as atividades oferecidas estão equitação, stand-up paddle, aulas de surfe, passeios de barco ou bicicleta, aulas de tênis e até batismo de mergulho. O Zmar conta também com uma Quinta Pedagógica, onde as crianças podem ter contato com cabras, ovelhas, cavalos, burros, coelhos e até araras. www.zmar.eu

Herdade da Malhadinha Nova Country House & Spa
Mais no interior do Alentejo temos a Herdade da Malhadinha Nova, em Albernoa, que oferece muito luxo aliado às experiências ao ar livre. Além das trilhas, passeios de bicicleta, partidas de tênis, piqueniques gourmets, passeios de charrete ou a cavalo e visitas aos animais da herdade, esta propriedade conta com inúmeras outras opções, como massagens e aulas de ioga, passeios de kart ou quadriciclo, pesca, orientação noturna, arco e flecha, observação de aves, paintball, voo de balão e até caça ao tesouro para os hóspedes mais novos. www.malhadinhanova.pt

Torre de Palma
Em Monforte, mais ao nordeste do Alentejo e perto da fronteira espanhola, fica este excelente hotel com todos os confortos possíveis em um ambiente de visual rústico. No Torre de Palma Wine Hotel, os hóspedes podem fazer workshops de agricultura, passeios de balão, observação de pássaros, piqueniques, caminhadas, passeios de bicicleta e observação de estrelas. O destaque vai para as atividades com os cavalos da propriedade: além de poder montar os animais e explorar os campos, há aulas de volteio e de sela e workshops de equitação. www.torredepalma.com

Herdade da Cortesia
Em Avis, não muito longe do Torre de Palma, está a Herdade da Cortesia, um hotel de quatro estrelas em meio a uma paisagem natural de tirar o fôlego, que promete ser um espaço perfeito para descansar. Por lá, é possível fazer trilhas a pé ou de bicicleta, aproveitar o lago próximo para praticar remo ou stand-up paddle ou passear de barco, e ainda voar de balão. www.herdadedacortesia.com

 

Sobre o Alentejo

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de cinco títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é co-financiada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br.



Mais informações à imprensa:

Jessica Ferreira
AFT Comunicação Integrada


Turismo do Alentejo






sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Dia das Crianças: Tirolez sugere cardápio para comemorar a data com muito sabor

 Tirolez

Dia das Crianças: Tirolez sugere cardápio para comemorar a data com muito sabor

Com cardápio descomplicado, crianças podem ajudar no passo a passo das receitas

O Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, representa o momento em que a família está reunida em casa, portanto, é uma oportunidade para que pais e filhos estejam juntos, realizando atividades que ficarão marcadas na memória. Enquanto ajudam na cozinha, as crianças se divertem e aprendem muito, já que podem colaborar no preparo de receitas, na combinação dos ingredientes e até mesmo na montagem do cardápio. Pensando nisso, a Tirolez, uma das principais marcas de laticínios do país, selecionou um cardápio completo para todos se deliciarem.

Os Sticks de Mussarela contam com poucos ingredientes e é o tipo de petisco que os pequenos amam. Já o Strogonoff de Frango com Creme de Ricota Tirolez é uma ótima opção de prato principal. A sobremesa fica por conta do Pudim de Ricota com Mel, leve e saboroso, a criançada vai ficar com água na boca. Gostou das dicas? Confira o cardápio completo abaixo:

Sticks de Mussarela

Ingredientes:
800 g de Queijo Mussarela Tirolez (rende 12 palitos)
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de farinha de pão (pão triturado)
5 ovos ligeiramente batidos
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Orégano e manjericão a gosto
Queijo Parmesão Tirolez ralado bem fino
2 xícaras de óleo para fritar

Modo de Preparo:

- Corte o Queijo Mussarela Tirolez em palitos e reserve (bastões de aproximadamente 1,5 cm de altura x 2 cm de largura x 12 cm de comprimento ou o tamanho que preferir).

- Misture a farinha de trigo com a farinha de pão e tempere com sal, pimenta, manjericão, orégano e o Queijo Parmesão Tirolez bem ralado.

- Em um prato fundo, bata ligeiramente os ovos e reserve.

- Empane com a ajuda de um garfo seguindo a sequência: Ovo > farinha temperada. Acomode os sticks em uma forma ou refratário forrado com papel-manteiga e leve ao congelador por 30 minutos.

- Repita o processo de empanar e leve ao congelador. É importante levar ao congelador antes de passar no ovo e na farinha pela segunda vez; assim, a camada anterior não sairá e o queijo não derreterá demais ao fritar.

- Aqueça óleo suficiente para cobrir os sticks. Quando estiver bem quente, use uma escumadeira e coloque os bastões aos poucos para fritar até dourar (atenção, pois eles fritam rápido, e o óleo não pode estar em fogo alto a ponto de fritar por fora e não derreter por dentro.

- Separe um refratário forrado com papel-toalha e acomode os sticks fritos.

Dicas:

- Empane dois ou três pedaços menores para testar a temperatura.

- Não use as mãos para empanar, pois a casquinha é muito delicada e sua mão vai ficar toda empanada.

- Tente não mexer muito, e sim apenas o suficiente para empanar.

- Para mantê-los aquecidos enquanto frita o restante, deixe-os no forno em temperatura baixa.

- Na hora de fritar, fique atento: é só o tempo de dourar e retirar. Não fique mexendo neles enquanto frita.

- Adicione as farinhas aos poucos, para evitar desperdício.

- Não use farinha de rosca: o resultado não será o mesmo.

Tempo de preparo: 1h
Rendimento: 12 unidades

Strogonoff de Frango com Creme de Ricota Tirolez

Ingredientes:
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola picada em cubos pequenos
600 g de peito de frango em cubos
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 colher (sopa) de mostarda
1 colher (sopa) de molho inglês
1 xícara (chá) de champignons fatiados
1 embalagem de Creme de Ricota Tirolez
½ xícara (chá) de leite desnatado
Sal a gosto

Modo de Preparo:

- Em uma panela, aqueça o azeite e doure a cebola. Acrescente o frango e refogue até que esteja levemente dourado.

- Junte o extrato de tomate, a mostarda e o molho inglês. Refogue um pouco mais.

- Junte os champignons e refogue-os por alguns minutos, cuidando para que não percam o suco.

- Por fim, adicione o Creme de Ricota Tirolez e o leite, mexendo até aquecer. Desligue o fogo e acerte o sal, caso seja necessário.

- Sirva em seguida, acompanhado de arroz branco e batata palha.

Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 8 porções

Pudim de Ricota com Mel

Ingredientes:
Para o pudim
2 colheres (sopa) de Manteiga sem Sal Tirolez
1 embalagem de Creme de Ricota Tirolez
1 pitada de canela em pó
2 gemas
½ xícara (chá) de mel
2 claras

Para a calda
½ xícara (chá) de mel

Modo de Preparo:

- Preaqueça o forno a 180 °C.

- Com a Manteiga Tirolez, unte uma forma de 25 cm de diâmetro, com furo central.

- Faça o pudim: no liquidificador, bata o Creme de Ricota Tirolez, a canela, as gemas e o mel.

- Em uma tigela, bata as claras, com auxílio de um fouet (batedor de ovos), até que elas fiquem em ponto de neve (pico firme). Ainda com o fouet, acrescente delicadamente a mistura do liquidificador à tigela, incorporando-a às claras.

- Coloque na forma e leve ao forno, em banho-maria, por 30 minutos. Deixe esfriar, desenforme e leve à geladeira.

- Prepare a calda: em uma panela, coloque o mel e ½ xícara (chá) de água e leve ao fogo baixo, mexendo até dissolver bem. Deixe esfriar e espalhe sobre o pudim.

Rendimento: 8 porções
Tempo de Preparo: 35 minutos

Saiba mais curtindo as redes sociais da marca ou acesse o site
www.tirolez.com.br
www.instagram.com/tirolezqueijos/
www.facebook.com/TirolezQueijos/

Sobre a Tirolez 

Fundada há 40 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País. Com mais de 1.700 colaboradores, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul).

Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade e tradição. Tais características decorrem, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 30 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil.

Mais informações para a imprensa:
Press à Porter Gestão de Imagem

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Empanadas defumadas by chef Rachel Camacho



Chef Rachel Camacho

Empanadas defumadas by chef Rachel Camacho


As empanadas são pequenos pasteis de massa de farinha recheados que podem ser assados no forno ou fritos. A massa é feita com farinha de trigo, mas pode levar também puré de mandioca cozida.  Mas no meu caso, como sabem, as minhas receitas sempre uso a técnica da defumação. Na minha receita, as empanadas são com pulled pork ou copa do lombo suíno, como são conhecidos, defumado com um pouquinho de barbecue.

Se você não tem um defumador em casa, como eu sempre digo, “pra tudo se dá um jeito”, é super possível fazer no fogão de casa. Lembrando que: toda vez que utilizar o fogão para processos de defumação, seu fogão ficará com cheiro de fumaça por um bom tempo.

Receita da massa: 

  • 500 g de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga
  • 10 g de sal
  • 1 xícara de água morna
  • 1/4 xícara de óleo 
  • sal a gosto
  • 1 gema 
  • 2 colheres de sopa de leite 

Modo de preparo da massa:

Em uma tigela, misture a farinha de trigo, a manteiga, o sal e a água morna. Misture bem até formar uma massa homogênea. Depois cubra a tigela com plástico-filme e leve à geladeira por 4 horas.

Como temperar

Para fazer o tempero seco para uma peça de 3,5 kg de copa-lombo, basta misturar 200 gramas de açúcar mascavo, 100 gramas de sal, 50 gramas de páprica doce, 25 gramas de pimenta do reino, 15 gramas de canela em pó, 25 gramas de cebola em pó e 25 gramas de alho em pó e polvilhar sobre a peça.

Como defumar

Em um defumador ou forno de casa a 150°C, coloque a peça para receber toda a fumaça. Com lenha Frutífera. (Mais comum laranjeira) por 3 a 4 horas recebendo fumaça. 

Sempre que possível, borrifando com suco de maçã na carne (assim mantém a carne úmida).  Após esse tempo, retire o pedaço de lenha de dentro do forno e embrulhe a carne no papel laminado. Depois é só colocar em uma assadeira com um dedo de suco ao fundo.  Manter no forno por mais 4 horas na mesma temperatura. Após esse tempo, só retirar e desfiar a carne, misturar com um pouco de barbecue e utilizar como recheio das empanadas. 

Voltando para a massa:

Abra a massa em uma superfície enfarinhada. Corte um círculo e coloque o recheio no meio. Feche as empanadas ao meio e faça pequenas dobras na borda. Misture a gema com o leite e pincele as empanadas. Leve-as ao forno preaquecido (180° C) por 20 minutos. 

E bom apetite! 

 

 

 

Chef Rachel Camacho é formada em gastronomia pela Faculdade Barão de Mauá de Ribeirão Preto. Fez seu primeiro estágio na área, no Royal Tulip JP, e logo, foi contratada como responsável pela panificação e confeitaria dos eventos do Hotel. Após um ano, foi convidada para comandar as panelas do Ristaurante Del Cacciatore. Lá permaneceu por 2 anos até ficar grávida e optar por abrir seu próprio negócio. Em 2013, abriu o espaço Chef de Cuisine (2013) onde fazia os cardápios por encomenda, ministrava aulas particulares às pessoas que queriam aprender doces e bolos. Neste formato, também dava consultorias, fazia eventos e também era personal chef (vai até à casa do cliente). Depois de trabalhar e viajar muito, ficou muito caro manter seu restaurante com toda estrutura. Rachel fechou o restaurante no ano passado, mas continua fazendo personal chef e entregas especiais. A chef também participou de feiras gastronômicas em São Paulo e começou a dar consultorias. Entre as andanças, conheceu Jimmy Ogro, que apresentou o mundo do BBQ. Foi amor à primeira vista! Por dois anos, viajou para trabalhar em eventos variados e pode trabalhar com chefs renomados, como o Helvécio Maciel, especialista em carnes exóticas, e logo, trabalhou nos eventos dele em São Paulo se especializando em carne de jacaré. Rachel voltou a estudar para aprender técnicas de defumação, cortes de carnes, temperos, e principalmente, a controlar o fogo. No final de 2018, já estava comandando as estações de BBQ como chef. Ela queria mais, criou sobremesas que pudessem passar por técnicas de defumação e assim produziu delícias e pratos variados com esse diferencial.  Em fevereiro, foi contratada para ser chef nos restaurantes SEO Tibério, dentro do Campo do Botafogo e do Espaço La Luna, especializado em comida Árabe, esse ela é responsável quando eles têm eventos.  Semanalmente, Rachel vai à São Paulo levar delícias assinadas por ela. Também é convidada frequentemente para assinar cardápios especiais em aniversários, encontros de famílias, um simples cardápio para o dia a dia, jantares românticos, cardápios restritivos e muito mais. Em Belo Horizonte  com seu namorado, o também chef Adilson Miranda, e a amiga Andreza Barbosa Pereira, criaram um projeto Comer Bem, onde uma vez por mês se encontram e montam um delivery com um diversificado cardápio que inclui almoço e jantar.    

Instagram: @kelcamacho
Assessoria de imprensa: @4fcom






quinta-feira, 1 de outubro de 2020

9ª Grande Prova Vinhos do Brasil está com inscrições abertas

    9ª Grande Prova Vinhos do Brasil está com inscrições abertas

Evento que celebra a melhor safra da história será entre os dias 26 e 29 de outubro no Rio de Janeiro

A 9ª edição, a Grande Prova Vinhos do Brasil (GPVB 2020), está com as inscrições abertas até o próximo dia 16 de outubro. Para se inscrever gratuitamente, basta enviar duas garrafas de cada rótulo ou suco de uva que serão avaliados.

Por conta da situação atual, o evento será preparado de forma diferenciada. O foco será nesse momento satisfatório da indústria nacional de vinhos, que teve sua melhor safra da história. Preservando a tradição, um time de renomados especialistas serão os responsáveis por degustar os exemplares.

“Manter a crescente participação, aferindo safras sequencialmente de melhor qualidade é o desafio da GPVB 2020”, enfatiza Marcelo Copello, presidente do júri da GPVB 2020. Copello salienta que, apesar de existirem muitas medalhas e prêmios no mercado, a Grande Prova é a mais relevante para os vinhos do Brasil. A disputa será realizada entre os dias 26 e 29 de outubro, no Hotel Vila Galé, da Lapa, no Rio de Janeiro, seguindo os critérios e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), bem com os decretos locais.

Em 2012, na primeira edição da GPVB, foram mais de 284 amostras de vinhos de 46 vinícolas. O recorde ocorreu em 2019, quando a prova recebeu 1072 amostras, sendo 1034 vinhos e 38 sucos de uva de 122 vinícolas. Os sucos de uva participaram pela primeira vez em 2016 e, neste ano, acontece a 5ª Grande Prova Sucos de Uva do Brasil. A novidade desta edição está nas categorias, que ganha mais quatro classificações: o espumante tinto e três classes de Orgânicos/naturais/biodinâmicos: tintos, brancos e espumantes.

“Temos ciência da grande visibilidade que o evento traz para nossos vinhos, espumantes e sucos de uva. É uma realização imensurável que se tornou tradicional no calendário de eventos do setor vitivinícola brasileiro. Temos convicção da importância do evento e de como ele auxilia na disseminação da cultura do vinho nacional. Evoluímos e alcançamos o reconhecimento da qualidade, mas ainda temos um longo caminho pela frente, atraindo novos públicos e ampliando este universo de apreciadores. O Brasil vitivinícola é imenso. Temos 26 regiões produtoras e o brasileiro está descobrindo essa diversidade”, comenta Deunir Luis Argenta, presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), entidade apoiadora da GPVB 2020. Argenta acompanha o percurso do Grupo Baco Multimídia e reconhece a sua relevância na valorização e divulgação do vinho brasileiro.

A melhor safra de todos os tempos
A safra 2020 é considerada por todos como a melhor de todos os tempos, como atesta o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Daniel Salvador. “Estamos diante da safra das safras. Esta vindima foi bela, uma escultura, um monumento que a natureza nos deu. É um misto de alegria e satisfação que emociona. Não se faz um vinho sozinho. E, neste ano, a mãe natureza fez a sua parte de forma esplêndida. Agora, nós, enólogos, precisamos ter a sensibilidade e o conhecimento suficientes para gerar o melhor vinho com equilíbrio, sintonia”, destaca.

E o motivo de comemoração de Salvador também reflete em números de mercado impressionantes. De janeiro a junho de 2020, boa parte em período de pandemia, os vinhos finos nacionais cresceram 50% em vendas em comparação ao ano anterior, contra alta de 8% dos importados. O bom resultado aumentou a participação do mercado em 18%. O mercado do vinho já alcança 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB), com R$ 16 bilhões, oriundo dos 380 milhões de litros vendido em 2019, número que deve aumentar significativamente em 2020.

Diante de tantas boas notícias, a GPVB 2020 sabe da responsabilidade e do desafio de aferir safras sequencialmente de melhor qualidade. “A Grande Prova deste ano será muito especial, terá uma safra histórica – considerada a melhor de todos os tempos. Temos que aproveitar esse momento positivo e consolidar de vez o posicionamento dos Vinhos do Brasil”, ressalta Sergio Queiroz, jurado, diretor do Grupo BACO.


Selo e premiação
A novidade da edição 2020 será a divulgação dos grandes vencedores logo após a conclusão da GPVB 2020, em um evento do dia 31 de outubro, consagrando a abertura do Rio Wine and Food Festival 2020. O evento seguirá rigorosamente as orientações da OMS e os vinhos poderão ser conhecidos e experimentados em primeiríssima mão. Além disso, poderão ser comprados com descontos atrativos.

Interessados em participar podem solicitar a ficha de inscrição pelo imprensa@bacomultimidia.com.br.




Horst Kissmann